Prova da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC-AM) - Professor - Ciências Sociais - FGV (2014) - Questões Comentadas Página 10

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O estudo a respeito das classes sociais esteve, desde o início, relacionado ao problema das desigualdades econômicas e de poder. Em O Capital (1867-90), Marx se indaga sobre esta relação: "A questão que imediatamente se coloca é esta: o que é uma classe? A resposta a esta pergunta decorre da que demos a esta outra: o que é que transforma os operários assalariados, os capitalistas e os proprietários de terras em fatores das três grandes classes sociais?’'.

(MARX apud SANTOS, Theotonio. Conceito de classes sociais. Petropolis: Vozes, 1982.)

Assinale a opção que caracteriza corretamente a posição de Marx a respeito do conceito de classe social.

  • A Para Marx, a determinação das classes sociais resulta da investigação sobre o modo de produção.
  • B Para Marx, as diferentes classes correspondem a diferentes níveis de renda.
  • C Para Marx, o conceito de classe permite explicar as desigualdades de gênero e etárias.
  • D Para Marx, a estratificação social tem origem na esfera política.
  • E Para Marx, a desigualdade resulta das diferentes inserções das classes no mercado de trabalho.

Analise o fragmento a seguir.

O funcionalismo é um modelo explicativo importante nas teorias sociológicas contemporâneas e uma de suas raízes intelectuais é o conceito de função desenvolvido por Durkheim, em As Regras do Metodo Sociológico (1895). Para o sociólogo francês, os elementos que compõem a sociedade devem ser estudados a partir da identificação das suas funções, vale dizer do papel que desempenham para fazer funcionar a sociedade. Assim, por exemplo, a função _____ é codificar e sacralizar as normas sociais, ao passo que a função______ é reagir e punir as violações das normas, enquanto a função ______ é sustentar a vida material.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A da religião - da economia - do direito.
  • B do direito - da religião - da economia.
  • C do direito - da economia- da religião.
  • D da economia- do direito - da religião.
  • E da religiao - do direito - da economia.

Examine a tabela a seguir, relativa aos índices percentuais de segregação e isolamento recenseados nos Estados Unidos, na década de 1980.

Cidade Afro- americanos Irlandeses Italianos Russos
Chicago 80 35 49 64
Los Angeles 78 17 25 55
Miami 71 17 29 61
Nova York 67 43 55 49

(Fonte: U.S. Bureau of Census, Census of Population and Housing, 1980.)

Com base nos dados expostos, é correto deduzir que

  • A não é possível estabelecer se um grupo se considera mais ou menos isolado em relação a um outro grupo.
  • B os afro-americanos são o grupo que se considera mais isolado em todas as cidades listadas.
  • C os russos são um grupo que se considera menos isolado do que os italianos em Chicago.
  • D os irlandeses e os italianos se sentem igualmente isolados em Los Angeles e em Miami.
  • E os afro-americanos, depois dos latinos, são o grupo que mais se reconhece como isolado em Los Angeles.

As tribos urbanas são comunidades que compartilham gostos e comportamentos e têm sido estudadas pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, para quem o fenômeno das tribos urbanas e caracterizado por "diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este".

(MAFFESOLI, M. O Tempo das Tribos: O declinio do individualismo nas sociedades de massa. RJ: Forense, 1998, p. 70.)

As alternativas abaixo identificam corretamente caracteristicas das tribos urbanas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Proxemia, pois as tribos alimentam um sentimento de pertencimento.
  • B Fluidez, na medida em que um membro pode eventualmente se deslocar de uma tribo para outra.
  • C Rivalidade, expressa na forma de conflitos entre algumas tribos.
  • D Ativismo, praticado através de formas institucionalizadas de protesto como greves e piquetes.
  • E Singularização, pois cada membro é diferente dos que não fazem parte do seu grupo.

Ao estudar os movimentos sociais da contemporaneidade, Charles Tilly pegou emprestada do campo musical a noção de "repertório", útil para investigar a relação entre cultura e política nos processos de mobilização coletiva. Para Tilly, repertório e "o pequeno leque de maneiras de fazer política num dado período histórico. O conceito ressalta a temporalidade lenta das estruturas culturais, mas dá espaço aos agentes, pois que a lógica volátil das conjunturas políticas os obrigaria a escolhas contínuas, conforme oportunidades e ameaças cambiantes - em contextos democráticos, passeatas são mais seguras que guerrilhas; em contextos repressivos, pode bem ser o contrário".

(ALONSO, A. "Repertorio, segundo Charles " in Revista Sociologia & Antropologia, v. 2, n. 3, 2012, p. 22.)

Com base no fragmento acima, o conceito de repertório de Charles Tilly é

  • A o conjunto de estruturas organizativas institucionalizadas para expressar pleitos coletivos.
  • B o conjunto de demandas moralmente licitas para superar a discriminação e a exploração.
  • C o conjunto de formas disponíveis para os grupos disputarem os recursos e capitalizarem seus interesses.
  • D o conjunto de meios legalmente sancionados para transformar uma sociedade.
  • E o conjunto de ações políticas disponíveis para determinada sociedade em determinado momento histórico.