Questões comentadas das provas da Big Advice

Limpar Busca

“A Educação Física constitui sua área de trabalho fundamentada nas concepções de corpo e movimento. Essa visão permitiu a superação de sua condição histórica limitadora que se restringia aos aspectos fisiológicos e técnicos. Hoje se consideram as dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas que constituem o corpus cidadão. Assim, a Educação Física, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assumiu uma nova condição: a de trabalhar numa perspectiva de cultura corporal, o que amplia a contribuição da Educação Física Escolar para o exercício da cidadania”. (AHLERT, Alvori - Educação física escolar e cidadania, p. 56).


Marque a opção abaixo que não condiz com a contribuição efetiva na formação da cidadania plena através da Educação Física Escolar:

  • A A partir da Educação Física escolar, desafia-se a escola a interagir mais com a sociedade através de projetos múltiplos e interdisciplinares.
  • B O currículo deve ser acompanhado de ações políticas reflexivas com vistas a um processo cada vez maior de participação popular na organização e nas decisões de ordem econômica.
  • C É preciso organizar um currículo considerando toda a riqueza da individualidade.
  • D A Educação Física Escolar é uma área do conhecimento que, por excelência, pode lançar as bases para se colocar uma sociedade em movimento para a busca de uma cidadania plena, sustentada no fundamento da participação de todos os concernidos.
  • E É preciso priorizar temas de caráter social para que os setores populares, as grandes periferias urbanas, as vilas, os bairros desenvolvam atividades de exercícios e esportes coletivos.

”Votou naquele candidato, embora pertencesse à oposição.”

“Pesquisou muito para que a doença fosse solucionada.”

”A reunião foi suspensa quando ele chegou.”

”Ele chegou atrasado porque seu despertador não tocou.”


O valor semântico das conjunções grifadas nas orações acima equivalem respectivamente a :

  • A Concessão, finalidade, tempo, causa.
  • B Condição, consequência, causa, tempo.
  • C Proporção, finalidade ,condição, tempo.
  • D Concessão, condição, tempo, consequência.
  • E Condição ,tempo, conformidade ,consequência.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas:


Nós saímos ___ pé ___ pretexto de economizarmos gasolina, mas na verdade estávamos ___ procura de aventuras, ___ concretizar sonhos.

  • A À-a-à-a
  • B A-a-à-a
  • C À-à-a-à
  • D A-à-a-à
  • E A-à-a-a

Assinale a alternativa em que o vocábulo “que” possui valor morfológico de pronome relativo:

  • A Estudou tanto que passou no vestibular.
  • B Espero ansiosamente que venhas.
  • C Alegra-te, que as férias estão chegando.
  • D Estes anos felizes que não voltam mais.
  • E Fala-se que não existe paz no mundo.

”Mauro é um rapaz bem robusto.”

“Este aluno é um santo, só falta se pendurar no ventilador.”

“Seu olhar aterrador estilhaçou o copo sobre a mesa.”

“Meteu-se em camisa de onze varas.”


As figuras de linguagem presentes nas orações acima correspondem respectivamente a :

  • A Metonímia, metáfora, eufemismo, ironia
  • B Ironia, anáfora, metáfora, metonímia
  • C Eufemismo, ironia, hipérbole, metáfora
  • D Metáfora, hipérbole, metonímia, hipérbole
  • E Eufemismo, metáfora, metonímia, hipérbole.