Questões de Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos da Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

É a dimensão do ensino da Educação Física que está relacionada a temas que permitem aos estudantes interpretar as manifestações da cultura corporal de movimento em relação às dimensões éticas e estéticas, à época e à sociedade que as gerou e as modificou, às razões da sua produção e transformação e à vinculação local, nacional e global. Trata-se da:

  • A Fruição.
  • B Análise.
  • C Reflexão sobre a ação.
  • D Protagonismo comunitário.
  • E Compreensão.

O desenvolvimento dos conteúdos nas aulas de educação física pode ocorrer de diferentes formas e métodos. De acordo com Barroso e Darido, no artigo: Escola, educação física e esporte: possibilidades pedagógicas (2006), para o ensino de esportes na escola, é essencial que:
I. o profissional de Educação Física, quando estiver trabalhando com o conteúdo esporte, propicie aos alunos condições de vivenciá-lo, não descartando a importância do aprender a realizar movimentos e gestos característicos das modalidades esportivas. Porém, ele não deve se restringir apenas a saber fazer.
II. o profissional de Educação Física, obrigatoriamente, quando estiver trabalhando com o conteúdo esporte, apresente os movimentos e gestos característicos das modalidades esportivas em questão, valorizando o desenvolvimento esportivo e a assertividade da execução do movimento, sem considerar se houve interação com os outros elementos que envolvem as aulas de Educação Física.
III. os alunos, ao se introduzir o conteúdo de esportes nas aulas de Educação Física, deverão receber as orientações exclusivamente do professor. A execução do gesto motor e da apropriação das regras deve ser prerrogativa para a identificação de talentos esportivos.
IV. o professor aproveite o fenômeno esporte para abordar procedimentos atitudinais, procurando sensibilizar para comportamentos perante a sociedade, como os de participação, cooperação, comprometimento, responsabilidade, respeito, honestidade.
Estão corretas apenas as afirmativas

  • A I e III.
  • B II e IV.
  • C II e III.
  • D I e IV.

Na obra de Piccolo e Moreira (2012) eles estabelecem um repertório de atividades como possibilidade para as aulas de educação física no ensino médio. Em uma das atividades com o conteúdo de dança o objetivo da aula é: Identificar nas diversas vivências realizadas nas aulas dos anos/séries anteriores os elementos necessários para danças em diversos contextos para além da escola. Para o desenvolvimento dessa atividade os autores destacam as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal dessa atividade. (PICCOLO e MOREIRA. Esporte para a vida no ensino médio, São Paulo, Cortez, 2012)
Com base nas informações dadas, assinale a opção correta que representa a avaliação da aprendizagem nessa aula de educação física.

  • A O desempenho físico na aula deve ser o principal critério de avaliação específica evidenciado nas provas objetivas.
  • B A avaliação deve ser sistemática e quantitativa, definindo-se conscientemente o que cada aluno deve produzir motoramente.
  • C Deve-se estabelecer uma única forma de avaliação que deverá ser informada antes de ser aplicada.
  • D É fundamental para o aluno saber o que se espera dele, inclusive quanto aos aspectos subjetivos como interesse, solidariedade e tolerância aos diferentes.
  • E Os instrumentos de avaliação devem contemplar de maneira igualitária todas as dimensões do conteúdo abordado.

Silva, Ferreira e Silva (2021) apresentam uma Educação Física “com sentidos” apontando para uma Educação Física que não se limita ao aspecto corporal, biológico e motor. Analise as afirmativas abaixo sobre a ação pedagógica da Educação Física na formação integral dos estudantes. 1. A intervenção docente na área da Educação Física Escolar deve ser consciente da importância da valorização dessa área de conhecimento que só pode se dar por meio da participação e vitória em eventos esportivos. 2. A intervenção docente na área da Educação Física Escolar deve colaborar com a formação de alunos socioculturais, preparando-os para lidar com a emancipação humana plena. 3. A intervenção docente na área da Educação Física Escolar deve buscar a concepção de um corpo consciente, propiciando uma intencionalidade reflexiva e transformadora da dimensão corporal. 4. A intervenção docente na área da Educação Física Escolar deve explorar um ensino com práticas colaborativas e excluir dos seus saberes as práticas competitivas e os esportes. 5. A intervenção docente na área da Educação Física Escolar deve se revestir das contribuições advindas da educação problematizadora, da contextualização, do diálogo, do conhecimento relacional, como ser inconcluso em busca do ser mais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Atualmente, as brincadeiras e os jogos são utilizados como ferramentas potentes para o estímulo das aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento. O conteúdo das brincadeiras e dos jogos na Educação Física escolar faz parte da Base Nacional Comum Curricular. Qual é o objeto de estudo e o elemento balizador para as práticas de todas as atividades desenvolvidas no campo da Educação Física escolar, tendo suas reflexões pautadas no mundo vivido dos educandos?

  • A O movimento humano
  • B A cultura corporal
  • C A expressão corporal
  • D O corpo em movimento
  • E A dialética do movimento