Questões de Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar (Educação Física)

Limpar Busca

Considere as proposições sobre avaliação formativa na Educação Física Escolar:

I. Critérios puramente quantitativos, como tempo ou repetições, capturam todo o processo de aprendizagem motora.
II. Instrumentos qualitativos, como a autovaliação e a observação participativa, auxiliam na análise do desenvolvimento socioafetivo e cognitivo.
III. A reavaliação contínua permite ajustar conteúdos e metodologias, respeitando individualidades.
IV. A competitividade extrema é o parâmetro central para medir o sucesso de um programa pedagógico.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e IV, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.

A avaliação em Educação Física ainda é motivo de muitos debates da área e apreensão por parte de estudantes e professores no interior da escola. Para o Coletivo de Autores (2012), a variedade de eventos avaliativos deve constituir-se numa totalidade em que haja uma finalidade, um sentido, um conteúdo e uma forma. Sobre a forma da avaliação, os autores defendem que esta deva ser:

  • A dialógica, comunicativa, produtiva-criativa, reiterativa e participativa
  • B dialógica, vertical, produtiva, meritocrática e quantitativa
  • C dialógica, vertical, quantitativa, reiterativa e meritocrática
  • D inclusiva, generalista, produtivista, reiterativa e legalista

Sobre a organização de planos de ensino em Educação Física, marque a alternativa correta:

  • A Os objetivos gerais do plano de ensino não precisam estar alinhados ao projeto pedagógico da instituição.
  • B O plano de aula deve ser elaborado independentemente do plano de ensino.
  • C O plano de aula detalha as estratégias e atividades específicas de cada encontro pedagógico.
  • D A avaliação no plano de ensino deve ser limitada à observação das habilidades motoras.

Scarpato (2007) afirma que o professor de Educação Física, para elaborar seu planejamento de ensino, precisa fazer as perguntas: Para que vou ensinar? O que vou ensinar? Como vou ensinar? Com que vou ensinar? O que, como e para que avaliar?



A resposta à pergunta “Com que vou ensinar?”, corresponde aos

  • A objetivos de aprendizagem.
  • B assuntos que serão ensinados.
  • C relatórios do professor sobre os alunos.
  • D métodos de acompanhamento da aprendizagem.
  • E recursos didáticos.

A avaliação na Educação Física escolar é um processo contínuo e multifacetado, que visa acompanhar o desenvolvimento integral dos alunos. Diferentes tipos de avaliação são utilizados ao longo do processo de ensino-aprendizagem, cada um com objetivos e características específicas.

Analise as situações hipotéticas a seguir, relacionadas a avaliação na Educação Física, e preencha a segunda coluna de acordo com a primeira, utilizando:


Primeira coluna: tipo de avaliação.


(1)para Avaliação Formativa.


(2)para Avaliação Somativa.


(3)para Avaliação Diagnóstica.


Segunda coluna: situações hipotéticas de avaliação.


(__)No início do ano letivo, a professora de Educação Física aplica um teste de Cooper para avaliar a resistência aeróbica dos alunos. Ela também realiza uma avaliação da flexibilidade e da força muscular dos estudantes, com base nesses dados, somados a outros registros, formaliza as futuras intervenções.


(__)Durante as aulas de vôlei, o professor observa atentamente o desempenho dos alunos ao realizar o saque. No decorrer do processo, ele anota as dificuldades de cada um e oferece feedback individualizado, com dicas e sugestões de como aprimorar o movimento.


(__)Ao final da unidade sobre ginástica, a professora organiza uma apresentação em grupo, na qual os alunos demonstram os movimentos e as habilidades aprendidas. A apresentação é avaliada e são atribuídos conceitos de acordo com critérios como criatividade, coordenação, ritmo e trabalho em equipe.


(__)Em uma aula de basquete, o professor propõe um jogo adaptado, no qual os alunos precisam aplicar os fundamentos técnicos e táticos que foram ensinados ao longo das aulas. O professor observa o desempenho das equipes e anota os pontos fortes e fracos de cada jogador e posteriormente discute com eles como aprimorar esses pontos.


(__)Antes de iniciar o conteúdo sobre lutas, o professor realiza uma roda de conversa com os alunos para conhecer seus conhecimentos prévios sobre o tema, suas experiências com diferentes modalidades de luta e suas expectativas em relação às aulas.


Após preenchimento de todos os parênteses, assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A 1 - 3 - 2 - 1 - 3.
  • B 2 - 1 - 3 - 1 - 2.
  • C 1 - 2 - 3 - 2 - 1.
  • D 3 - 1 - 2 - 2 - 3.
  • E 3 - 1 - 2 - 1 - 3.