Conforme preconiza a Base Comum Curricular da área da Língua Portuguesa, a demanda cognitiva das atividades de leitura deve aumentar progressivamente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Esta complexidade só NÃO se expressa pela articulação:
- A Dos tipos textuais definidos e das situações inerentes a cada texto, visto que o mesmo modelo estrutural e a mesma linguagem devem ser utilizados em toda e qualquer situação.
- B Da complexidade textual que se concretiza pela temática, estruturação sintática, vocabulário, recursos estilísticos utilizados, orquestração de vozes e linguagens presentes no texto.
- C Do uso de habilidades de leitura que exigem processos mentais necessários e progressivamente mais demandantes, passando de processos de recuperação de informação (identificação, reconhecimento, organização) a processos de compreensão (comparação, distinção, estabelecimento de relações e inferência) e de reflexão sobre o texto (justificação, análise, articulação, apreciação e valorações estéticas, éticas, políticas e ideológicas).
- D Da consideração da cultura digital e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC.
- E Da consideração da diversidade cultural, de maneira a abranger produções e formas de expressão diversas, a literatura infantil e juvenil, o cânone, o culto, o popular, a cultura de massa, a cultura das mídias, as culturas juvenis etc., de forma a garantir ampliação de repertório, além de interação e trato com o diferente.