Questões de UML (Engenharia de Software)

Limpar Busca

No desenvolvimento orientado a objetos, qual diagrama UML é mais adequado para modelar as interações entre atores e o sistema?

  • A Diagrama de classes.
  • B Diagrama de sequência.
  • C Diagrama de casos de uso.
  • D Diagrama de atividades.
  • E Diagrama de estados.

UML é uma linguagem de notação e um padrão para representar visualmente a arquitetura, o design e a implementação de sistemas de software. UML utiliza diversos termos em seu metamodelo. Relacione os termos da UML a seguir às suas respectivas definições.

1. Classe. 2. Operação. 3. Interface. 4. Método.
( ) É um serviço solicitado a um objeto para produzir um comportamento;
( ) É uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações, métodos relacionamentos e semântica;
( ) É a implementação de uma operação que especifica o algoritmo ou procedimento usado pela operação;
( ) É definido como um conjunto de operações externamente visíveis, elas podem ser associados a tipos de classes.


A relação correta, na ordem dada, é:

  • A 4 – 3 – 1 – 2.
  • B 1 – 4 – 2 – 3.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 2 – 1 – 4 – 3.
  • E 1 – 4 – 3 – 2.

Os padrões GRASP descrevem princípios fundamentais de design de objetos (OD) e atribuição de responsabilidades, que ajudam a entender a essência de OD. A atribuição de responsabilidades ocorre durante a criação dos diagramas de

  • A caso de uso.
  • B interação.
  • C pacotes.
  • D objetos.
  • E dados.

A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de modelagem amplamente utilizada para representar sistemas de software. Entre seus diagramas, aquele utilizado principalmente para representar o comportamento dinâmico do sistema, mostrando a sucessão de mensagens trocadas entre os objetos durante a execução de um cenário específico é o Diagrama de

  • A Classes.
  • B Pacotes.
  • C Sequência.
  • D Atividades.
  • E Estruturas.

Dentre os diagramas UML, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o diagrama mais adequado para modelar o comportamento dinâmico de um sistema em termos de interação entre objetos:

  • A Diagrama de classes.
  • B Diagrama de sequência.
  • C Diagrama de casos de uso.
  • D Diagrama de componentes.