Questões de Émile Durkheim e os Fatos Sociais (Sociologia)

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Em uma turma de ensino médio, o professor de sociologia deseja mostrar aos alunos como a sociologia pode ser utilizada para analisar criticamente os fenômenos sociais e ajudar na compreensão de problemas do cotidiano. Para isso, ele propõe que os alunos estudem o impacto das redes sociais na formação da opinião pública e no comportamento dos indivíduos, aplicando conceitos e métodos científicos da sociologia. Com base nessa situação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Segundo Durkheim, a sociologia se diferencia de outras ciências por estudar os “fatos sociais”, que, de acordo com ele, são fenômenos internos aos indivíduos e que representam escolhas individuais.
  • B Para Durkheim, os “fatos sociais” eram coercitivos; dessa forma, os alunos podem investigar como as redes sociais influenciam o comportamento individual de forma que vai além da vontade própria dos usuários.
  • C O professor pode orientar os alunos a estudar as redes sociais como um “fato social” à maneira de Durkheim, analisando como elas exercem uma força coletiva sobre os indivíduos e influenciam seus comportamentos.
  • D A sociologia, ao se definir como uma ciência, busca compreender os fenômenos sociais de forma objetiva e sistemática, sendo, portanto, essencial que os alunos façam uma análise isenta de julgamentos pessoais ao estudar as redes sociais.

Em uma aula sobre os principais pensadores da sociologia, o professor deseja que os alunos compreendam as diferenças entre o pensamento de Karl Marx e Max Weber. Para isso, ele apresenta um debate sobre o que impulsiona as transformações sociais para Marx e para Weber e destaca a importância das ideias desses pensadores. O professor propõe uma atividade em que os alunos analisem as seguintes afirmações sobre os pensamentos de Marx e Weber; marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para Marx, a economia é a base da estrutura social; para Weber, a cultura e as ideias, como as crenças religiosas, também têm um papel fundamental na organização e mudança social.
( ) Marx vê o desenvolvimento histórico como um processo dialético impulsionado pela luta de classes; Weber enfatiza a importância dos indivíduos e de suas ações racionais para a formação e mudança das estruturas sociais.
( ) Tanto Marx quanto Weber consideram o capitalismo como um sistema de exploração, mas Weber acredita que a ética protestante foi essencial para o desenvolvimento do capitalismo ocidental; Marx considera o capitalismo uma fase necessária na evolução histórica das forças de produção.
( ) Weber concorda com Marx que as condições econômicas determinam completamente todas as outras esferas da vida social, sendo a economia o fator principal que define a cultura e a política em todas as sociedades.
( ) Marx considera o conflito entre classes como central para a transformação social; Weber analisa diferentes tipos de dominação, incluindo a dominação carismática, racional-legal e tradicional, como formas de organização social que influenciam a mudança.

A sequência está correta em

  • A V, V, F, F, V.
  • B F, F, V, V, F.
  • C F, V, V, F, V.
  • D V, F, F, V, F.

Em uma aula sobre as bases da coesão social, o professor de sociologia pretende que os alunos compreendam como a solidariedade se manifesta em diferentes tipos de sociedades, com base no conceito de Émile Durkheim sobre solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. Ele propõe uma atividade em que os alunos devem analisar dois cenários distintos: uma comunidade rural pequena e uma grande metrópole industrializada. A atividade busca fazer com que os alunos apliquem os conceitos de Durkheim para entender como cada sociedade mantém a sua coesão. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A comunidade rural pequena é um exemplo de solidariedade mecânica, onde a coesão social é mantida pela semelhança entre os indivíduos, que compartilham valores, crenças e tradições comuns.
II. Na grande metrópole industrializada, prevalece a solidariedade orgânica, pois a divisão do trabalho é complexa e os indivíduos se especializam em diferentes funções, tornando-se interdependentes para o funcionamento social.
III. Segundo Durkheim, a solidariedade mecânica é típica de sociedades tradicionais, nas quais a semelhança entre os membros é baixa, e a interdependência entre os membros é reduzida.
IV. A solidariedade orgânica depende de uma diversidade de funções e papéis sociais, o que torna as relações mais individualizadas, mas, ao mesmo tempo, reforça a dependência mútua para que a sociedade funcione de forma integrada.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A I e III.
  • B II e III.
  • C I, II e III.
  • D I, II e IV.

Em uma aula de sociologia sobre moral e anomia, o professor discute com os alunos sobre como a falta de normas e valores claros pode levar a situações de desordem social, conhecidas como anomia, conforme descrito por Émile Durkheim. Para ilustrar o conceito, ele apresenta o caso de uma cidade que passou por uma crise econômica intensa. Com o aumento do desemprego e a perda de segurança financeira, muitos moradores começaram a enfrentar problemas como o crescimento da criminalidade, o abuso de substâncias e o enfraquecimento dos laços familiares e comunitários. Com base nessa situação, sobre o conceito de moral e anomia, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Durkheim define anomia como uma condição social na qual normas e valores estão enfraquecidos ou ausentes, o que pode ocorrer em períodos de crise ou mudança social intensa.
  • B Em uma situação de anomia, o aumento da desordem social é consequência do enfraquecimento das instituições e da falta de um direcionamento normativo claro para os indivíduos.
  • C A moral, segundo Durkheim, desempenha um papel crucial na coesão social, pois estabelece normas e valores que orientam o comportamento dos indivíduos em direção ao bem comum.
  • D Em situações de anomia, segundo Durkheim, os indivíduos desfrutam de uma liberdade total para criar seus próprios valores e normas, o que fortalece a autonomia e o desenvolvimento pessoal.

Em uma atividade para o curso de sociologia, os alunos foram orientados a investigar fenômenos que influenciam o comportamento das pessoas, independentemente da vontade individual dos sujeitos. Os alunos devem observar normas, valores e regras que se impõem aos indivíduos, como o respeito às leis, às convenções sociais e costumes, analisando como essas imposições afetam a vida em sociedade. De acordo com a situação hipotética, identifique o conceito sociológico que melhor descreve o fenômeno estudado pelos alunos.

  • A Fato social.
  • B Ação social.
  • C Classe social.
  • D Relações de produção.