Questões comentadas de Concursos para Psicopedagogo Aplicação em 05/04/2025

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Leia a situação hipotética abaixo.

Uma escola de educação básica implementou oficinas psicopedagógicas voltadas para a inclusão de crianças com diferentes necessidades educacionais. Durante a aplicação desses workshops, alguns alunos demonstraram insegurança na interação em grupo, gerando certo isolamento. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia psicopedagógica para fortalecer o vínculo socioafetivo e favorecer a participação coletiva.

  • A Promover a criação de subgrupos para exercícios de autoexpressão artística, incentivando a confiança mútua.
  • B Registrar a interação do grupo por meio de planilhas de frequência, considerando apenas a presença como principal indicador de engajamento.
  • C Implementar espaços de escuta psicopedagógica e atendimento individualizado, a fim de conhecer as particularidades de cada criança.
  • D Aplicar técnicas de intervenção que valorizem a autorregulação emocional, estimulando cada aluno a expressar suas demandas e a acolher o grupo.

Alicia Fernández, (1994), enfatiza a relevância dos fatores afetivos no processo emocional de aprendizagem. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. O conceito de “inteligência aprisionada” destaca a influência das vivências emocionais na forma como o aluno se relaciona com o conhecimento, podendo gerar bloqueios ou nervosismo durante a aprendizagem.

II. A superação de dificuldades de aprendizagem depende prioritariamente de estratégias mecânicas de estudo, prescindindo de análise afetiva ou emocional.

III. Bloqueios cognitivos podem estar relacionados a experiências emocionais negativas, levando o sujeito a resistir a conteúdos que despertem insegurança.

IV. A proposta de Fernández prioriza a avaliação psicométrica como pilar fundamental da intervenção, relegando os fatores socioafetivos para um segundo plano.

V. A análise do desejo, das relações familiares e das emoções constitui parte essencial da compreensão integral do percurso de aprendizagem de cada sujeito.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e IV apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I e V apenas.
  • D II e V apenas.

A avaliação psicopedagógica institucional tem por objetivo identificar fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem no contexto coletivo. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

I. Contempla elementos cognitivos e emocionais, envolvendo diferentes setores da escola na coleta de dados.
II. Restringir-se a mapear apenas o perfil de liderança, sem aprofundar a participação de docentes e discentes.
III. Prioriza a aplicação pontual de questionários rápidos, sem aprofundar a escuta de docentes e alunos, resultando em uma análise restrita.
IV. Permite planejar intervenções sistêmicas, contemplando aspectos cognitivos, afetivos e socioculturais da comunidade escolar.
V. Prioriza os relatórios quantitativos de desempenho escolar dispensando o apoio de especialistas de diferentes áreas no contexto institucional.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e IV apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C I, III e V apenas.
  • D I, II e III apenas.

O atendimento do psicopedagogo a crianças com necessidades educacionais especiais exige conhecimento integrado dos aspectos legais, pedagógicos e emocionais, bem como estratégias inclusivas que garantem o pleno desenvolvimento desses alunos. Nesse contexto, a ação do psicopedagogo na prática inclusiva, é:

I. Criar estratégias de avaliação elaborando adaptações e flexibilizações que respeitem a singularidade dos estudantes com necessidades educacionais especiais.

II. Oferecer orientações específicas às famílias, contemplando estratégias de acompanhamento escolar em casa, limitando a adaptação curricular em casos específicos de deficiência física.

III. Fomentar o uso de tecnologias assistivas como, softwares de voz, plataformas interativas, pranchas de comunicação alternativas, para potencializar a participação de cada aluno.

IV. Realizar formações continuadas junto à equipe docente, garantindo o uso de metodologias inclusivas, mantendo a avaliação final sem adaptações usando critérios unificados de correção.

V. Estimular a atuação conjunta de profissionais de diferentes áreas, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, criando um plano de atendimento multidisciplinar.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A II, IV e V apenas.
  • B III, IV e V apenas.
  • C I, III e V apenas.
  • D I, II e III apenas.

A prática do psicopedagogo na compreensão dos processos de aprendizagem está diretamente relacionada a conceitos epistemológicos que norteiam tanto a construção do conhecimento quanto a uma intervenção educativa. Em relação à epistemologia e sua influência na atuação psicopedagógica, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O conhecimento emerge, em grande parte, da ação ativa do sujeito no ambiente, implicando reorganizações constantes de esquemas cognitivos.

( ) A construção do saber depende principalmente de processos inatos, superando a influência do meio social, da interação com pares e do contexto cultural.

( ) As etapas de assimilação e acomodação exigem que o aprendiz integre novas informações a partir de hipóteses e correções progressivas, reforçando a construção de sentido.

( ) O contexto histórico-cultural do indivíduo é fundamental para a estruturação dos esquemas mentais, mas não gera alterações significativas na maturação neurológica , de modo que uma intervenção psicopedagógica deve concentrar-se prioritariamente em fatores biológicos.

( ) O psicopedagogo deve valorizar a experiência prévia e a subjetividade do aluno, desenvolvendo estratégias de mediação que estimulem a reflexão, autonomia e a autorregulação.


A sequência CORRETA de cima para baixo é:

  • A V- F- V- F- V.
  • B V- V- V- F- F.
  • C V- V- F- V- F.
  • D F- V- F- V- V.