Questões de Serviço Social e Pandemia da Covid-19 (Serviço Social)

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Em relação ao impacto da pandemia de Covid19 sobre o trabalho dos assistentes sociais e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), é correto afirmar que:

  • A O trabalho remoto durante a pandemia não trouxe nenhum impacto significativo para a produção de documentos e emissão de opiniões técnicas pelos assistentes sociais.
  • B As TICs substituem completamente a análise teórico-metodológica e ética no processo de emissão de pareceres e opiniões técnicas.
  • C A pandemia eliminou a necessidade de se considerar as condições éticas e técnicas ao realizar estudos sociais para a emissão de documentos.
  • D O uso de TICs pelos assistentes sociais durante a pandemia reduziu a importância das responsabilidades éticas e técnicas na elaboração de documentos.
  • E A pandemia acelerou o uso de TICs no trabalho remoto dos assistentes sociais, exigindo debates sobre a emissão de documentos e opiniões técnicas, com foco na defesa dos direitos humanos, da democracia e da justiça, além de observar as limitações técnicas e éticas do trabalho a distância.

A pandemia da Covid-19 trouxe, entre outras consequências, a exponenciação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Essa realidade, quando transportada para o estágio em Serviço Social, vem trazendo desafios de grande envergadura.

Analisando essa nova realidade, e tentando projetar cenários futuros, o CFESS (2021) afirma que a supervisão direta não pode ser eliminada, seja qual for o formato assumido. Para tanto, avalie se as seguintes condições devem ser observadas:

I. Se a avaliação sobre a pertinência e as condições éticas e técnicas de realizar supervisão de estágio deve considerar as especificidades e condições de cada modalidade de trabalho, com base nas resoluções do CFESS sobre estágio.

II. Se a supervisão de estágio se insere como uma atividade que também deve ser pensada e ter sua realização, ou não, definida por assistente social, devendo ser sempre consideradas as questões éticas e normativas, assim como o conteúdo, local e objeto específico do estágio e jamais será pensada fora da relação com unidades de ensino.

III. Se a ausência do estudante do campo de estágio implicará em seu posicionamento futuro como profissional, na medida em que não vivenciará o cotidiano do trabalho do assistente social.

A partir das reflexões do CFESS, está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II.
  • D II e III.
  • E I e III.