Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa (Pedagogia)

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Em uma aula de produção de texto, pede-se a um aluno do oitavo ano que redija uma receita; antes, no entanto, o seu professor mostrou-lhe as características desse gênero. De acordo com Schneuwly e Dolz (2004: 60-61), considerando-se especificamente as capacidades de linguagem dominantes referentes a tal gênero, esse aluno deve ser levado à compreensão de que a escrita de uma receita requer que ele seja capaz de:

  • A representar, pelo discurso, experiências vividas, situadas no tempo.
  • B apresentar textualmente diferentes formas dos saberes.
  • C sustentar, refutar e negociar tomadas de posição.
  • D regular mutuamente comportamentos.

No tocante ao ensino da produção de textos com base na teoria dos gêneros textuais, assinale a asserção correta.

  • A Uma estratégia exitosa nas atividades de produção de texto é a de conduzir os alunos a criar textos segundo os gêneros textuais do seu contexto.
  • B As aulas baseadas nos gêneros apresentam melhores resultados por estes serem criados e reconstruídos pelas pessoas em interações comunicativas.
  • C O uso simultâneo de diferentes tipologias textuais amplia a capacidade de o aluno produzir textos diversos por causa dos vários gêneros do discurso existentes.
  • D A prática discente na produção de textos deve ser centrada apenas em modelos de gênero do discurso adequados à faixa etária do aluno e ao contexto em que está inserido.

De acordo com Marcuschi*, se este texto “Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder [...]. Verônica.” tivesse sido escrito num pedaço de papel e deixado sobre a mesa de Paulo, ele seria considerado um bilhete; no entanto, se houvesse sido passado pela secretária de Paulo, seria um recado; se tivesse sido exposto em um outdoor, poderia ser interpretado como uma declaração de amor. Marcuschi argumenta que o teor do texto não se modifica, entretanto, como se observa, esse texto pode apresentar classificações distintas para o gênero textual.
*Marcuschi, L. A. (2003). A questão do suporte dos gêneros textuais (parte 1). DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/7434 (acesso em 12/03/2021).
Isso se deve à relação existente entre:

  • A a construção composicional e o contexto.
  • B o enunciado e os recursos linguísticos.
  • C o estilo e o conteúdo temático.
  • D o gênero textual e o suporte.

Com base na análise deste fragmento “A leitura online e hipertextual é um processo dinâmico, o qual demanda expandir-se cada vez mais nas instituições de educação. Em um contexto de mudança social, em que as tecnologias, principalmente as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a cada dia ocupam espaços em todos os setores da sociedade, não há como ignorar a questão de que o não domínio das ferramentas digitais já pode gerar um novo tipo de excluído: o chamado analfabeto digital” (THEISEN, 2010)*, avalie as afirmativas seguintes e aponte aquela cujo teor corresponde à adequação desse tipo de leitura às atividades de compreensão e às estratégias de leitura.
*THEISEN, J. de M. A leitura online e o letramento digital a partir dos novos estudos do letramento. Caderno de letras / Faculdade de Letras. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2010. n. 16, p. 23.

  • A Os alunos que são expostos à leitura de hipertextos estão propensos a não compreender o texto em si de forma integral, isto é, ele se fragmenta.
  • B As atividades envolvendo textos em meio digital na sala de aula requerem forçosamente do aluno o domínio das tecnologias da informação.
  • C A leitura de textos online não constitui fator excludente daquela de livros físicos nem compromete a competência ledora do discente.
  • D O emprego de diferentes ferramentas tecnológicas nas aulas de leitura define o nível de atenção do aluno na atividade.

Entre as estratégias de leitura, existem aquelas que se dão antes de o texto ser lido pelos alunos. Numa atividade de leitura de um conto, por exemplo, qual ação NÃO se coaduna com a fase de pré-leitura?

  • A A ativação de conhecimentos prévios.
  • B A antecipação de conteúdos do texto.
  • C A verificação das hipóteses levantadas.
  • D A feitura de inferências a partir do título do texto.