Questões de Trabalho e Serviço Social (Serviço Social)

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As estratégias de enfrentamento das expressões da questão social, atualmente, têm sido tensionadas por projetos distintos, que atravessam o conjunto das políticas sociais, repercutindo no Serviço Social. De um lado, há o projeto voltado para defesa e ampliação da cidadania pelo reforço à esfera pública e, de outro, há o projeto que investe na sua regressão e redução pelo processo de privatização do que é público.
Esses dois projetos expressam, respectivamente, a

  • A primazia da condução estatal nas políticas sociais e a abertura de espaços públicos de negociação.
  • B democratização do exercício dos direitos de cidadania e a ampliação das instâncias de participação popular.
  • C universalização do acesso aos direitos sociais e a mercantilização do atendimento às necessidades sociais.
  • D descentralização da gestão das políticas sociais e a proscrição da lógica privatista das dotações orçamentárias.
  • E defesa dos direitos relativos à condição de consumidor e a prevalência dos parâmetros gerenciais de custo/benefício.

A construção de uma educação emancipadora deve ultrapassar as possibilidades de uma educação cidadã nos limites da atual política educacional, sob a hegemonia do capital. Para isso, é necessário a ressignificação da cidadania nos processos de ampliação dos direitos sociais, de sedimentação de políticas sociais implementadas pelo Estado como resposta às lutas da classe trabalhadora pela sua efetiva emancipação e transformação social.
Desse modo, essa ultrapassagem implica

  • A incentivar a ampliação de financiamento e crédito para a educação, repassando recursos do fundo público para a esfera privada.
  • B operacionalizar tecnicamente os programas assistenciais, difundindo acriticamente os paradigmas que sustentam a educação inclusiva.
  • C internalizar os consensos necessários à reprodução ampliada do capital, transpondo a pedagogia empresarial para o campo educacional.
  • D reforçar as estratégias educacionais e os investimentos capitaneados pelos organismos multilaterais, elevando a lucratividade na educação.
  • E desencadear processos de autoconsciência e ação política, visando à superação do capitalismo e suas formas de institucionalização dos direitos sociais.

Num projeto de intervenção, o assistente social priorizou as denúncias das pessoas idosas que têm seu direito ao transporte desrespeitado. No sistema de transporte público, essas pessoas sofrem violência praticada pelas empresas de ônibus e pelo Estado, que não cumprem nem fazem valer a legislação que assegura os direitos dos idosos, expondo-os à discriminação e ao preconceito.
Ao especificar, em seu projeto de trabalho, a expressão da questão social sobre a qual pretende intervir, o assistente social definiu o(a)

  • A objetivo
  • B objeto
  • C recurso
  • D método
  • E meta

Num programa de geração de emprego e renda, o assistente social atendeu a um trabalhador desempregado e desencadeou com ele um processo reflexivo para o fortalecimento de sua consciência crítica. Por meio da interlocução estabelecida com o trabalhador, foi possível correlacionar as suas dificuldades de reinserção no mercado de trabalho com o contexto do capitalismo em crise, principalmente, com o agravamento do desemprego e da precarização do trabalho, propiciando uma visão geral das transformações contemporâneas.
Esse processo reflexivo foi sustentado por dois elementos fundamentais, que são o(a)

  • A acolhimento e a alienação
  • B diálogo e a problematização
  • C aconselhamento e a persuasão
  • D questionamento e a indagação
  • E escuta e a autodeterminação

As transformações societárias contemporâneas repercutiram no mercado de trabalho do assistente social, colocando outras exigências de qualificação. Nesse processo, são identificados desvios na construção de novos pilares para o exercício profissional. Um desses desvios se refere ao aperfeiçoamento prático-operativo e à primazia da eficiência dos meios e instrumentos, como uma condição que, supostamente, assegura uma inserção qualificada do assistente social no mercado de trabalho, mas isola e reifica o seu saber-fazer.
Esse aspecto corresponde à dimensão do

  • A tecnicismo
  • B teoricismo
  • C politicismo
  • D eticismo
  • E militantismo