Prova da Prefeitura de Campo Novo do Parecis - Operador de Cadastro Único - SELECON (2024) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Soares et al. (2012) no livro metodologia do ensino de Educação Física teoriza a respeito de uma pedagogia emergente denominada de:

  • A crítico emancipatória
  • B desenvolvimentista
  • C crítico-superadora
  • D currículo cultural

O esporte é um conteúdo fundamental na Educação Física escolar. Nesse sentido, para Tubino (2011) as três dimensões sociais do esporte são:

  • A esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance
  • B esporte-performance, esporte-revolução e esporte-cooperativo
  • C esporte de aventura, esporte de invasão e esporte de oposição
  • D esporte-educação, esporte de chão e esporte aquático

Freire e Scaglia (2009) destacam que é um equívoco colocar o jogo dentro da mesma categoria que esporte, luta e ginástica. Nesse sentido, os autores ao comparar o jogo com essas práticas corporais citadas afirmam que o jogo é uma categoria:

  • A maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade
  • B menor, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica do mundo do trabalho
  • C diferente, pois representa todas as expectativas do mundo do desenvolvimento motor
  • D a parte, pois atua diretamente na construção de uma sociedade com hábitos saudáveis

De acordo com Freire e Scaglia (2009) o tema jogos de regras agrupa um número de jogos que privilegiam trabalhar pedagogicamente os conflitos:

  • A motores
  • B afetivos
  • C intelectuais
  • D morais

Soares et al. (2012) assinalam o que o projeto político pedagógico representa uma:

  • A Intenção, ação deliberada e estratégia.
  • B ação autoritária e trabalho pedagógico aleatório
  • C construção individual da direção de cada unidade escolar
  • D ação aleatória construída somente por docentes efetivos