Questões comentadas de Concursos para Técnico Superior Especializado - Serviço Social

Limpar Busca

“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular...”; esse segmento (texto 1) mostra uma forma de voz passiva - “são direcionados” - sem que haja menção do agente dessa ação.

O pensamento abaixo em que há uma forma de voz passiva com a indicação do agente é:

  • A “A natureza só é comandada se é obedecida”;
  • B “Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido”;
  • C “O mundo será julgado pelas crianças. O espírito da infância julgará o mundo”;
  • D “Existe alguma religião cujos fiéis possam ser apontados como nitidamente mais amáveis e dignos de confiança do que os de qualquer outra?”;
  • E “A sabedoria não pode ser transmitida. A sabedoria que um sábio tenta transmitir soa mais como loucura”.

De acordo com o Estatuto do Idoso, a prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:


I. reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde;

II. cadastramento da população idosa em base nacional;

III. pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social nos hospitais de urgência e emergência.


Está(ão) correto(s) o(s) item(ns

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente I e III;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

“É uma avaliação cruel, que prioriza a inteligência da decoreba ao invés da inteligência criativa”.

Nesse segmento do texto 1, há a correta utilização da expressão “ao invés de”, que é muitas vezes confundida com “em vez de”.

A frase abaixo em que se deveria empregar “em vez de” em lugar de “ao invés de” é:

  • A O pai decidiu matricular o filho numa escola pública ao invés de uma privada;
  • B Não é de hoje que as escolas brasileiras preferem o retrocesso ao invés do progresso;
  • C Muitos professores dão destaque à teoria ao invés de priorizar a prática;
  • D Os livros didáticos utilizam imagens ao invés de textos;
  • E As escolas utilizam processos de avaliação rápidos ao invés de processos mais lentos e mais eficientes.

“Os modelos pedagógicos de nossas escolas ainda são muito mais direcionados ao ensino teórico para passar no funil do vestibular, obrigando os alunos a decorar fórmulas matemáticas...”; o gerúndio “obrigando” (texto 1) poderia ser adequadamente substituído pela seguinte forma desenvolvida:

  • A e obrigam;
  • B e para obrigar;
  • C mesmo que obriguem;
  • D quando obrigam;
  • E à medida que obrigam.

A finalidade principal do texto 2 é:

  • A indicar a sofisticação dos produtos da loja por meio de uma linguagem formal;
  • B mostrar a preocupação da loja com o que o cliente veste;
  • C demonstrar a informalidade no atendimento;
  • D produzir proximidade social entre loja e cliente;
  • E destacar o fácil acesso do cliente à loja.