Questões de Engenharia de Software

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Metodologia Ágil é uma abordagem utilizadas para gerenciar e executar projetos de desenvolvimento de software, com foco na flexibilidade, colaboração e entrega contínua de valor. No contexto da Metodologia Ágil Scrum, a seguinte atividade é realizada durante a cerimônia de "Sprint Retrospective":

  • A os membros da equipe revisam e priorizam o backlog do produto para a próxima sprint.
  • B a equipe avalia o trabalho concluído na sprint e demonstra as funcionalidades desenvolvidas aos stakeholders.
  • C a equipe discute o que funcionou bem, o que não funcionou e como melhorar os processos na próxima sprint.
  • D o Scrum Master atribui tarefas específicas aos membros da equipe para a próxima sprint.
  • E o Product Owner aprova ou rejeita as funcionalidades desenvolvidas durante a sprint.

Azure é a plataforma de nuvem da Microsoft. Ela oferece uma vasta gama de serviços para suportar o desenvolvimento, gerenciamento e operação de aplicativos. Nesse contexto temos o Azure DevOps, um conjunto de ferramentas e serviços que facilita a automação do ciclo de vida de desenvolvimento de software e promove práticas de DevOps, aumentando a eficiência, colaboração e qualidade dos projetos de software. Assinale a opção que melhor descreve a função do Azure Pipelines no Azure DevOps.

  • A Gerenciamento de repositórios de código-fonte e controle de versão.
  • B Criação de relatórios e dashboards para monitoramento de projetos.
  • C Implementação de políticas de segurança para controle de acesso aos recursos do Azure.
  • D Automatização de processos de build, teste e deploy de aplicações.
  • E Monitoramento e gerenciamento de logs e métricas de desempenho de aplicações em produção.

Test-Driven Development (TDD) é uma abordagem de desenvolvimento de software onde os testes são escritos antes do código que implementa a funcionalidade. No contexto da prática de Test-Driven Development (TDD), assinale a opção que descreve corretamente a sequência de etapas que um desenvolvedor deve seguir.

  • A Escrever o código de produção, criar os testes automatizados e depois refatorar o código.
  • B Criar os testes automatizados, escrever o código de produção para passar nos testes e depois refatorar o código.
  • C Refatorar o código existente, escrever novos testes automatizados e depois implementar novas funcionalidades.
  • D Escrever os casos de teste, refatorar o código existente e depois implementar o código de produção.
  • E Implementar o código de produção, refatorar o código, e por último, criar os testes automatizados.

Considerando o conceito de objeto no contexto do desenvolvimento de software orientado a objetos, analise as alternativas e escolha a descreve adequadamente as vantagens e características principais de um objeto dentro desse paradigma de programação.

  • A Os objetos são módulos de código que podem ser usados apenas uma vez em um programa, garantindo que cada aplicação tenha uma lógica de programação única e específica.
  • B O uso de objetos limita a reutilização de código, pois cada objeto é projetado para resolver problemas específicos de um único aplicativo, tornando difícil sua adaptação para outros usos.
  • C A principal vantagem dos objetos é que eles são fixos e imutáveis, garantindo que o código dentro de um objeto nunca seja alterado ou reutilizado em diferentes contextos.
  • D Os objetos contêm código reutilizável, o que permite que o mesmo módulo seja utilizado em diferentes programas e aplicativos, facilitando o desenvolvimento rápido e eficiente de novos sistemas.
  • E Os objetos em programação orientada a objetos são sempre autossuficientes e independentes, de modo que a interação entre diferentes objetos é evitada para reduzir a complexidade do código.

Prototipação é uma técnica usada no desenvolvimento de software que envolve a criação de um modelo ou versão preliminar de um sistema para ajudar na compreensão dos requisitos e validar conceitos antes da construção do produto final. No contexto da prototipação em desenvolvimento de software, assinale a afirmativa que descreve corretamente o principal objetivo da criação de protótipos.

  • A Prototipação visa exclusivamente testar o desempenho do sistema sob condições extremas.
  • B Prototipação é usada para substituir a fase de design do software, eliminando a necessidade de criar diagramas de arquitetura.
  • C Prototipação permite aos stakeholders visualizar e interagir com uma versão preliminar do software, ajudando a refinar os requisitos e identificar problemas cedo no processo.
  • D Prototipação é uma técnica usada para garantir que o software final seja implementado sem defeitos.
  • E Prototipação destina-se a produzir a versão final do software que será entregue ao usuário.