Questões comentadas de Concursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IF-ES)

Limpar Busca

No trecho: "Não existe uma BALA DE PRATA para tornar a aviação mais ambiental, mas sim um conjunto de opções diferentes, cada uma delas com seus prós e contras", os termos destacados expressam CORRETAMENTE que:

  • A O meio ambiente não se livra fácil de materiais pesados.
  • B A prata pode ser um elemento considerado na fabricação de combustíveis mais limpos.
  • C As opções de solução do problema apresentado no texto devem ser únicas e coesas.
  • D Não existe uma solução fácil, rápida e certeira para o problema discutido ao longo do texto.
  • E A expressão “bala de prata” poderia ser trocada por “bala de goma” sem alterar o sentido no texto.

Segundo o texto, é CORRETO afirmar que:

  • A Um por cento da população de países de baixa renda é responsável por grande parte da emissão de CO2.
  • B De forma global, um por cento da população gera metade de todas as emissões de CO2 do setor de aviação.
  • C Nos países de alta renda, 40% da população faz voos com frequência.
  • D Estima-se que em 2050 as companhias aéreas transportarão 20% mais passageiros do que transportavam em 2019.
  • E Para 2050 há previsão de que a aviação utilize combustíveis não fósseis.

A frase dita a seguir, por Cait Hewitt, aparece no texto na forma de Discurso Direto. Assinale a opção em que a frase seria corretamente transposta para a forma de Discurso Indireto: "Isso é aproximadamente equivalente ao total de emissões do Reino Unido e da Alemanha juntas"

  • A Cait Hewitt diz que isso era aproximadamente equivalente ao total de emissões do Reino Unido e da Alemanha juntas.
  • B Cait Hewitt diz que isso foi aproximadamente equivalente ao total de emissões do Reino Unido e da Alemanha juntas.
  • C Cait Hewitt disse que aquilo era aproximadamente equivalente ao total de emissões do Reino Unido e da Alemanha juntas.
  • D Cait Hewitt diz que isso seria aproximadamente equivalente ao total de emissões do Reino Unido e da Alemanha juntas.
  • E Cait Hewitt disse que aquilo é aproximadamente equivalente ao total de emissões do Reino Unido e da Alemanha juntas.

A realidade nos mostra que, quando o planejamento escolar é elaborado sem a consideração das políticas que lhe dão suporte, de forma meramente burocrática, como um trabalho de simples elaboração de um plano que se limita a “prever” ações geralmente descompromissadas com a prática e descolando-se da realidade, ele está fadado a instalar-se e a permanecer na gaveta dos dirigentes escolares.
Preencha CORRETAMENTE as lacunas do texto a seguir em relação ao Projeto Políticopedagógico (PP).
"Assim, o PP não deve ser visto como um instrumento “__________”, estanque das demais ações administrativas. Nem mesmo precisa ser (como tem sido) um instrumento tecnicista e meramente __________. Ele é um instrumento __________ na construção da educação que se deseja. E aqui parece estar o seu segredo, que é o ponto de sustentação do PP: a escolha __________ do tipo de educação e de escola que se quer construir". (GRACINDO, 2007, p. 62)

  • A formal / neutro / consciente / eficaz
  • B neutro / eficaz / formal / consciente
  • C eficaz / consciente / neutro / formal
  • D neutro / formal / eficaz / consciente
  • E formal / consciente / eficaz / neutro

Considere o trecho: “O professor de ciências marinhas Stephen Palumbi, da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, observava o azul do mar profundo com a misteriosa sensação de que algo estava errado”, e marque a opção CORRETA em relação à pontuação na frase:

  • A A frase poderia ser reescrita sem nenhuma das vírgulas, mantendo-se a correção gramatical.
  • B A frase ficaria mais correta gramaticalmente se fossem colocados dois pontos após a palavra “Unidos”.
  • C As vírgulas têm função explicativa e não podem ser prescindidas sem afetar a correção gramatical da frase.
  • D É necessário colocar um ponto e vírgula após a palavra “profundo” para garantir a correção gramatical.
  • E As vírgulas foram usadas corretamente porque marcam o deslocamento de termos na frase.