Questões de Processos de Software - Desenvolvimento Ágil (Engenharia de Software)

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Com relação ao SCRUM, a pessoa responsável por garantir e maximizar, a partir do trabalho do time de desenvolvimento, o retorno sobre o investimento no produto para os clientes, definir o produto e a tomada das decisões de negócios relativas a seu desenvolvimento a partir das necessidades dos clientes do projeto e demais partes interessadas, alinhado com ou em direção aos objetivos da organização, chama-se

  • A Quality Manager.
  • B Sprint Referee.
  • C Product Owner.
  • D Scrum Master.
  • E Stakeholder.

No contexto das metodologias ágeis Scrum e Extreme Programming (XP), alguns elementos são exclusivos de uma dessas abordagens. O elemento presente no Scrum, mas ausente no XP, é

  • A o Pair Programming.
  • B a Sprint Retrospective.
  • C o Test-Driven Development (TDD).
  • D as User Stories.
  • E a Continuous Integration.

“O Desenvolvimento Dirigido a Testes (TDD) foi inicialmente proposto por Kent Beck como parte integrante do método ágil Extreme Programming (XP). Martin Fowler destaca o TDD como uma prática central na metodologia. Essa prática mantém a solução mais facilmente modificável durante o desenvolvimento, permitindo revisões constantes e viabilizando a estratégia adaptativa como um todo.”



Fonte: PRIKLADNICKI, R.; WILLI, R.; MILANI, F. Métodos Ágeis para Desenvolvimento de Software. Porto Alegre: Bookman, 2014. (Adaptado)



Tendo em vista o TDD, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) Um teste automatizado consiste em um caso em que se exercita uma determinada situação para a qual os resultados esperados são descritos de forma clara.


( ) TDD é uma abordagem de desenvolvimento na qual os testes são escritos pelo cliente.


( ) Testes Unitários são incorporados em um programa que pode ser testado cada vez que uma alteração é feita.


A sequência correta é




  • A V – F – F.
  • B V – V – F.
  • C V – F – V.
  • D F – V – V.
  • E F – F – V.

Segundo Pressman (2011), na obra “Engenharia de Software”, a refatoração é uma das técnicas propostas por Kent Beck no método ágil Extreme Programming (XP).

Tendo em vista a implementação da prática de refatoração em projetos de software, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A refatoração é o processo de mudar um sistema de software de tal forma que não altere o comportamento externo do código, embora melhore a estrutura interna.
( ) A refatoração consiste em examinar o código para detectar e corrigir redundância, elementos de projeto não utilizados, algoritmos ineficientes ou desnecessários, estruturas de dados inapropriadas, erros no código, entre outros.
( ) O desenvolvimento iterativo e incremental aumenta a importância da refatoração, considerando que os requisitos são priorizados e refinados ao longo de várias iterações de desenvolvimento.

A sequência correta é

  • A V – V – V.
  • B F – V – F.
  • C F – V – V.
  • D V – F – F.
  • E V – F – V.

Considerando as metodologias ágeis, como SCRUM e XP, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Product Owner.
2. Sprint.
3. Daily Scrum.
4. Pair Programming.

( ) Reuniões rápidas realizadas diariamente para alinhamento da equipe.
( ) Iteração de desenvolvimento com duração fixa, usada para entregar incrementos do produto.
( ) Prática do XP em que dois desenvolvedores trabalham juntos no mesmo código.
( ) Responsável por gerenciar o backlog e priorizar funcionalidades no SCRUM.

A sequência está correta em

  • A 1, 4, 3, 2.
  • B 2, 4, 1, 3.
  • C 3, 2, 4, 1.
  • D 4, 2, 1, 3.