Questões comentadas de Concursos da Secretaria da Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO)

Limpar Busca

Considerando os aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A Na linha 1, a forma verbal "integra" está flexionada no singular porque concorda com o termo "comunicação".
  • B Estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal "basta" (linha 19) estivesse flexionada na terceira pessoa do plural, visto que o sujeito da oração é composto.
  • C O emprego do acento indicativo de crase em "à realidade" (linha 29) justifica-se pela regência do termo "adaptação" (linha 28) e pela presença do artigo definido feminino anteposto ao nome "realidade".
  • D Na linha 30, o vocábulo "mas" introduz oração de sentido adversativo.
  • E Os vocábulos "móveis", "práticas" e "princípios" são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

O objetivo do texto é

  • A informar os profissionais da educação acerca das inovações tecnológicas da informação e comunicação que garantem um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e eficiente.
  • B argumentar em favor da necessidade de inclusão das inovações tecnológicas da informação e comunicação no cotidiano escolar, com base em novas concepções do processo de ensino-aprendizagem.
  • C convencer o público leitor de que a instituição escolar deixou de ter importância na transmissão e distribuição de conhecimento em face das novas tecnologias de informação e comunicação.
  • D descrever práticas de resistência dos professores à incorporação das mudanças tecnológicas ocorridas na sociedade e à ressignificação do processo de ensino-aprendizagem.
  • E relatar fatos do cotidiano escolar que, associados às práticas pedagógicas tradicionais, centradas na figura do professor, representam a mera transmissão de informações, sem reflexão crítica.

    A proteção catódica é um método utilizado para a proteção de estruturas. Com isso, tubulações e tanques de estocagem, entre outros, são protegidos por esse método. Em uma aula de química, deseja-se estudar a proteção da corrosão de um equipamento constituído basicamente por ferro, empregando-se o método da proteção catódica com o uso de um metal de sacrifício. Nesse contexto, a tabela a seguir mostra os potenciais-padrão de redução (E°) de algumas espécies.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta um metal de sacrifício adequado e a explicação correta de seu funcionamento.
  • A Cobre, pois apresenta o maior potencial-padrão de redução, fornecendo elétrons ao ferro.
  • B Estanho, por atuar cedendo elétrons ao ferro devido ao valor de seu potencial de redução.
  • C Zinco, por apresentar potencial de redução menor que o ferro, atuando como um cátodo de sacrifício.
  • D Alumínio, por ser um metal mais fortemente redutor que o ferro, atuando como um ânodo de sacrifício.
  • E Magnésio, pois atua liberando maior quantidade de elétrons e sua redução ocorre na proteção do ferro.

Assinale a alternativa que apresenta trecho gramaticalmente correto e coerente com as ideias do texto.

  • A Por ser os professores sujeitos dos saberes e o centro de toda ação pedagógica que ocorre no interior da escola, devem motivar os alunos, independentes das novas tecnologias, e não incentivar o processo interativo entre homem e máquina.
  • B As novas tecnologias modificam a estrutura da aula e substituem o livro didático, além de dispersar a atenção dos alunos, o que põem em prejuízo o trabalho pedagógico.
  • C A tecnologia pode estimular o aprendizado, abrindo uma nova dimensão de acesso à informações. A Internet por exemplo, é uma ferramenta de troca de ideias, compartilhamento de pesquisas e uma grande rede social.
  • D Com a inserção das novas tecnologias no cotidiano escolar, o professor não perde sua função; continua dirigindo o processo de ensino-aprendizagem, mas atuando como provocador ou mediador na construção do aprendizado.
  • E A necessidade do professor rever suas práticas pedagógicas e, como mediador da aprendizagem, ter domínio teórico e utilizar metodologias adequadas à um processo de ensino-aprendizagem interativo, contextualizado e significativo.

A oração "visto que estão presentes na vida do aluno fora do seu ambiente escolar" (linhas 16 e 17) expressa, em relação à oração anterior, circunstância de

  • A causa.
  • B concessão.
  • C condição.
  • D consequência.
  • E finalidade.