Questões de Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento (Pedagogia)

Limpar Busca

A prática do psicopedagogo na compreensão dos processos de aprendizagem está diretamente relacionada a conceitos epistemológicos que norteiam tanto a construção do conhecimento quanto a uma intervenção educativa. Em relação à epistemologia e sua influência na atuação psicopedagógica, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O conhecimento emerge, em grande parte, da ação ativa do sujeito no ambiente, implicando reorganizações constantes de esquemas cognitivos.

( ) A construção do saber depende principalmente de processos inatos, superando a influência do meio social, da interação com pares e do contexto cultural.

( ) As etapas de assimilação e acomodação exigem que o aprendiz integre novas informações a partir de hipóteses e correções progressivas, reforçando a construção de sentido.

( ) O contexto histórico-cultural do indivíduo é fundamental para a estruturação dos esquemas mentais, mas não gera alterações significativas na maturação neurológica , de modo que uma intervenção psicopedagógica deve concentrar-se prioritariamente em fatores biológicos.

( ) O psicopedagogo deve valorizar a experiência prévia e a subjetividade do aluno, desenvolvendo estratégias de mediação que estimulem a reflexão, autonomia e a autorregulação.


A sequência CORRETA de cima para baixo é:

  • A V- F- V- F- V.
  • B V- V- V- F- F.
  • C V- V- F- V- F.
  • D F- V- F- V- V.

De acordo com o texto, qual é o papel da educação no processo de desenvolvimento humano?

  • A A educação nos torna iguais.
  • B A educação nos impede de mudar.
  • C A educação nos ajuda a mudar e a construir novos mundos.
  • D A educação é inútil para o desenvolvimento humano.

O Positivismo foi uma corrente filosófica que defendia a ciência como a única fonte de conhecimentos verdadeiros. Era seu defensor, considerado o “Pai do Positivismo”, de maneira correta:

  • A Karl Marx.
  • B Antonio Gramsci.
  • C Magda Soares
  • D Auguste Comte.
  • E Freud.

Do ponto de vista epistemológico, a didática se preocupa em compreender como o conhecimento é construído e como deve ser transmitido de forma eficaz. Assim, a didática orienta o trabalho docente a partir de uma base teórica, que ajuda o professor a entender e planejar suas práticas pedagógicas de forma mais consciente e fundamentada. Ela também é considerada a arte e ciência do ensino. Diante do exposto, Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A didática visa apenas o conhecimento por conhecimento.
(__) O professor deve garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem.
(__) A aprendizagem organizada é espontânea e surge da interação natural com o ambiente.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

  • A F, V, F.
  • B V, F, F.
  • C F, F, V.
  • D V, V, V.

Jorge Visca é um dos grandes nomes da psicopedagogia, descrevendo o indivíduo como um sujeito que aprende de maneiras, tornando o entendimento sobre aprendizagem o objeto central de seus estudos. A Epistemologia Convergente, desenvolvida por Jorge Visca, integra diferentes abordagens para compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem. Qual é a função dessa epistemologia na prática psicopedagógica?

  • A A Epistemologia Convergente ignora as influências do contexto social no desenvolvimento do sujeito, focando apenas no processo individual.
  • B A Epistemologia Convergente utiliza exclusivamente testes e provas operatórias de Piaget para avaliação de dificuldades.
  • C A Epistemologia Convergente busca entender o sujeito a partir da integração de aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
  • D A Epistemologia Convergente se foca exclusivamente em aspectos psicanalíticos para analisar dificuldades de aprendizagem.