Questões de Teleradiodifusão Pública (Comunicação Social)

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O sistema de rádio e televisão brasileiro obedece a uma lógica fundamentalmente estatal e pública, uma vez que as empresas que exploram os serviços de radiodifusão são autorizadas a funcionar por uma concessão do Estado,previsto na Constituição Brasileira de 1988. Nesse sentido, as concessões de radiodifusão são autorizadas pelo(a)
  • A poder judiciário e outorgadas pelo poder executivo.
  • B Congresso Nacional e outorgadas pelo poder executivo.
  • C Anatel e outorgadas pelo Congresso Nacional.
  • D Empresa Brasileira de Comunicação e outorgadas pelo Ministério das Comunicações.

Emissoras de rádio AM e FM apresentam tecnologias de transmissão diferentes. Acerca do tema, assinale a afirmativa correta.

  • A Transmissores AM apresentam a cor azul, enquanto transmissores FM são vermelhos.
  • B Para recepção com boa qualidade de áudio e sem interferência, rádios AM e FM exigem antenas distintas.
  • C Rádios AM têm transmissão modulada por amplitude, e rádios FM têm transmissão modulada por frequência.
  • D Rádios AM são analógicas, enquanto as emissoras FM são 100% digitais.
  • E No Brasil, emissoras AM não podem basear sua transmissão em conteúdo musical, segundo decreto governamental.

Existem vários tipos de sistemas de teledifusão. Assinale a única alternativa que não nomeia corretamente um desses tipos.

  • A TV digital via satélite.
  • B TV digital via cabo.
  • C Web TV.
  • D TV digital de alta definição (HDTV).
  • E TV digital por ondas curtas.

Qual espaço no espectro de frequências é utilizado pelas emissoras de rádio FM em toda a América, incluindo o Brasil?

  • A 87,7-108 MHz.
  • B 87,7-108 KHz.
  • C 76-90 MHz.
  • D 76-90 KHz.
  • E 76-108 KHz.

Quanto às características de programação das emissoras educativas, assinale a alternativa correta.

  • A Todo o lucro obtido com a operação das emissoras educativas deve ser utilizado exclusivamente pelo Ministério da Educação.
  • B Todas as emissoras educativas no Brasil são gerenciadas por universidades federais.
  • C Emissoras educativas permitem a divulgação de publicidade em forma de merchandising.
  • D Toda a programação deve ser formada por programas que incentivem a educação básica.
  • E Uma emissora educativa não pode divulgar publicidade sob nenhuma forma legal.