Questões de Serviço Social na Empresa, Responsabilidade Social, Terceiro Setor, ONGs e Entidades Sociais (Serviço Social)

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Menezes (2010) analisou grande parte da produção teórica do Serviço Social a respeito de conceito de Responsabilidade Social. Dentre as conclusões do autor sobre o conceito de responsabilidade social, está correto o que afirmamos em:

I. A responsabilidade social é uma prática que não focaliza o atendimento das demandas sociais no campo do “não direito”, da benesse, da filantropia.

II. A responsabilidade social está relacionada ao discurso de “crise do Estado” e de sua ineficiência de gestão.

III. A responsabilidade social se contrapõe ao caráter excludente do modelo de sistema capitalista implantado no país onde o direito social vem sendo substituído, de forma cada vez mais ampla, pela benesse.

IV. A glorificação do conceito de responsabilidade social pela sociedade e pelo próprio Estado só contribui para que se esvazie a percepção dos direitos sociais existentes.

V. A chamada “responsabilidade social das empresas” exerce um papel segmentador e segue na reforçando e garantindo os direitos sociais conquistados pela classe trabalhadora.

Estão corretas:

  • A As afirmativas I e II.
  • B As afirmativas II e IV.
  • C As afirmativas III e IV.
  • D As afirmativas II e III.
  • E As afirmativas IV e V.

Freire (1998) teceu uma série de considerações a respeito da intervenção do Assistente Social em empresas, frente à reestruturação produtiva,dentre elas as afetas a saúde do trabalhador. Com base nas colocações da autora, julgue as afirmativas abaixo.

I. Nas empresas, a questão da saúde do trabalhador tem sido demanda para o Assistente Social desde a década de 40.

II. Para o empresário, a saúde do trabalhador significa a manutenção do potencial produtivo da força de trabalho.

III. A saúde do trabalhador constitui uma expressão concreta, privilegiada, da realidade socioeconômica e política das relações de trabalho.

IV. A saúde do trabalhador é uma expressão concreta do comprometimento do aspecto biológico do trabalhador sem relação com as relações de trabalho estabelecidas.

V. O empresário objetiva a saúde do trabalhador em decorrência, tão somente,da responsabilidade social que assumiu com a categoria.

Correspondem ao pensamento da autora o disposto:

  • A Nas afirmativas I, IV e V.
  • B Nas afirmativas I, III e IV.
  • C Nas afirmativas I, II e III.
  • D Nas afirmativas II, III e IV
  • E Nas afirmativas III, IV e V.

O processo de reestruturação produtiva do capital inflexionou as políticas de recursos humanos. Destarte, as empresas passaram a cobrar dos assistentes sociais uma maior organicidade em relação a seus objetivos. Nesse contexto, o exercício profissional do assistente social em consonância com o Projeto Ético Político em vigor:

  • A vincula-se ao poder monolítico do capital.
  • B pode ser direcionado aos interesses fundamentais dos trabalhadores.
  • C superestima a ação transformadora da profissão.
  • D propicia a manipulação dos programas sociais para angariar subsídios e incentivos fiscais.
  • E restringe-se à mediação entre os interesses do capital e os dos trabalhadores.

No decorrer dos anos de 1990, o conjunto de ações que a empresa desenvolve para atender, internamente, às necessidades de seus empregados passou a comporá ideia de:

  • A responsabilidade social corporativa.
  • B direito social.
  • C participação orgânica.
  • D sociedade civil.
  • E empresa cidadã.

A Responsabilidade Social constitui uma das principais preocupações a nível mundial, quer a nível institucional e empresarial, quer a nível social e filantrópico. Visando alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável, entidades de todo o mundo sentiram cada vez mais a necessidade de definir políticas de intervenção favoráveis ao desenvolvimento global do interesse de todos. Como consequência surgiram diversas teorias e práticas em redor do tema da responsabilidade social, entendida frequentemente como uma ferramenta de operacionalização do desenvolvimento sustentável nas organizações. Dentre as referências normativas da responsabilidade social estão:

  • A ISO 9000, ISO 14000 e OHSAS 18001.
  • B AA 1000, SA 8000 e ISO 26000.
  • C BS 8800, OHSAS 18001 e ISO 9000.
  • D ISO 14000, AA 1000S e ISO 26000.
  • E Norma AA 1000, a SA 8000 e GRI.