Questões de Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos da Educação Física (Educação Física)

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O nadar é entendido como qualquer forma de mover-se na água de modo intencional buscando impulsão, ou seja, não se resume apenas ao aprendizado dos quatro estilos. O ensino do nadar pode ser concebido como uma “educação física no meio líquido” (Freudenheim, Gama e Carracedo, 2003). Na visão das autoras, um programa de ensino do nadar para crianças deve ser desenvolvido tendo pelo menos três fases como referência, e espera-se que,

  • A ao final da fase I, a criança domine o deslocamento mediante combinações variadas de movimentos. Já na fase II, a ênfase é no domínio dos movimentos fundamentais relacionados ao nadar. Os movimentos culturalmente determinados são abordados na fase III.
  • B ao final da fase I, a criança domine os movimentos fundamentais relacionados ao nadar. Já na fase II, a ênfase está no deslocamento mediante combinações variadas de movimentos. Os movimentos culturalmente determinados são abordados somente na fase III.
  • C ao final da fase I, a criança domine os movimentos culturalmente determinados. Já na fase II, que domine os movimentos fundamentais relacionados ao nadar. E o deslocamento mediante combinações variadas de movimentos só na fase III, pois é mais didático.
  • D ao final da fase I, a criança domine os movimentos fundamentais relacionados ao nadar. Já na fase II, a ênfase é dada na aprendizagem dos estilos principais, com foco no estilo livre. Os movimentos culturalmente determinados são abordados somente na fase III.
  • E ao final da fase I, a criança se desloque e saiba usar a boia, bem como os outros itens educativos e de segurança. Já na fase II, a ênfase está no deslocamento mediante combinações específicas de movimentos. Os movimentos culturalmente determinados na fase III.

Quando se fala em conteúdos escolares, entendidos como tudo quanto se tem que aprender, Darido e Souza Júnior (2013) afirmam a necessidade de se fazer as seguintes perguntas: O que se deve saber? O que se deve saber fazer?

As respostas a essas perguntas correspondem, correta e respectivamente, aos conteúdos das dimensões

  • A atitudinal e procedimental.
  • B conceitual e atitudinal.
  • C conceitual e procedimental.
  • D procedimental e conceitual.
  • E procedimental e atitudinal.

A prática de esportes coletivos na escola desempenha um papel essencial no desenvolvimento de competências socioemocionais. Marque a alternativa correta:

  • A Os esportes coletivos priorizam exclusivamente o desempenho físico em detrimento do trabalho em equipe.
  • B O voleibol e o basquetebol são exemplos de esportes coletivos que podem ser adaptados para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.
  • C A introdução de esportes coletivos em escolas deve focar exclusivamente em competições escolares de alto nível.
  • D Esportes como o futebol e o handebol são recomendados apenas para alunos com habilidades avançadas.

A prática de lutas como judô e karatê nas aulas de Educação Física requer atenção aos aspectos pedagógicos e de segurança. Sobre este tema, marque a alternativa correta:

  • A Lutas escolares devem priorizar o confronto físico, sem considerar o desenvolvimento ético dos estudantes.
  • B A prática de lutas no ambiente escolar desconsidera a importância de valores como respeito e disciplina.
  • C A inclusão de lutas no currículo escolar é incompatível com os princípios da Educação Física.
  • D Lutas escolares, como o judô, podem ser utilizadas para ensinar valores éticos, disciplina e autocontrole.

Julgue o item a seguir, referente à organização de projetos com práticas corporais na escola.


A organização dos mencionados projetos requer o conhecimento dos interesses e das necessidades do público a ser atendido. 


  • Certo
  • Errado