Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Jacinto Machado

Limpar Busca
Um levantamento divulgado no dia 11 de janeiro de 2021, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que o preço médio da cesta básica aumentou em todas as 17 capitais pesquisadas ao longo de 2020. A cesta básica é o conjunto de alimentos necessários para as refeições de uma pessoa adulta. A alta dos preços, segundo o órgão, foi reflexo, principalmente, da desvalorização cambial e do alto volume das exportações. Além disso, fatores climáticos, em decorrência de longos períodos de estiagem ou de chuvas intensas, também impactaram nos preços dos alimentos.
Entre os principais itens da cesta com maior aumento nos preços em todas as capitais pesquisadas, o Dieese destacou:
I. Arroz agulhinha – foi um dos vilões da inflação de alimentos em 2020, pressionado pela desvalorização do real frente ao dólar, o que aumentou o custo de produção e elevou o volume de grão exportado, além da diminuição da área plantada e do abandono da política de estoques reguladores por parte do governo.
II. Óleo de soja: como o Brasil não produz a quantidade de soja suficiente para a demanda interna, o país depende da importação do produto, cujo preço foi elevado diante da desvalorização cambial
III. Batata: produção foi impactada ao longo do ano devido a condições climáticas, que resultou em redução na oferta do produto e, consequentemente, na alta de preços.
IV. Farinha de trigo e pão francês: o Brasil exportou um elevado volume de trigo e derivados, devido ao real desvalorizado em relação ao dólar e à forte demanda externa, o que fez aumentar o preço do produto no mercado interno.
V. Tomate: além da redução de área plantada, houve impacto por fatores climáticos que prejudicaram a produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
  • A Apenas o item I está incorreto.
  • B Apenas o item II está incorreto.
  • C Apenas o item IV está incorreto.
  • D Apenas os itens II e IV estão incorretos.
  • E Todos os itens estão corretos.
Assinale a alternativa que apresente entre parênteses a classificação sintática CORRETA do termo destacado nas frases:
  • A O pai deu uma bola de presente ao filho. (complemento nominal)
  • B Depois começou a girar a bola [...] (adjunto adverbial de tempo)
  • C O garoto agradeceu, disse “legal” de novo [...] (adjunto adverbial de modo)
  • D Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé [...] (Objeto indireto)
  • E O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou. (adjunto adnominal)
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que anteriormente eram conhecidas por DST's, como a gonorreia ou a AIDS, podem surgir quando se tem relações sexuais sem camisinha, seja através do contato íntimo vaginal, anal ou oral. Porém, as chances de contágio aumentam quando se tem vários parceiros no mesmo período de tempo, e estas doenças afetam igualmente homens e mulheres de todas as idades.
Nas alternativas abaixo indique qual não é considerada uma IST:
  • A Clamídia.
  • B Sífilis
  • C Gonorreia
  • D Candidíase
  • E HPV
De acordo com a BNCC e em relação ao eixo Dimensão intercultural, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F): ( ) A proposição do eixo Dimensão intercultural nasce da compreensão de que as culturas, especialmente na sociedade contemporânea, estão em contínuo processo de interação e (re)construção. ( ) Diferentes grupos de pessoas, com interesses, agendas e repertórios linguísticos e culturais diversos, vivenciam, em seus contatos e fluxos interacionais, processos de constituição de identidades abertas e plurais. ( ) Aprender inglês implica problematizar os diferentes papéis da própria língua inglesa no mundo, seus valores, seu alcance e seus efeitos nas relações entre diferentes pessoas e povos, tanto na sociedade contemporânea quanto em uma perspectiva histórica. ( ) Envolve as práticas de linguagem em situações de uso oral da língua inglesa, com foco na compreensão (ou escuta) e na produção oral (ou fala). Assinale a sequência CORRETA:
  • A V, V, V, F
  • B V, V, F, V
  • C F, V, V, F
  • D V, F, V, V
  • E V, V, F, F
Segundo o PCN – Língua portuguesa – 1º e 2º ciclo a produção oral pode acontecer nas mais diversas circunstâncias, dentro dos mais diversos projetos: Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) Atividades em grupo que envolvam o planejamento e realização de pesquisas e requeiram a definição de temas, a tomada de decisões sobre encaminhamentos, a divisão de tarefas, a apresentação de resultados. ( ) Atividades de resolução de problemas que exijam estimativa de resultados possíveis, verbalização, comparação e confronto de procedimentos empregados. ( ) Atividades de produção oral de planejamento de um texto, de elaboração propriamente e de análise de sua qualidade. ( ) Atividades dos mais variados tipos, mas que tenham sempre sentido de comunicação de fato: exposição oral, sobre temas estudados apenas por quem expõe; descrição do funcionamento de aparelhos e equipamentos em situações onde isso se faça necessário; narração de acontecimentos e fatos conhecidos apenas por quem narra, etc. Assinale a sequência CORRETA:
  • A V, V, V, V
  • B V, F, V, V
  • C F, V, V, F
  • D V, V, V, F
  • E V, V, F, V