De acordo com a BNCC, o domínio da língua possibilita a interação entre as pessoas no contexto social em que vivem, e essa função sociointerativa pode ser concretizada por meio da leitura de textos. Nesse sentido, no texto 10A3-II, a crítica da personagem Mafalda, criada pelo cartunista argentino Quino, à escola aponta para a(s)
- A práticas desarticuladas entre alfabetização e letramento no ensino da língua.
- B falhas no ensino da decodificação dos símbolos gráficos dos textos e das normas de correção linguística, que impedem os estudantes de ler textos informativos mais complexos.
- C práticas da escola de obrigar os estudantes a fazer leituras obsoletas, como as de textos de jornal, em vez de ater-se às opções facilitadas de leitura oferecidas pelas novas tecnologias.
- D costumeiras práticas de letramento em leituras diversificadas para a apropriação do conhecimento pelos estudantes.
- E falta de metodologia do ensino da língua na escola que leve os estudantes a dominar a língua específica das notícias jornalísticas.