Questões de Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho. Dispositivos da PNH é um arranjo de elementos, que podem ser concretos (ex.: uma reforma arquitetônica, uma decoração, um manual de instruções) e/ou imateriais (ex.: conceitos, valores, atitudes) mediante o qual se faz funcionar, se catalisa ou se potencializa um processo. Na PNH, foram desenvolvidos vários dispositivos que são acionados nas práticas de produção de saúde, envolvendo coletivos e visando promover mudanças nos modelos de atenção e de gestão. Assim, analise as afirmativas a respeito destes dispositivos e assinale a alternativa correta:

I - O acolhimento com Classificação de Risco é um dispositivo previsto no PNH.
II - O Sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde: gerência de “porta aberta”; ouvidorias; grupos focais e pesquisas de satisfação são dispositivos previsto no PNH.
III - Visita Aberta e Direito à acompanhante é um dispositivo previsto no PNH.
IV - Projeto Terapêutico Singular e Projeto de Saúde Coletiva são dispositivos previsto no PNH.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

Em relação aos marcos históricos da educação física no Brasil, julgue o item que se segue.


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional promulgada em 1961 pelo presidente João Goulart foi a primeira norma jurídica brasileira a estabelecer a obrigatoriedade da oferta de educação física nas escolas. 

  • Certo
  • Errado

Com o crescimento da Educação a Distância, especialmente em tempos de pandemia, a Educação Física também teve que se adaptar a esse modelo de ensino. Qual dos desafios a seguir é mais relevante para o ensino de Educação Física na modalidade EAD?

  • A A dificuldade de acesso à internet, limitando a participação dos alunos em atividades teóricas e práticas.
  • B A falta de conteúdo teórico na disciplina, que exige exclusivamente atividades práticas.
  • C O alto custo de implementação de plataformas online, tornando a EAD financeiramente inviável.
  • D A necessidade de especialização em esportes de alto rendimento, que não pode ser alcançada em ambiente online.

A Gestão Escolar envolve o planejamento, a coordenação e a avaliação de diversas práticas pedagógicas e administrativas, visando ao desenvolvimento integral dos alunos e à construção de um ambiente educacional inclusivo e participativo. Sendo assim, complete corretamente as lacunas a seguir.
No contexto da Educação Física Escolar, é fundamental que os gestores incentivem práticas que valorizem tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar dos estudantes. Nesse sentido, uma gestão eficaz deve priorizar ___________ (1) para garantir o acesso a atividades esportivas a todos os alunos, e promover _____________ (2) para fortalecer o compromisso com a ética e o respeito no ambiente escolar.

  • A (1) a formação continuada dos professores / (2) a competição esportiva intensiva.
  • B (1) o desempenho físico como critério de participação / (2) o uso de práticas de exclusão para melhor rendimento.
  • C (1) a formação de equipes escolares de alto rendimento / (2) o incentivo a medalhas e troféus para os melhores atletas.
  • D (1) a inclusão de todos os alunos em atividades físicas / (2) a construção de valores sociais e éticos.

Pela pedagogia crítico-superadora, o ensino do futebol deve acontecer provocando a percepção sobre as dimensões sociais do esporte, apresentando para a turma de estudantes que existem relações entre

  • A esporte de rendimento, esporte educacional e instituições esportivas locais e globais.
  • B poder econômico, poder esportivo e uso de atletas na busca do máximo de lucros.
  • C mundialização do capital, internacionalização do esporte e indústria do consumo.
  • D expansão do mercado esportivo, privilégios econômicos, sociais e de gêneros.