Questões de Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos da Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

O nadar é entendido como qualquer forma de mover-se na água de modo intencional buscando impulsão, ou seja, não se resume apenas ao aprendizado dos quatro estilos. O ensino do nadar pode ser concebido como uma “educação física no meio líquido” (Freudenheim, Gama e Carracedo, 2003). Na visão das autoras, um programa de ensino do nadar para crianças deve ser desenvolvido tendo pelo menos três fases como referência, e espera-se que,

  • A ao final da fase I, a criança domine o deslocamento mediante combinações variadas de movimentos. Já na fase II, a ênfase é no domínio dos movimentos fundamentais relacionados ao nadar. Os movimentos culturalmente determinados são abordados na fase III.
  • B ao final da fase I, a criança domine os movimentos fundamentais relacionados ao nadar. Já na fase II, a ênfase está no deslocamento mediante combinações variadas de movimentos. Os movimentos culturalmente determinados são abordados somente na fase III.
  • C ao final da fase I, a criança domine os movimentos culturalmente determinados. Já na fase II, que domine os movimentos fundamentais relacionados ao nadar. E o deslocamento mediante combinações variadas de movimentos só na fase III, pois é mais didático.
  • D ao final da fase I, a criança domine os movimentos fundamentais relacionados ao nadar. Já na fase II, a ênfase é dada na aprendizagem dos estilos principais, com foco no estilo livre. Os movimentos culturalmente determinados são abordados somente na fase III.
  • E ao final da fase I, a criança se desloque e saiba usar a boia, bem como os outros itens educativos e de segurança. Já na fase II, a ênfase está no deslocamento mediante combinações específicas de movimentos. Os movimentos culturalmente determinados na fase III.

Conforme a BNCC – Ensino Fundamental: Educação Física – Anos Finais, sobre as brincadeiras e os jogos nos 6º e 7º anos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Experimentar e fruir, apenas fora da escola, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
( ) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

  • A C - C.
  • B C - E.
  • C E - E.
  • D E - C.

No ambiente escolar, a educação física desempenha um papel central na formação integral dos estudantes. Considerando-se essa abordagem, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A A educação física no currículo escolar deve restringir-se a práticas esportivas tradicionais.
  • B A educação física escolar não contribui significativamente para o desenvolvimento motor.
  • C O currículo de educação física deve focar exclusivamente em conteúdos competitivos.
  • D O objetivo principal da educação física escolar é a formação integral, incluindo aspectos físicos, cognitivos e sociais.

A BNCC propõe que o ensino da Educação Física deve ser estruturado a partir de unidades temáticas. Qual das alternativas não corresponde a uma dessas unidades temáticas?

  • A Brincadeiras e jogos
  • B Ginástica
  • C Música clássica
  • D Esportes

De acordo com a LDB, é permitido o não cumprimento das aulas de Educação Física para quais categorias de alunos?

  • A Todos os alunos que não gostam da disciplina.
  • B Estudantes do Ensino Fundamental em qualquer circunstância.
  • C Alunos com atestado médico, trabalhadores e maiores de 30 anos, conforme previsto na legislação.
  • D Apenas atletas de alto rendimento.