Questões de UML (Engenharia de Software)

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Considere um tipo de visibilidade que pode ser usado em um método de objeto de uma classe P para permitir acesso nas seguintes situações:

(i) quando uma classe Q estender da classe P; e (ii) quando uma classe R faz parte do mesmo pacote da classe P.

Assim, tanto objetos do tipo da classe Q como da classe R poderão acessar o método que está na classe P.
Na situação descrita, o tipo de visibilidade a ser usado é o

  • A static
  • B public
  • C private
  • D package
  • E protected

Ciente de que, no âmbito da iniciação do desenvolvimento de um projeto de software, um dos passos mais importantes da Engenharia de Requisitos é a modelagem do escopo do sistema, um gerente avaliou o uso do Diagrama de Casos de Uso.
Entre as características que tornam o Diagrama de Casos de Uso adequado para essa modelagem está a de representar a(s)

  • A sequência em que os passos do processo modelado são executados
  • B sequência que deve ser usada para prover uma resposta a uma ação do usuário
  • C interfaces, os controladores e as entidades do sistema
  • D regras de negócio de cada atividade
  • E relações entre entidades externas e funcionalidades do sistema

Considere que uma classe P possui nela uma propriedade de objeto que guarda a instância de uma classe Q.
Nesse caso, o tipo de relacionamento entre as classes P e Q que deve ser modelado em um diagrama de classe da UML é o relacionamento de

  • A associação.
  • B herança de interface.
  • C herança entre classes.
  • D dependência, em que P depende de Q.
  • E dependência, em que Q depende de P.

Considere um diagrama de interação da UML que permite visualizar como um conjunto de objetos/classes interagem em um processo ao longo do tempo. Tal diagrama mostra as mensagens, como, por exemplo, as chamadas de métodos que ocorrem entre atores e objetos/classes no sistema, e a ordem em que ocorrem.
O diagrama descrito é o de

  • A Atividade
  • B Caso de Uso
  • C Estado
  • D Pacotes
  • E Sequência

Os diagramas da UML (Unified Modeling Language) são representações gráficas usadas para modelar sistemas de software em uma notação padronizada. Seu conjunto de diagramas permite realizar a modelagem dinâmica e estática do software. Entre os diagramas encontrados na UML podemos citar: casos de uso, classe, sequência, comunicação, atividades, componentes, entre outros. Diagramas UML que representam apenas a modelagem dinâmica de software são

  • A diagrama de sequência e digrama de pacotes.
  • B diagrama de sequência e diagrama de classes.
  • C diagrama de comunicação e diagrama de objetos.
  • D diagrama de comunicação e diagrama de sequência.