Questões comentadas de Concursos para Professor Ensino Fundamental II Educação Física (200 H/A)

Limpar Busca

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), as instituições de ensino e esportivas têm responsabilidades importantes na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Em uma escola, se um educador físico identifica sinais de maus-tratos em um aluno, qual deve ser sua conduta, conforme as orientações do ECA?

  • A Comunicar imediatamente o fato ao Conselho Tutelar para que medidas de proteção sejam providenciadas.
  • B Notificar os responsáveis legais da criança ou adolescente para que possam intervir na situação.
  • C Apenas observar a situação para garantir que não haja qualquer exagero nos relatos do aluno.
  • D Pedir ao aluno para explicar em detalhes a situação, garantindo que ele não está inventando.

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDB), a educação básica deve ser estruturada de forma a atender às especificidades dos alunos e promover seu desenvolvimento integral. No caso da Educação Física, como essa disciplina deve ser orientada para atender aos princípios da LDB?

  • A Enfatizar o treinamento de habilidades esportivas específicas, preparando os alunos para competições interescolares.
  • B Focar exclusivamente no desenvolvimento da aptidão física, deixando de lado o desenvolvimento social e emocional.
  • C Proporcionar atividades que desenvolvam a cidadania e o trabalho em equipe, além do aspecto físico.
  • D Organizar a Educação Física apenas para os alunos com aptidão física, visando resultados de desempenho.

O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014, estabelece metas para a melhoria da educação no Brasil. Considerando o papel da Educação Física no contexto do PNE, qual das metas a seguir reflete um dos objetivos do plano em relação à educação básica?

  • A Implementar exclusivamente atividades de rendimento nas escolas, para promover o esporte competitivo.
  • B Garantir que todos os alunos tenham acesso à educação integral, incluindo a Educação Física como componente curricular obrigatório.
  • C Priorizar o ensino de modalidades esportivas que tenham visibilidade nacional, como futebol e voleibol.
  • D Limitar as atividades de Educação Física aos alunos com habilidades avançadas, para otimizar os recursos disponíveis.

Paulo Freire é um dos principais autores em educação e sua teoria crítica destaca a importância do processo educativo para a emancipação dos indivíduos. De acordo com a abordagem Freireana, como o educador físico pode aplicar seus princípios no contexto das aulas de Educação Física?

  • A Promovendo atividades que valorizem o diálogo, a cooperação e a construção coletiva de conhecimentos.
  • B Incentivando a competição entre os alunos para que superem seus limites individuais e se tornem melhores atletas.
  • C Enfatizando a reprodução de técnicas esportivas para que todos os alunos alcancem um nível técnico elevado.
  • D Seguindo rigorosamente um plano de ensino padronizado para que todos os alunos tenham os mesmos resultados.

A Gestão Escolar envolve o planejamento, a coordenação e a avaliação de diversas práticas pedagógicas e administrativas, visando ao desenvolvimento integral dos alunos e à construção de um ambiente educacional inclusivo e participativo. Sendo assim, complete corretamente as lacunas a seguir.
No contexto da Educação Física Escolar, é fundamental que os gestores incentivem práticas que valorizem tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar dos estudantes. Nesse sentido, uma gestão eficaz deve priorizar ___________ (1) para garantir o acesso a atividades esportivas a todos os alunos, e promover _____________ (2) para fortalecer o compromisso com a ética e o respeito no ambiente escolar.

  • A (1) a formação continuada dos professores / (2) a competição esportiva intensiva.
  • B (1) o desempenho físico como critério de participação / (2) o uso de práticas de exclusão para melhor rendimento.
  • C (1) a formação de equipes escolares de alto rendimento / (2) o incentivo a medalhas e troféus para os melhores atletas.
  • D (1) a inclusão de todos os alunos em atividades físicas / (2) a construção de valores sociais e éticos.