Questões de Desigualdade social no Brasil (Sociologia)

Limpar Busca

Em uma pesquisa escolar, os alunos estudam como as diferenças presentes na sociedade brasileira podem, em alguns casos, levar a desigualdades sociais. Para ilustrar esse tema, o professor sugere que os alunos analisem situações em que fatores como cor, gênero, classe social e região geográfica influenciam oportunidades e condições de vida das pessoas, refletindo realidades distintas entre grupos sociais. Com base nessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta.

  • A Diferenças e desigualdades são conceitos análogos, uma vez que qualquer diferença gera uma hierarquia social e impede a coexistência pacífica entre os grupos.
  • B As diferenças entre os indivíduos, como cor, gênero e religião, geram naturalmente desigualdades sociais, pois a sociedade não é capaz de lidar com a diversidade de maneira inclusiva.
  • C As desigualdades sociais surgem quando as diferenças entre grupos de pessoas se transformam em disparidades de poder, acesso e oportunidades, criando uma estrutura que favorece uns em detrimento de outros.
  • D A desigualdade social resulta principalmente das escolhas e méritos individuais, excetuada por fatores externos como classe social, cor ou gênero que podem gerar impacto significativo nas oportunidades e condições de vida das pessoas.

Durante o século XX, o debate sobre relações raciais no Brasil foi marcado por diferentes interpretações acerca da formação da identidade nacional, do mito da “democracia racial” e das estruturas de desigualdade racial no país. Enquanto alguns autores enfatizaram a ideia de uma convivência harmoniosa entre diferentes grupos raciais, outros destacaram a existência de racismo estrutural e a persistência de desigualdades sociais mesmo após a abolição da escravidão. Com base nessas interpretações sobre as relações raciais no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Alguns intelectuais defenderam que as relações raciais no Brasil são isentas de conflitos e desigualdades, enfatizando uma convivência totalmente harmônica e integrada entre os diferentes grupos étnicos.
  • B Houve estudiosos que consideraram o racismo como um problema menor no Brasil, resolvido pela abolição da escravidão e pela miscigenação, acreditando que a sociedade brasileira estava livre de preconceitos estruturais.
  • C Alguns estudiosos do pensamento social brasileiro argumentaram que as relações raciais no Brasil eram essencialmente segregacionistas, comparáveis aos conflitos raciais nos Estados Unidos, com divisão explícita entre os grupos.
  • D Autores críticos do mito da “democracia racial” afirmaram que ele encobria as desigualdades e o preconceito racial presentes na sociedade brasileira, destacando que a abolição da escravidão não eliminou a marginalização social dos negros.

Considerando que Octavio Ianni e Florestan Fernandes são dois dos mais influentes sociólogos brasileiros, com contribuições significativas para o pensamento social brasileiro, e que ambos foram pioneiros em aplicar uma abordagem crítica e científica à sociologia no Brasil, assinale a afirmativa correta.

  • A Eles defendiam que a sociedade brasileira era livre de conflitos raciais e que a integração entre as raças havia ocorrido de forma harmoniosa e igualitária ao longo da história.
  • B A contribuição deles para a sociologia brasileira foi limitada ao estudo das questões econômicas, sem abordar temas relacionados à educação e ao papel do racismo nas desigualdades sociais.
  • C Eles focaram seus estudos apenas na análise de teorias sociológicas estrangeiras, sem abordar a realidade brasileira, por considerarem que as questões sociais do país não eram relevantes para a sociologia.
  • D Octavio Ianni foi discípulo de Florestan Fernandes e se destacou por suas análises sobre a estrutura de classes no Brasil e o impacto do imperialismo; Florestan Fernandes foi pioneiro no estudo das relações raciais e das desigualdades sociais, defendendo uma sociologia crítica e engajada.

Durante o século XX, a sociologia no Brasil passou por um processo de consolidação, influenciada por contextos políticos, econômicos e sociais específicos do país. Inicialmente, a disciplina se dedicou a estudar temas como a identidade nacional, a diversidade cultural e a desigualdade social, contando com a contribuição de diversos intelectuais brasileiros. Instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Joaquim Nabuco, foram fundamentais para o desenvolvimento e a institucionalização da sociologia no Brasil. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir.

I. A fundação da Universidade de São Paulo (USP), em 1934, foi um marco importante para a sociologia no Brasil, pois trouxe professores estrangeiros e incentivou a formação de pesquisadores brasileiros dedicados ao estudo das questões sociais do país.
II. Gilberto Freyre, com sua obra “Casa-Grande & Senzala”, contribuiu para a compreensão das relações raciais e culturais no Brasil, influenciando o campo sociológico com suas análises sobre a formação da sociedade brasileira.
III. Na primeira metade do século XX, a sociologia no Brasil se dedicava exclusivamente ao estudo das tradições europeias, sem incorporar temas locais ou abordar a realidade social brasileira.
IV. Florestan Fernandes foi um dos principais sociólogos brasileiros, conhecido por suas pesquisas sobre as relações raciais e pela defesa de uma sociologia crítica e comprometida com a transformação social.
V. A institucionalização da sociologia no Brasil foi um processo linear e sem interferências externas, sendo aceita amplamente desde o início por todos os setores da sociedade.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A I, II e IV.
  • B I, III e V.
  • C II, IV e V.
  • D III, IV e V.

Observe a imagem a seguir:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Várias análises podem ser elaboradas com base na imagem. No entanto, um tema se torna central e pode ser compreendido como a(o,as)

  • A disputa por territórios na região urbana de países desenvolvidos.
  • B desigualdade arquitetônica das grandes metrópoles no mundo.
  • C aumento da população provocada pela equidade socioeconômica.
  • D diferenças socioeconômicas entre as classes sociais de um país.
  • E crescimento dos territórios habitáveis e utilizados pela população.