Questões de Engenharia de Software

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O teste de software compreende um conjunto de ferramentas e técnicas relacionadas à verificação e validação (V&V) de um sistema. Em relação ao tópico de teste de software, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O teste beta é conduzido no ambiente de usuários reais, executando tarefas reais, sem a monitoração e interferência próxima dos desenvolvedores.
( ) O teste de aceitação é utilizado para verificar se um sistema de software como um todo é consistente com sua especificação de requisitos, geralmente executado pela equipe de testes sem o envolvimento do usuário.
( ) Ao corrigir erros de um sistema, é muito fácil introduzir novos erros ou reintroduzir erros que ocorreram anteriormente. Nessa situação, casos de teste aprovados em versões prévias do software podem ser verificados novamente através de testes de sistema.
( ) Testes unitários em sistemas orientados a objetos normalmente realizam verificações de falhas em classes individuais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – F – V.
  • B V – V – F – V.
  • C V – F – V – F.
  • D F – V – F – F.
  • E F – F – V – V.

A contagem de pontos de função é um método utilizado para medir a funcionalidade fornecida por um sistema. Essa contagem é baseada, inicialmente, no levantamento de tipos de ponto de função, que incluem:

  • A Número de casos de uso e número de entradas externas.
  • B Número de casos de uso e número de arquivos lógicos internos.
  • C Número de entradas externas e número de requisitos não funcionais.
  • D Número de consultas externas e número de entidades de domínio.
  • E Número de entradas externas e número de arquivos lógicos internos.

A engenharia de requisitos abrange sete tarefas distintas: concepção, levantamento/elicitação, elaboração, negociação, especificação, validação e gestão. A fase de levantamento/elicitação envolve uma série de dificuldades. Sobre essas dificuldades, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Clientes e usuários podem especificar detalhes técnicos desnecessários, que podem confundir em vez de esclarecer os objetivos globais do sistema.

II. Clientes e usuários não estão completamente certos do que é preciso, de forma que é difícil especificar os requisitos detalhadamente, já que estes não podem mudar após o início da fase de análise.

III. Clientes e usuários têm problemas em transmitir suas necessidades, omitindo informações que acreditam ser óbvias, ou especificando requisitos ambíguos ou impossíveis de serem testados. 

  • A Todas estão corretas.
  • B Todas estão incorretas.
  • C Apenas I e II estão corretas.
  • D Apenas I e III estão corretas.
  • E Apenas II e III estão corretas.

Considere o seguinte texto relacionado à Engenharia de Requisitos: “Clientes e usuários podem solicitar durante a fase de levantamento de requisitos mais do que pode ser alcançado, como, por exemplo, em termos de custos ou tempo de desenvolvimento. Além disso, requisitos conflitantes podem ser levantados. Portanto, deve ser solicitado que a todos os interessados que discutam os requisitos em termos de prioridade, avaliando custos e riscos e também conflitos internos. Dessa forma, como resultado desse processo, requisitos podem ser eliminados, combinados e/ou modificados, até que se atinja certo grau de satisfação”. O texto descreve uma etapa de engenharia de requisitos conhecida como:

  • A Gestão de requisitos.
  • B Concepção de requisitos.
  • C Elicitação de requisitos.
  • D Especificação de requisitos.
  • E Negociação de requisitos.

Algumas vezes, durante a fase de levantamento de requisitos, é importante identificar como funções e características de um sistema serão usadas por diferentes classes de usuários. Para tanto, pode-se utilizar um conjunto de __________________ que identifique roteiros de uso para o sistema a ser construído.



Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A cenários de uso
  • B protótipos
  • C modelos de domínio
  • D diagramas de comunicação
  • E modelos conceituais