Prova do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - Administrador de Dados - FUNDATEC (2015) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Considerando o contexto de ocorrências e o correto uso do porquê, as lacunas das linhas 03, 23 e 31 devem ser preenchidas, respectivamente, por:

  • A Por que – porque – por que
  • B Por que – por que – porque
  • C Porque – porquê – por que
  • D Porque – porque – porque
  • E Porquê – por que – por que

Analise as assertivas abaixo sobre o preenchimento das lacunas pontilhadas das linhas 03, 10, 18 e 31, visando à correção gramatical.


I. Na linha 03, a lacuna deveria ser preenchida por ‘vem’, pois o sujeito é ‘outro’ (l. 03).

II. A lacuna da linha 10 deveria ser preenchida por ‘vem’, visto o sujeito ser ‘me’ (l. 09).

III. Na linha 18, dever-se-ia preencher a lacuna com ‘tem’, pois o sujeito é ‘a psicologia’ (l. 18).

IV. A lacuna da linha 31 deveria ser preenchida por ‘têm’, uma vez que o sujeito é ‘tempo’ (l. 31).

Quais estão corretas?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas II e IV.
  • C Apenas III e IV.
  • D Apenas I, II e III.
  • E I, II, III e IV.

Analise as afirmações abaixo sobre palavras do texto:


I. ‘ímpeto’ (l. 19) significa um estado de abatimento caracterizado pela ausência de reação.

II. Em ‘postergá-las’ (l. 36), o verbo significa deixar algo para depois, adiar alguma tarefa.

III. ‘imprescindível’ (l. 34) significa algo que pode ser escusável.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

Analise as propostas de alteração de palavras do texto, desconsiderando eventuais mudanças de sentido:


I. Caso a palavra ‘elas’ (l. 31) fosse colocada no singular, criar-se-iam condições para o uso de crase.

II. A substituição de ‘curso de idiomas’ (l. 33) por ‘academia’ não criaria condições para o uso da crase.

III. Caso ‘tarefas’ (l. 34) estivesse no singular, não haveria condições para o uso da crase.


Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, considerando as ideias contidas no texto.


Coluna 1

1. Procrastinadores.

2. Precrastinadores.


Coluna 2

( ) Adiam as tarefas para depois.

( ) Realizam as tarefas assim que a recebem.

( ) Começam a tarefa antes para deixá-la perfeita.

( ) Por fazerem a tarefa no último minuto, atingem o adequado, não o perfeito.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 1 – 2 – 2.
  • B 1 – 2 – 1 – 2.
  • C 1 – 2 – 2 – 1.
  • D 2 – 2 – 1 – 1.
  • E 2 – 1 – 1 – 2.