Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa (Pedagogia)

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De acordo com a BNCC, o domínio da língua possibilita a interação entre as pessoas no contexto social em que vivem, e essa função sociointerativa pode ser concretizada por meio da leitura de textos. Nesse sentido, no texto 10A3-II, a crítica da personagem Mafalda, criada pelo cartunista argentino Quino, à escola aponta para a(s)

  • A práticas desarticuladas entre alfabetização e letramento no ensino da língua.
  • B falhas no ensino da decodificação dos símbolos gráficos dos textos e das normas de correção linguística, que impedem os estudantes de ler textos informativos mais complexos.
  • C práticas da escola de obrigar os estudantes a fazer leituras obsoletas, como as de textos de jornal, em vez de ater-se às opções facilitadas de leitura oferecidas pelas novas tecnologias.
  • D costumeiras práticas de letramento em leituras diversificadas para a apropriação do conhecimento pelos estudantes.
  • E falta de metodologia do ensino da língua na escola que leve os estudantes a dominar a língua específica das notícias jornalísticas.

A BNCC recomenda a leitura de textos multissemióticos, tirinhas, quadrinhos, entre outros, como atividade que favorece o multiletramento dos alunos. Uma tirinha, a exemplo da apresentada no texto 10A3-II, constitui gênero multimodal porque

  • A produz sentidos inesperados com o uso da língua não padrão, o que gera humor.
  • B é um texto híbrido, pois mistura linguagem verbal e visual, e explora esses diferentes planos semióticos para a produção de sentido.
  • C é composta de duas linguagens: visual e verbal, e essa, via de regra, desvinculada do compromisso com a norma culta, dado o caráter recreativo da leitura.
  • D facilita a compreensão da mensagem com o acréscimo de imagens simples, reconhecidas de imediato pelo leitor.
  • E favorece o plano semiótico da imagem, pois a linguagem verbal é praticamente irrelevante.

Considerando-se o contexto narrativo do texto 10A3-I, em que, além da narradora, outros alunos da professora Lourdes parecem não ter aprendido o hino nacional, é correto afirmar, com base no que propõe a BNCC em relação ao trabalho pedagógico com as práticas de linguagem no ensino fundamental, que, para favorecer o aprendizado dos alunos, seria recomendável que a professora empregasse estratégias como a de

  • A promover discussão crítica em relação ao pouco proveito pelos alunos das mensagens patrióticas do hino
  • B propor a oralização da letra do hino e a consequente memorização do texto.
  • C relacionar o texto a conhecimentos prévios, vivência e valores dos alunos.
  • D produzir texto escrito substituindo o vocabulário erudito do hino por vocabulário mais informal para que os alunos pudessem entendê-lo.
  • E resgatar nos alunos sentimentos de civismo e de amor à pátria.

Quanto às práticas de linguagem, na bncc, o jingle, o spot de campanha, a webconferência e a playlist comentada, fazem parte do eixo  

  • A Eixo da Escrita;
  • B Eixo da Oralidade; 
  • C Eixo da Análise semiótica;
  • D Eixo da Análise semiótica;
  • E Eixo da Leitura. 

A base nacional comum curricular apresenta o componente língua portuguesa com propostas e conceitos alinhados às ideias da contemporaneidade, não se deixando de lado os referenciais curriculares produzidos nas últimas décadas. Analise as assertivas abaixo e marque a opção correta.

I. A BNCC assume a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, para os quais a linguagem é uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história.
II. IA BNCC procura contemplar a cultura digital, diferentes linguagens e diferentes letramentos, desde aqueles basicamente lineares, com baixo nível de hipertextualidade, até aqueles que envolvem a hipermídia;
III. Os eixos de integração considerados na BNCC de Língua Portuguesa são aqueles já consagrados nos documentos curriculares da Área, correspondentes às práticas de linguagem: oralidade, leitura/escuta, produção e gramática;
IV. O Eixo Leitura, na BNCC, compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor com os textos escritos;
V. Na BNCC, as habilidades não são desenvolvidas de forma genérica e descontextualizada, mas por meio da leitura de textos pertencentes a gêneros que circulam nos diversos campos de atividade humana.

  • A Estão corretas II, III e V, somente;
  • B Estão corretas I, III, IV, somente;
  • C Estão corretas III e IV, somente;
  • D Estão corretas I, II e IV, somente;
  • E Estão corretas I, II e V, somente.