Questões de Revisão de Textos (Jornalismo)

Limpar Busca

Em relação à notícia apresentada, quais características textuais podem ser identificadas?

  • A Objetividade e linguagem argumentativa, uma vez que o autor tem a intenção de promover uma reflexão sobre a Covid-19.
  • B Subjetividade e recursos estilísticos, como a ironia e o humor, pois a notícia caracteriza-se pela impressão pessoal do autor e pela leveza de linguagem na abordagem de temas cotidianos.
  • C Denotação e vocabulário coloquial, uma vez que a notícia se caracteriza pelo rebuscamento linguístico, ao mesmo tempo em que se molda aos interesses do leitor.
  • D Estrutura factual e presença de lide, já que o autor narra acontecimentos do cotidiano, a partir do princípio de relevância das informações relatadas.

O texto informativo deve ser de fácil compreensão para que a comunicação seja efetivamente realizada.
Para tal, o redator deve prezar por criar frases com o uso da(o)

  • A opinião do repórter, entre aspas
  • B voz passiva, mediante uma introdução
  • C ordem direta, com palavras precisas
  • D aposto e de frases subordinadas
  • E adjetivo e de verbo no condicional

No que se refere à estrutura e aos processos de elaboração da notícia, em diferentes plataformas, julgue o item.


Como o forte da TV e do rádio é o imediatismo, sugere‐se que a notícia privilegie o tempo presente e a voz passiva, mantendo uma ordem lógica de apresentação dos fatos e oferecendo o contexto de qualquer coisa que não possa confundir ou chocar.

  • Certo
  • Errado
No que se refere à estrutura e aos processos de elaboração da notícia, em diferentes plataformas, julgue o item.
A produção da notícia nas rotinas de assessoria de imprensa segue os mesmos princípios discutidos pelo newsmaking, que envolvem o processo de elaboração da pauta, as etapas de apuração, a edição e as estratégias de distribuição ou circulação.
  • Certo
  • Errado

O processo de relacionamento do jornalista com suas fontes é condicionado a uma série de variáveis objetivas e subjetivas. No entanto, um dos principais fatores de influência é a sugestão de gestores de veículos da grande imprensa, que tendem a recomendar como fontes pessoas ligadas

  • A a organizações não governamentais.
  • B à academia.
  • C a movimentos sociais.
  • D ao círculo de amizade dos gestores.
  • E a anunciantes do veículo.