Questão 55 Comentada - Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ) - Analista do Ministério Público Área Administrativa Tecnologia da Informação - FGV (2025)

UML é uma linguagem de notação e um padrão para representar visualmente a arquitetura, o design e a implementação de sistemas de software. UML utiliza diversos termos em seu metamodelo. Relacione os termos da UML a seguir às suas respectivas definições.

1. Classe. 2. Operação. 3. Interface. 4. Método.
( ) É um serviço solicitado a um objeto para produzir um comportamento;
( ) É uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações, métodos relacionamentos e semântica;
( ) É a implementação de uma operação que especifica o algoritmo ou procedimento usado pela operação;
( ) É definido como um conjunto de operações externamente visíveis, elas podem ser associados a tipos de classes.


A relação correta, na ordem dada, é:

  • A 4 – 3 – 1 – 2.
  • B 1 – 4 – 2 – 3.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 2 – 1 – 4 – 3.
  • E 1 – 4 – 3 – 2.