Prova do CRM-MT - Advogado - IDIB (2020) - Questões Comentadas

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No Brasil, os alunos com melhores condições financeiras concluem o ensino médio na escola pública tendo aprendido o adequado em língua portuguesa, mas entre os mais pobres o mesmo não se registra. A proporção é de 83% para o primeiro grupo e de 17% para o segundo”. Os dados apresentados no início do TEXTO I indicam que

  • A não há relação entre a aprendizagem e as condições financeiras dos estudantes.
  • B há uma relação direta entre a questão socioeconômica e o nível de aprendizagem dos estudantes.
  • C as diferenças dos níveis de aprendizagem podem ser amenizadas com reforço escolar complementar.
  • D os alunos de escola particular apresentam um nível de aprendizagem mais adequado que os alunos da escola pública.

Ao observar todas as características do TEXTO I, “Educação e desigualdade”, é correto afirmar que o mesmo pode ser classificado como

  • A um editorial.
  • B uma carta aberta.
  • C uma resenha crítica.
  • D uma crônica argumentativa.

Em “...enquanto destacam-se como polo positivo uma Constituição moderna, sintonizada com demandas do cidadão, embora carecendo ser mais aplicada do que usada como componente retórico,...”, a expressão destacada significa

  • A carta magna.
  • B instrumento legal.
  • C recurso argumentativo.
  • D argumento negacionista.

Na oração “Quando se avaliam os dados sobre matemática, chega-se a um cenário mais desnivelado e preocupante:...”, a vírgula foi empregada para separar

  • A orações subordinadas adjetivas explicativas.
  • B um adjunto adverbial antecipado ou intercalado entre o discurso.
  • C orações coordenadas sindéticas iniciadas pelas conjunções conclusivas.
  • D uma oração adverbial, sobretudo por esta se antepor à oração principal.

Em “...enquanto destacam-se como polo positivo uma Constituição moderna, sintonizada com demandas do cidadão, embora carecendo ser mais aplicada do que usada como componente retórico,...” a oração iniciada pela conjunção “embora” é classificada como

  • A coordenada sindética explicativa.
  • B coordenada sindética adversativa.
  • C subordinada adverbial concessiva.
  • D subordinada adverbial conformativa.