Questões de Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday. (Química)

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Nos últimos 20 anos, houve uma crescente demanda por pilhas e baterias, devido a um aumento no consumo de aparelhos eletrônicos portáteis como celulares, brinquedos, jogos, computadores. Sobre as características das pilhas e baterias, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1- Pilha seca comum

( ) Não forma amônia como camada isolante.

2- Pilha alcalina

( ) Sua semirreação catódica é:

2 Ni(OH)3 (s) + 2e → 2 Ni(OH)2 (s) + 2 OH(aq)


3- Pilha de mercúrio

( ) Emprega sais dissolvidos em solventes não aquosos.


4- Bateria de hidreto metálico

( ) Contém pasta úmida de ZnCl2, NH4Cl e H2O.


5- Bateria de íons lítio

( ) É adequada para dispositivos sensíveis, como aparelhos desurdez, instrumentos científicos e relógios.



Assinale a sequência correta.


  • A 3, 5, 1, 2, 4
  • B 3, 1, 2, 4, 5
  • C 2, 4, 5, 1, 3
  • D 4, 1, 3, 5, 2

O processo de fotossíntese, efetuado pelos vegetais clorofilados, permite que, na presença de luz, estessintetizem seu próprio alimento, a glicose (C6H12O6), empregando água e gás carbônico como reagentes,além de liberarem gás oxigênio para a atmosfera, de acordo com a equação abaixo:
luz e clorofila 6 H2O (I) + 6 CO2 (g) C6H12O6 (aq) + O2 (g)
Sobre essa reação química, é correto afirmar:

  • A Os átomos de oxigênio dos reagentes sofrem redução.
  • B Os átomos de oxigênio dos reagentes sofrem oxidação.
  • C O átomo de carbono da molécula de gás carbônico sofre oxidação.
  • D O átomo de carbono da molécula de gás carbônico sofre redução.

As células de combustível são dispositivos que convertem diretamente a energia química contida num combustível rico em hidrogênio em eletricidade e energia térmica, constituindo-se como uma das tecnologias de produção de energia elétrica mais promissoras.

Levando em consideração o funcionamento de uma célula a combustível esquematizado acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As células a combustível são células galvânicas nas quais a energia de Gibbs de uma reação química é transformada em energia elétrica (por meio da geração de uma corrente). ( ) A principal semelhança em relação às pilhas e baterias é o fato de, nas células a combustível, os reagentes já estarem armazenados no interior do sistema. ( ) Devido à dificuldade de se armazenar H2, uma alternativa para alimentação das células a combustível é o metanol, que, por sua vez, apresenta a desvantagem de gerar CO e/ou CO2 que são gases de efeito estufa. ( ) O combustível é reduzido de forma contínua no ânodo, enquanto oxigênio é oxidado no cátodo, produzindo água como produto final e energia elétrica.
Assinale a sequência correta.

  • A V, F, F, V
  • B F, V, F, V
  • C V, F, V, F
  • D F, V, V, F

Em reações químicas, o oxigênio pode reduzir a água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio — H2O2 (aq). As reações de oxirredução que envolvem a água oxigenada como reagente constituem casos particulares de reações, pois essa solução pode atuar como agente oxidante e também como redutor.

A respeito da reação de oxirredução não balanceada citada no texto acima, assinale a opção correta.

  • A A reação em tela pode ser classificada como uma auto-oxirredução.
  • B A água oxigenada é redutor na reação.
  • C Considerando a reação balanceada com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, a semirreação de redução da água oxigenada envolve três elétrons.
  • D A soma dos menores coeficientes estequiométricos inteiros dessa equação é 31.
  • E O número de oxidação do oxigênio na molécula de água oxigenada é −½.

A água do mar é um eletrólito, devido à alta concentração de sal, e eletrólitos causam corrosão em metais. Cascos de navios podem sofrer toda sorte de processos corrosivos eletroquímicos, tais como aeração diferencial, corrosão atmosférica e corrosão eletrolítica. A fim de evitar essa deterioração do casco, as companhias navais utilizam revestimentos protetores, tais como tintas, lacas, esmaltes, vernizes, resinas, dispersões, emulsões, óleos protetores e recoberturas. Esses revestimentos protegem o casco do navio porque

  • A reagem com o ferro, produzindo Fe2O3, que, por sua vez, protege o casco do navio contra a corrosão.
  • B contêm em sua composição uma substância inibidora da oxidação do ferro.
  • C contêm em sua composição uma substância que se oxida primeiramente que o ferro, o que previne a oxidação do metal.
  • D possuem menor potencial de redução que o ferro, sendo, portanto, sacrificados para proteger o casco.
  • E reduzem a superfície de contato do casco com a água e com o oxigênio.