Questões de Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Terapia Ocupacional)

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Um hospital de referência recebe recém-nascidos pré-termo com risco de complicações neurológicas e motoras. O terapeuta ocupacional é acionado para avaliar o desenvolvimento global desses bebês e propor intervenções preventivas. Diante de um caso em que o bebê apresenta sinais de irritabilidade, dificuldade na sucção e pouca interação com os cuidadores, como atuar nesse contexto de alto risco?

  • A Agendar a avaliação somente após os 6 meses de idade, pois a intervenção precoce em bebês prematuros ainda não possui respaldo técnico.
  • B Sugerir a troca de profissionais para acompanhamento, pois o terapeuta ocupacional não aborda aspectos de alimentação ou regulação sensorial.
  • C Instruir a equipe de enfermagem a estabilizar o bebê com uso de posicionamentos semifechados e postergar qualquer estimulação até um ano de vida.
  • D Trabalhar estratégias de regulação sensorial, orientar os cuidadores sobre técnicas de posicionamento e facilitação da sucção, além de integrar a equipe multiprofissional na elaboração de um plano precoce de intervenção.

Um adolescente com histórico de crises de ansiedade e sinais de depressão leve foi encaminhado para acompanhamento em terapia ocupacional. Durante as sessões iniciais, ele relata distorções da percepção de si mesmo, dificuldades de engajamento em atividades e suspeita de transtorno alimentar. A família, temerosa, restringe suas saídas e contatos sociais. À luz das noções de psicopatologia geral, como conduzir essa situação?

  • A Estruturar um plano terapêutico centrado em rotinas de recondicionamento físico, com foco exclusivo no fortalecimento muscular e no gasto energético, evitando abordagens que envolvam aspectos emocionais ou interações familiares diretas.
  • B Realizar avaliação ocupacional integral, considerar a dinâmica familiar, trabalhar estratégias graduais de participação social e encaminhar a rede de apoio se forem identificados riscos clínicos mais graves.
  • C Reforçar com os familiares a necessidade de controle ambiental rigoroso, incentivando o monitoramento constante das atividades do adolescente, como medida preventiva para o agravamento do quadro comportamental.
  • D Adotar intervenções que envolvam exposição direta e não mediada às situações ansiogênicas mais desafiadoras, considerando que a dessensibilização rápida pode acelerar o processo de adaptação ocupacional.

Um terapeuta ocupacional que atua na Atenção Primária à Saúde recebe uma criança de dois anos encaminhada por um pediatra devido a atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Considerando as Diretrizes de Estimulação Precoce, a conduta mais apropriada para esse caso é:

  • A Indicar diretamente o uso de dispositivos auxiliares de locomoção, sem necessidade de avaliação funcional mais aprofundada.
  • B Realizar uma avaliação detalhada do desenvolvimento infantil e elaborar um plano terapêutico individualizado, considerando as necessidades da criança e da família.
  • C Priorizar apenas atividades lúdicas, sem necessidade de estabelecer metas terapêuticas específicas para o desenvolvimento motor.
  • D Focar exclusivamente no treinamento dos cuidadores, sem necessidade de intervenção direta com a criança.

No contexto do desenvolvimento infantil, os marcos de desenvolvimento são indicadores importantes para avaliação e acompanhamento. Qual das seguintes opções representa o marco típico de desenvolvimento esperado para uma criança entre 12 e 15 meses?

  • A Caminhar sem apoio
  • B Sentar-se sem suporte
  • C Usar frases simples de duas palavras
  • D Manter contato visual por longos períodos
  • E Correr com coordenação adequada

Uma criança de 4 meses foi avaliada no serviço de seguimento de uma maternidade. A criança nasceu prematura, com 32 semanas de idade gestacional. Durante a avaliação, a terapeuta ocupacional (TO) fez algumas observações para orientar a família. É correto afirmar que, EXCETO:

  • A A criança apresenta marcos do desenvolvimento motor semelhantes a uma criança de 2 meses.
  • B Para avaliar o desenvolvimento da criança, a TO fez a correção da idade, uma vez que a criança foi prematura.
  • C Para saber se a criança foi pequena, adequada ou grande para a idade gestacional, é importante saber o peso da criança ao nascer.
  • D É importante orientar a família quanto à estimulação do desenvolvimento da criança.
  • E A criança tem atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e um quadro de paralisia cerebral.