Questões de Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física (Educação Física)

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A Educação Física é uma disciplina que, necessariamente, se utiliza do corpo e, como consequência, do movimento. Assim, ela busca a integração dos alunos, ou seja, a inclusão da cultura corporal do movimento baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) nas aulas de Educação Física. Diante disso, nos PCN constam que a Cultura Corporal do Movimento abrange cinco componentes, que são

  • A o Jogo, o Esporte, a Cultura, a Rítmica e a Luta.
  • B o Jogo, o Esporte, a Dança, a Ginástica e a Luta.
  • C o Jogo, o Movimento, a Natação, o Lazer e a Luta.
  • D o Jogo, o Movimento, a Natação, a Ginástica e a Luta.
Um exemplo de política pública de educação física e lazer é a academia ao ar livre. Sobre a academia ao ar livre, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A A academia ao ar livre é uma estratégia de promoção da atividade física que visa atender, principalmente, à população adulta, oferecendo equipamentos de fácil acesso e utilização.
  • B A academia ao ar livre, geralmente instalada em espaços públicos, tem como objetivo promover a prática regular de exercícios físicos, contribuindo para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
  • C A academia ao ar livre, por ser um equipamento público, não requer orientação de profissionais de educação física, uma vez que os usuários podem facilmente utilizar os equipamentos de forma autônoma.
  • D Os equipamentos da academia ao ar livre são projetados para promover exercícios de força e resistência muscular, sendo adaptados para atender diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento físico.

Tendo em vista que as práticas corporais de aventura constituem uma das unidades temáticas referenciadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a opção correspondente a uma habilidade a ser desenvolvida sob o escopo da referida unidade temática.

  • A Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
  • B Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • C Experimentar e fruir diferentes práticas corporais, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
  • D Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.
  • E Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

Considerando as competências específicas da educação física para o ensino fundamental, julgue os itens seguintes.

I Não obstante a educação física apresentar uma relação muito próxima com a área da saúde, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não é competência específica sua tratar criticamente os padrões dessa área e tampouco os processos de saúde/doença.

II Segundo a BNCC, no ensino fundamental devem ser vivenciadas diferentes práticas corporais, porém não é competência específica da educação física neste momento modificá-las ou ressignificá-las.

III De acordo com a BNCC, são competências específicas da educação física no ensino fundamental o reconhecimento das práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos e, ao mesmo tempo, do seu acesso como um direito do cidadão.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Na BNCC, o esporte é tratado como uma unidade temática e se estrutura a partir de um modelo de classificação baseado em sua lógica interna. Segundo a BNCC, esse modelo possibilita a distribuição das modalidades esportivas em categorias, privilegiando as ações motoras intrínsecas, reunindo esportes que apresentem exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas. A atividade desenvolvida na unidade temática que a BNCC denomina como esporte de marca consiste em

  • A arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas e a pontuação estabelecida em cada tentativa.
  • B rebater uma bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível.
  • C comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.
  • D comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendido(a) pelos adversários.
  • E arremessar/lançar ou rebater uma bola (ou outro objeto) em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la ou seja induzido a cometer um erro.