Questões de Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento (Pedagogia)

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A prática do psicopedagogo na compreensão dos processos de aprendizagem está diretamente relacionada a conceitos epistemológicos que norteiam tanto a construção do conhecimento quanto a uma intervenção educativa. Em relação à epistemologia e sua influência na atuação psicopedagógica, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O conhecimento emerge, em grande parte, da ação ativa do sujeito no ambiente, implicando reorganizações constantes de esquemas cognitivos.

( ) A construção do saber depende principalmente de processos inatos, superando a influência do meio social, da interação com pares e do contexto cultural.

( ) As etapas de assimilação e acomodação exigem que o aprendiz integre novas informações a partir de hipóteses e correções progressivas, reforçando a construção de sentido.

( ) O contexto histórico-cultural do indivíduo é fundamental para a estruturação dos esquemas mentais, mas não gera alterações significativas na maturação neurológica , de modo que uma intervenção psicopedagógica deve concentrar-se prioritariamente em fatores biológicos.

( ) O psicopedagogo deve valorizar a experiência prévia e a subjetividade do aluno, desenvolvendo estratégias de mediação que estimulem a reflexão, autonomia e a autorregulação.


A sequência CORRETA de cima para baixo é:

  • A V- F- V- F- V.
  • B V- V- V- F- F.
  • C V- V- F- V- F.
  • D F- V- F- V- V.

De acordo com o texto, qual é o papel da educação no processo de desenvolvimento humano?

  • A A educação nos torna iguais.
  • B A educação nos impede de mudar.
  • C A educação nos ajuda a mudar e a construir novos mundos.
  • D A educação é inútil para o desenvolvimento humano.

Assinale a opção que indica a vertente filosófica que influenciou o pensamento do educador Anísio Teixeira, patrono da Escola Pública Brasileira.

  • A Pragmatismo.
  • B Positivismo.
  • C Socialismo.
  • D Existencialismo.
  • E Materialismo.

Quanto à influência dos fundamentos da Filosofia da Educação na formação dos profissionais que atuam na escola, é importante destacar que, graças a essa área do conhecimento,

I. abre-se a possibilidade de compreender de forma crítica a realidade, o que certamente constitui uma condição fundamental do ser professor;
II. supera-se a perspectiva do senso comum, da opinião, do dogma religioso, da experiência cega e representa a contribuição para uma prática reflexiva e competente, que pode ser dada pela filosofia da educação;
III. potencializa a formação do professor para a leitura crítica e analítica do discurso educacional e das próprias teorias educacionais, como também na abertura para a crítica, para a dúvida, para a negação do estabelecido.

Completa(m) corretamente o enunciado o(s) item(ns)

  • A I, II e III.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I e III, apenas.

Em relação aos problemas de construção do conhecimento científico, julgue o item subsequente.


A teoria é uma explicação generalizada que esclarece um aspecto da natureza e baseia-se em evidências, enquanto a empiria representa o conhecimento obtido a partir da experiência sensorial e é fundamental à comprovação e à validação da teoria.

  • Certo
  • Errado