Questões de Concursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

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    Considere a imagem capturada da tela de interface do gerenciador de arquivos Windows Explorer exposta na Figura 1.



RATHBONE, Andy. Windows 7 para leigos. Alta Books Editora, 2010.

    Analise as afirmações a seguir.

I. Ao selecionar as pastas 2015 e 2016 e arrastá-las para a pasta Relatórios anteriores, o Windows Explorer moverá as pastas selecionadas.
II. Ao selecionar as pastas 2015 e 2016 e arrastá-las para a pasta Relatórios anteriores, o Windows Explorer copiará as pastas selecionadas.
III. Ao selecionar a pasta Relatórios e arrastá-la para a pasta Relatório 2017, na unidade (E:), o Windows Explorer moverá a pasta selecionada e suas subpastas.
IV. Ao selecionar a pasta Relatórios e arrastá-la para a pasta Relatório 2017, na unidade (E:), mantendo a tecla Shift pressionada, o Windows Explorer moverá a pasta selecionada e suas subpastas.

    Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.
  • A I e II.
  • B II e III.
  • C I e III.
  • D I e IV.
  • E II e IV.

A Internet pode ser vista como uma infraestrutura que fornece serviços a aplicações distribuídas. A figura a seguir ilustra o atraso nodal total que ocorre na comunicação entre dois roteadores (A e B). O atraso nodal total corresponde ao tempo total de transferência de um pacote entre dois pontos diretamente conectados.


                


Considerando os atrasos ilustrados na figura acima, analise as asserções a seguir.


I. Atraso I é o tempo gasto para examinar o cabeçalho do pacote e determinar para onde direcioná-lo.

II. Atraso II é conhecido como atraso de fila, onde o pacote que chega por último é enviado primeiro.

III. Atraso III é gerado pelo tempo necessário para a propagação dos bits do roteador A até o roteador B.

IV. Atraso IV pode variar de acordo com o meio de transmissão utilizado (metálico, fibra óptica, sem fio, etc.).


Sobre os atrasos ilustrados, assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e I.
  • D IV e I.
  • E IV e II.

Em Engenharia Civil, como podemos definir um “Canteiro de Obras”?

  • A Conjunto de áreas destinadas ao planejamento dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas de projeto e áreas de treinamento.
  • B Conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas de infraestrutura e superestrutura.
  • C Conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas de fundações e estruturas de concreto armado.
  • D Conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.
  • E Conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas de projeto e áreas de treinamento.

Clima organizacional é um conceito importante para a compreensão do modo como o contexto do trabalho afeta o comportamento e as atitudes das pessoas neste ambiente, sua qualidade de vida e o desempenho da organização, referindo-se às influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano (SIQUEIRA, 2008). Clima consiste em percepções compartilhadas que os membros desenvolvem através das suas relações com as políticas, as práticas, e os procedimentos organizacionais tanto formais quantos informais (TORO, 2001).

SIQUEIRA, M. M. M. (Org). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto alegre: Artmed, 2008.


Considere as assertivas sobre clima organizacional.


I. É constituído por elementos cognitivos.

II. É constituído por elementos afetivos.

III. É uma percepção do aspecto particular do trabalho, visto pelos trabalhadores.

IV. É o significado da ligação individual no contexto de trabalho.


Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas.

  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C I e III.
  • D II e IV.
  • E III e IV.

    O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é uma abordagem que traz orientações para a comunicação […] de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente, e estabelece critérios uniformes para a classificação e a comunicação da informação sobre os mesmos”. Entre os meios de comunicação estão os pictogramas, que se tratam de “um conjunto de elementos gráficos, incluindo um símbolo, que representa a classe de perigo associada ao produto, e uma borda. [...] O GHS estabelece nove pictogramas distintos associados às classes de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente.

     As figuras abaixo são exemplos de pictogramas estabelecidos pelo GHS:




UEMA, L.K.; RIBEIRO, M.G. Pictogramas do GHS e sua aplicação como ferramenta de comunicação de perigos para estudantes de graduação. Quim. Nova, v. 40, n. 3, pp. 353-361, 2017. (Adaptado)

    De acordo com o GHS, os pictogramas I, II e III advertem sobre os seguintes perigos, respectivamente:
  • A Oxidante, inflamável e substância não perigosa.
  • B Corrosivo a pele, inflamável e carcinogênico.
  • C Inflamável, oxidante e substância não perigosa.
  • D Oxidante, inflamável e carcinogênico.
  • E Inflamável, oxidante e irritação da pele e dos olhos.