Questões de Novas Mídias na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Com relação aos meios de comunicação de massa e às mídias digitais, assinale a opção correta.

  • A A televisão, em conjunto com toda a sua rede desenvolvida ao longo do século XX, é considerada um modelo impulsionador da cultura de participação, que caracteriza o modelo colaborativo.
  • B A produção audiovisual requer habilidades complexas e, por isso, ainda é bastante restrita a pequenos grupos que conseguem gravar e editar vídeos.
  • C Compreende-se a mídia como um processo de mediação que independe do engajamento ou desengajamento dos envolvidos.
  • D Conexões intermidiáticas são aquelas que ocorrem entre emissões audiovisuais e redes sociais online, como um espaço de negociação entre agentes humanos e não humanos.
  • E Em busca de interação, as pessoas têm abandonado a programação televisiva e migrado para outras formas de mídia, como smartphones e tablets.

A respeito de aspectos da comunicação e das linguagens midiáticas, assinale a opção correta.

  • A O aparecimento de novas tecnologias de computador pouco afetou os processos da cultura.
  • B As linguagens nos meios de massa, antes consideradas do tempo — verbo, som e vídeo —, atualmente são espaciais — imagens, diagramas, fotos —, fluidas no ciberespaço.
  • C Texto, imagem e som permanecem os mesmos, apesar dos novos suportes mais modernos e arrojados.
  • D A multiplicidade e a hibridização midiática não afetam o espaço ocupado pela cultura, pois o papel dela é sempre o mesmo dentro da sociedade.
  • E O hipertexto é um sistema alfanumérico de telas eletrônicas inteiramente independente e distinto do texto escrito — o hipertexto é volátil, enquanto o texto escrito é sólido e fixo.
Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesquisa:
[...] Para se ter uma ideia do que determinada faixa etária ou região do planeta pensa sobre um assunto, o Twitter pode parecer inicialmente um bom começo. Porém, quem depende somente do sistema de microblogs para ver a reação a assuntos delicados pode estar obtendo uma versão deturpada da opinião pública em geral. Segundo uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, as opiniões divulgadas no site diferem muito daquelas expressas em outros meios. O relatório mostra que quem participa do serviço tende a ser mais liberal do que a média − exemplo disso foi a última eleição presidencial norte-americana, na qual Barack Obama aparecia de forma mais positiva no Twitter do que em outros veículos. (Tecmundo, 5 de março de 2013. Disponível em: <https://www.tecmundo.com. br)
A aparente inviabilidade de medição da opinião pública pelas tendências apresentadas numa rede social como o Twitter, no momento em que a matéria acima foi escrita, é:
  • A O acesso já se constituía num filtro etário e socioeconômico, fazendo com que apenas uma parcela da população fosse verificada.
  • B Embora todas as parcelas da população se façam representar proporcionalmente, os usuários constroem personagens de si.
  • C As necessidades em termos de capacidades cognitivas e fluência em uso das tecnologias digitais favorecem os liberais.
  • D O algoritmo usado por redes sociais impulsiona propositalmente as posições políticas liberais, cerceando as conservadoras.
  • E Apenas visões de mundo compartilhadas por pessoas e instituições economicamente poderosas se difundem nas redes sociais.

O smarthphone foi responsável pela popularização da internet móvel, fazendo com que aparelhos, antes destinados essencialmente a fazer e receber chamadas, se tornassem computadores que podem ser carregados no bolso do usuário. Como qualquer dispositivo dessa natureza, seu funcionamento depende da conjunção de diferentes tecnologias, bem como o estabelecimento de acordos entre empresas de quatro setores, que são

  • A o desenvolvedor de sistema operacional, as companhias de telecomunicações, o sistema financeiro e as redes varejistas.
  • B o fabricante do aparelho, o desenvolvedor de sistema operacional, o desenvolvedor de aplicativos e as companhias de telecomunicações.
  • C as companhias de telecomunicações, a indústria fonográfica, o cinema e os desenvolvedores de programas para streaming de conteúdo.
  • D o desenvolvedor de aplicativos, a indústria criativa, órgãos regulatórios de governo e consultorias de preservação de direitos autorais.
  • E a indústria de eletroeletrônicos, fundos de investimentos, emissores de títulos do tipo subprime e setor logístico.

Considere as afirmações a seguir:


I. O receptor se torna, na Cultura da Convergência, alguém capaz de reconstruir as mensagens e devolvê-las ao espaço público através das mídias digitais.

II. Um dos princípios da Cultura da Convergência é a possibilidade dos indivíduos se tornarem produtores de mensagens.

III. A convergência implica na invalidação do meio antigo pela nova mídia transformada em meio de comunicação de massa.


Está correto o que se afirma em

  • A II e III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II, apenas.