Prova da Prefeitura de São Miguel do Oeste - Diretoria de Ensino de Andradina SP Agente de Organização Escolar - AMEOSC (2024) - Questões Comentadas

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Analise a frase a seguir e identifique a afirmação CORRETA:

"Para garantir uma educação de qualidade QUE prepare os alunos para os desafios do futuro e promova uma inclusão efetiva, precisam-se de investimentos contínuos em formação de professores, atualização de currículos e melhoria das infraestruturas escolares, assim como de um compromisso firme das políticas públicas para assegurar QUE todos esses alunos tenham acesso a recursos adequados e oportunidades de aprendizado." 

  • A A ênclise em "precisam-se de investimentos contínuos em formação de professores" está CORRETA uma vez que não se inicia oração com pronome oblíquo.
  • B O trecho "...precisam-se de investimentos contínuos em formação de professores" está de acordo com as regras de concordância verbal.
  • C As duas palavras em destaque na frase são respectivamente pronome relativo e conjunção integrante.
  • D Em "...para assegurar que todos esses alunos tenham acesso a recursos adequados e oportunidades de aprendizado", o pronome demonstrativo "esses" foi empregado incorretamente.

Acerca da frase "À medida que os alunos desenvolvem suas habilidades de escrita, é imprescindível que os professores entreguem-lhes o feedback construtivo necessário para aprimorar a produção textual e promover um aprendizado mais eficaz", analise as afirmações que seguem e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) A crase está presente na frase pela presença da locucação conjuntiva.


(__) A forma verbal "entreguem", quanto à regência verbal, é transitiva direta e indireta.


(__) A oração "que os professores entreguem-lhes o feedback construtivo necessário para aprimorar a produção textual" é subordinada substantiva predicativa.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F, V, V.
  • B V, V, V.
  • C V, V, F.
  • D V, F, V.

O Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um dispositivo fundamental que trata dos direitos relacionados à educação das crianças e dos adolescentes no Brasil. Este artigo garante que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação de qualidade e define uma série de direitos específicos que devem ser assegurados para que esse direito seja efetivo.

Segundo esse artigo, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

  • A igualdade de condições de qualidade e formação para o trabalho e vida acadêmica; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de participar dos órgãos colegiados dentro a instituição; e acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se o transporte escolar de forma a respeitar o acesso e permanência na escola.
  • B igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; direito de organização e participação em entidades estudantis; e acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
  • C igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de participar dos órgãos colegiados dentro a instituição; e acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
  • D igualdade de condições para a avanço de seus estudos e vida acadêmica; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de participar dos órgãos colegiados dentro a instituição; e acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se o transporte escolar de forma a respeitar o acesso e permanencia na escola.

Fonética e Fonologia são dois ramos da Linguística que estudam os sons da fala, mas cada um com enfoques diferentes. Em relação a essa temática, analise as afirmações que seguem:


I. Fonema: É a menor unidade de som que pode diferenciar o significado de palavras em uma língua. Por exemplo, em português, os sons /p/ e /b/ são fonemas diferentes, pois distinguem palavras como "pato" e "bato".


II. A Fonética é abstrata e funcional, lidando com o sistema de sons de uma língua e as regras que determinam como esses sons interagem para transmitir significado.


III. A fonologia também estuda as estruturas silábicas, como as sílabas se organizam dentro das palavras, e os padrões de acentuação e entonação que afetam a comunicação.


Está CORRETO o que se afirma em: 

  • A I e III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D I e II, apenas.

Analise a frase a seguir:


"Ao buscar uma solução para os desafios enfrentados na educação, é essencial que os educadores explorem o conteúdo de maneira abrangente, considerando que a única saída pode não ser encontrada até que se avaliem todas as possibilidades, e que não devemos nos limitar a uma abordagem só."


Em relação às palavras acentuadas da frase, assinale a alternativa com a justificativa CORRETA: 

  • A até - acentuam-se as óxitonas terminadas em "E"
  • B só - acentuam-se as óxitonas terminadas em "O"
  • C conteúdo e saída: acentuam-se o "i" e "u" átonos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
  • D única - acentuam-se as paróxitonas terminadas em "A"