Podemos dizer, de maneira metafórica, que a descoberta científica de nosso sistema solar tornou possíveis muitos progressos tecnológicos, mas nunca ditou a conduta necessária a respeito dessa realidade física (não está inscrito nesse conhecimento a necessidade de ir pôr o pé na Lua nem mesmo de enviar homens ou animais ao espaço). A respeito da escola, por exemplo, os trabalhos mundialmente conhecidos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre as desigualdades sociais em matéria de acesso ao saber ou à cultura deram lugar a interpretações e a “traduções” políticas bem diferentes.
(Bernard Lahire, “Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia?” Revista de Ciências Sociais, 2014. Adaptado)
Segundo o excerto, Bernard Lahire enfatiza que
- A o acesso ao saber é determinado por políticas consensuais.
- B a conduta humana supõe a possibilidade de escolha.
- C o determinismo das leis físicas define a ação humana.
- D a realidade física é determinante da realidade social.
- E a evolução humana é orientada por descobertas científicas.