Questões de Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física (Educação Física)

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A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho. Dispositivos da PNH é um arranjo de elementos, que podem ser concretos (ex.: uma reforma arquitetônica, uma decoração, um manual de instruções) e/ou imateriais (ex.: conceitos, valores, atitudes) mediante o qual se faz funcionar, se catalisa ou se potencializa um processo. Na PNH, foram desenvolvidos vários dispositivos que são acionados nas práticas de produção de saúde, envolvendo coletivos e visando promover mudanças nos modelos de atenção e de gestão. Assim, analise as afirmativas a respeito destes dispositivos e assinale a alternativa correta:

I - O acolhimento com Classificação de Risco é um dispositivo previsto no PNH.
II - O Sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde: gerência de “porta aberta”; ouvidorias; grupos focais e pesquisas de satisfação são dispositivos previsto no PNH.
III - Visita Aberta e Direito à acompanhante é um dispositivo previsto no PNH.
IV - Projeto Terapêutico Singular e Projeto de Saúde Coletiva são dispositivos previsto no PNH.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno maior de:

  • A 18 anos de idade.
  • B 20 anos de idade.
  • C 25 anos de idade.
  • D 30 anos de idade.
  • E 35 anos de idade.

A prática esportiva na escola e na comunidade é fundamental para o desenvolvimento físico, social e emocional dos indivíduos. Políticas públicas e estratégias pedagógicas são utilizadas para incentivar a adesão à prática esportiva em diferentes contextos.
Sobre a promoção do esporte na escola e na comunidade, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Programas esportivos comunitários devem priorizar exclusivamente modalidades competitivas, pois estimulam maior adesão dos participantes e o desenvolvimento de talentos.
  • B A oferta de modalidades esportivas diversificadas nas escolas contribui para ampliar o interesse dos alunos e respeitar as preferências individuais, favorecendo a inclusão.
  • C A integração entre escolas e projetos comunitários é uma estratégia eficaz para democratizar o acesso à prática esportiva, utilizando espaços públicos de maneira compartilhada.
  • D A prática esportiva escolar deve ser orientada por professores qualificados, que promovam a formação integral dos alunos e respeitem suas limitações e potencialidades.
  • E Eventos esportivos na escola e na comunidade, como torneios e festivais, são importantes para promover o engajamento social e estimular a prática regular de atividades físicas.

O profissional de Educação Física desempenha um papel importante no trabalho comunitário, contribuindo para o fortalecimento de vínculos sociais, a inclusão e a promoção do bem-estar físico e mental por meio de ações intersetoriais. Essas ações são fundamentais em serviços socioassistenciais que abrangem programas voltados para a população em situação de vulnerabilidade. Com base na Lei nº 6.433/2024, que dispõe sobre as Políticas de Assistência Social no município de Tangará da Serra/MT, é um objetivo dessa Política:

  • A Centralidade nas políticas para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos, tendo como base suas instituições como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
  • B Primazia da responsabilidade do ente político na condução da Política de Assistência Social em cada esfera de governo.
  • C A defesa de direitos, que visa garantir o acesso parcial aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais, com base na equidade.
  • D A vigilância socioassistencial, que visa analisar exclusivamente a capacidade alimentar das famílias e, nela, a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos.

As teorias pedagógicas e filosóficas aplicadas à Educação Física desempenham um papel central no direcionamento de sua prática, com reflexos nos objetivos educacionais e na abordagem metodológica.
Com base nessas influências, assinale a alternativa INCORRETA sobre as bases filosóficas e pedagógicas da Educação Física.

  • A A concepção construtivista na Educação Física valoriza o aprendizado ativo, no qual o aluno é protagonista na construção do conhecimento corporal.
  • B A abordagem tecnicista na Educação Física prioriza a repetição de gestos motores e habilidades específicas, com foco no rendimento esportivo e na performance.
  • C A perspectiva fenomenológica na Educação Física considera o corpo como um meio de expressão e vivência, enfatizando a relação entre movimento e subjetividade.
  • D A abordagem sociocultural na Educação Física rejeita totalmente o ensino de esportes tradicionais, propondo exclusivamente práticas corporais alternativas.
  • E A perspectiva humanista busca promover o desenvolvimento integral do aluno, considerando aspectos físicos, emocionais e sociais de forma equilibrada.