A prática do psicopedagogo na compreensão dos processos de aprendizagem está diretamente relacionada a conceitos epistemológicos que norteiam tanto a construção do conhecimento quanto a uma intervenção educativa. Em relação à epistemologia e sua influência na atuação psicopedagógica, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O conhecimento emerge, em grande parte, da ação ativa do sujeito no ambiente, implicando reorganizações constantes de esquemas cognitivos.
( ) A construção do saber depende principalmente de processos inatos, superando a influência do meio social, da interação com pares e do contexto cultural.
( ) As etapas de assimilação e acomodação exigem que o aprendiz integre novas informações a partir de hipóteses e correções progressivas, reforçando a construção de sentido.
( ) O contexto histórico-cultural do indivíduo é fundamental para a estruturação dos esquemas mentais, mas não gera alterações significativas na maturação neurológica , de modo que uma intervenção psicopedagógica deve concentrar-se prioritariamente em fatores biológicos.
( ) O psicopedagogo deve valorizar a experiência prévia e a subjetividade do aluno, desenvolvendo estratégias de mediação que estimulem a reflexão, autonomia e a autorregulação.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
- A V- F- V- F- V.
- B V- V- V- F- F.
- C V- V- F- V- F.
- D F- V- F- V- V.