Questões de Concursos do Comando do 3º Distrito Naval

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Leia o fragmento abaixo e o texto que se apresenta em seguida:

“Sinto que existe uma palavra, talvez unicamente uma, que não pode e não deve ser pronunciada. Parece-me que todo o resto não é proibido. [...] Se eu encontrar essa palavra, só a direi em boca fechada, para mim mesma, senão corro o risco de virar alma perdida por toda a eternidade. Os que inventaram o Velho Testamento sabiam que existia uma fruta proibida" (§4).
“2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.”
Fonte: Gênesis {Cap. 3, versículos 2-3). Disponível em: https://www. bibliaonline.com.br/acf/gn/3

Considerando-se os dois textos, é INCORRETO afirmar que:

  • A a autora recorreu à intertextualidade para expressar que existe uma palavra que ela gostaria de encontrar, mas que não está acessível a ela, assim como o fruto proibido à mulher, personagem do texto bíblico.
  • B a autora recorreu à intertextualidade para expressar que sabe qual é a palavra secreta, mas não pode pronunciá-la, sob o risco de ser punida, traçando um paralelo entre sua punição com a da mulher, personagem do texto bíblico, se esta comesse o fruto proibido.
  • C de acordo com o texto, encontrar a palavra proibida pode ocasionar consequências negativas à autora, tal como o fruto proibido causaria a morte à mulher, personagem do texto bíblico.
  • D a autora utilizou-se da intertextualidade, com a inserção de referências que remetem ao texto bíblico, provocando o deslocamento destas a um novo contexto e gerando a constituição de novos sentidos
  • E para a plena produção de sentido do fragmento do texto de Clarice Lispector, é desejável que o leitor já conheça o texto bíblico com o qual a autora traça uma intertextualidade.

De acordo com Bittencourt (2006), em relação aos navios de madeira, qual foi o primeiro método de construção utilizado desde a canoa de tábuas?

  • A Casco resistente.
  • B Esqueleto rígido.
  • C Costado rígido.
  • D Casco trincado.
  • E Tábuas estruturais.

Qual é o significado do termo “aportar"?

  • A Chegar a um porto.
  • B Aproximar-se de terra.
  • C Fazer entrar pelo porto.
  • D Afastar-se da terra para o mar.
  • E Fazer sair pelo porto.

O trecho “Como realidade material - organização de sons, palavras, frases - a linguagem é relativamente autônoma.” pode ser reescrito, sem nenhum prejuízo ao sentido original e à correção gramatical por:

  • A Como realidade material... organização de sons, palavras, frases, a linguagem é relativamente autônoma.
  • B Como realidade material, organização de sons, palavras, frases, a linguagem é relativamente autônoma.
  • C Como realidade material: organização de sons, palavras, frases; a linguagem é relativamente autônoma.
  • D Como realidade material (organização de sons, palavras, frases) a linguagem é relativamente autônoma.
  • E Como realidade material, organização de sons, palavras, frases: a linguagem é relativamente autônoma.

Os tipos de persuasão naval, específicos do emprego do Poder Naval em tempo de paz, são classificados quanto aos modos em que os efeitos políticos se manifestam. Assim qual o tipo de persuasão pode ser positiva ou compelente, quando uma ação já iniciada é forçada a uma determinada linha de ação, modificando-a (negativa ou deterrente) quando inibe uma determinada atitude, impedindo-a de ser tomada?

  • A Poder Militar.
  • B Dissuasão.
  • C Sustentação.
  • D Coerção.
  • E Percepção.