Questão 43 Comentada - Universidade Federal do Sul e Suldeste do Pará (UNIFESSPA) - Técnico - Assuntos Educacionais - FADESP (2025)

As teorias pós-críticas consideravam que o currículo tradicional atuava como o legitimador dos modus operandi dos preconceitos que se estabelecem pela sociedade. Assim, a sua função era a de se adaptar ao contexto específico dos estudantes para que o aluno compreendesse nos costumes e práticas do outro uma relação de diversidade e respeito. Além do currículo, passou-se a considerar a ideia de que não existe um conhecimento único e verdadeiro, sendo essa uma questão de perspectiva histórica, ou seja, que se transforma nos diferentes tempos e lugares (SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.) Trata-se da teoria

  • A pós-estruturalista.
  • B pós-tradicional.
  • C pós-behaviorista.
  • D pós-moderna.
  • E pós-técnica.

Gabarito comentado da Questão 43 - Universidade Federal do Sul e Suldeste do Pará (UNIFESSPA) - Técnico - Assuntos Educacionais - FADESP (2025)

A questão aborda as teorias pós-críticas do currículo, que questionam a neutralidade e a universalidade do conhecimento tradicional, destacando seu papel na reprodução de preconceitos e desigualdades sociais. O texto de Tomaz Tadeu da Silva, referência central no debate, alinha-se à perspectiva pós-estruturalista, que critica a ideia de um conhecimento único e absoluto, enfatizando a diversidade, a multiplicidade de significados e a construção histórica e cultural do saber. A alternativa cor...

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