Questões de Concursos da Secretaria da Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO)

Limpar Busca

Se a renda gerada pela economia cafeeira foi fundamental para a implantação e a expansão da indústria brasileira, a indústria goiana também se beneficiou dela. Até o início do século XX, a indústria goiana baseava-se em atividades artesanais, com o beneficiamento de produtos fornecidos pela agricultura e pela pecuária, como engenhos rudimentares de fabricação de açúcar e aguardente, abate de bovinos e fabricação de doces e produtos do leite.


Internet: <www.imb.go.gov.br> (com adaptações).


Com relação ao processo de formação econômica de Goiás, assinale a alternativa correta.

  • A Por volta de 1920, a indústria goiana já apresentava uma significativa participação na produção industrial nacional, superando diversas unidades da Federação.
  • B Apesar da estrutura de transportes restrita, as primeiras décadas do século XX assinalaram importantes fluxos comerciais com os demais estados do Sudeste, que eram os mercados mais dinâmicos de então.
  • C Com a chegada da ferrovia, os municípios de Catalão e Ipameri lideraram a produção industrial e os fluxos comerciais no sudeste de Goiás, tendo sido favorecidos também com melhorias em sua infraestrutura urbana.
  • D A expansão da ferrovia até Anápolis, em 1935 e nas décadas posteriores, permitiu que o centro econômico de Goiás se deslocasse, paulatinamente, para o atual noroeste do estado.
  • E A política nacional desenvolvimentista de Getúlio Vargas, não obstante ter promovido grande incremento industrial no País como um todo, pouco impacto apresentou para o crescimento da indústria goiana.

Considerando-se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas educativas, é correto afirmar que ele consiste em um documento construído coletivamente,

  • A em que se encontram reunidos, de maneira específica e rígida, os conjuntos de conteúdos relativos a cada disciplina, de cada ano escolar, que se tornam parâmetros para o que os professores devem repassar aos alunos.
  • B em que estão descritos os instrumentos e a metodologia pedagógica, os quais se concretizam, na prática, por meio de uma significação clara, concreta e relevante.
  • C que contém o conjunto dinâmico de princípios e valores, a organização do trabalho pedagógico, a organização dos saberes e a relação entre objetivos e avaliação.
  • D em que se encontram descritas as intenções e as ideias que compreendem relações de poder e eficiência no ensino.
  • E que apresenta a soma das exigências institucionais que constituirá os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.


A reação acima representa o processo da fotossíntese, necessário como forma de obtenção de alimento para os seres autotróficos. Esse processo é dividido em duas etapas, conhecidas como fase clara e fase escura. A partir da equação química da fotossíntese, é possível determinar que a fase
  • A clara ocorre nos tilacoides, com a quebra das moléculas de H2O provocada pelas moléculas de FADP+ e ADP + P, formando FADH e produzindo ATP.
  • B escura ocorre nos tilacoides, com a fixação do CO2, que se liga à ribulose bifosfato (RuBP), que, a partir de uma série de reações, tem como produto final a molécula de glicose e a liberação de O2.
  • C clara ocorre nos tilacoides, com a fixação do CO2, que se liga à ribulose bifosfato (RuBP), que, a partir de uma série de reações, tem como produto final a molécula de glicose e a liberação de O2.
  • D clara ocorre no estroma, com a quebra das moléculas de H2O provocada pelas moléculas de FADP+ e ADP + P, formando FADH e produzindo ATP.
  • E escura ocorre no estroma, com a fixação do CO2, que se liga à ribulose bifosfato (RuBP), que, a partir de uma série de reações, tem como produto final a molécula de glicose e a liberação de O2.

A protocooperação, conhecida também como mutualismo facultativo, é um tipo de relação ecológica interespecífica que pode ser encontrado em distintos ambientes, sejam eles aquáticos ou terrestres. Nesse tipo de interação, ambos os organismos se beneficiam, entretanto, uma espécie pode sobreviver sem a outra. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um exemplo da relação ecológica descrita.

  • A cupins e protozoários do gênero Trichonympha
  • B paguro e anêmona-do-mar
  • C orquídeas e árvores
  • D fungos e algas (líquens)
  • E fungos e raízes de plantas leguminosas (micorrizas)

Um auditório estava cheio de estudantes. Então, 42 mulheres saíram e restaram estudantes na razão de 2 homens para cada mulher. Depois, 50 homens saíram e restaram estudantes na razão de 3 mulheres para cada homem.
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o número de estudantes que havia inicialmente no auditório.

  • A 92
  • B 100
  • C 112
  • D 120
  • E 132