Questões de Podcast (Jornalismo)

Limpar Busca

Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a um podcast.

  • A Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet.
  • B O conteúdo do podcast pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações.
  • C Qualquer usuário da internet pode criar um podcast.
  • D Todo podcast é opinativo e só pode ser acessado no momento em que é publicado nas redes digitais.
  • E Um podcast é parecido com um programa de rádio, mas a diferença está no fato de ser disponibilizado na internet.

Um produto midiático, uma rádio na internet desenvolvida por professores de uma universidade, foi o pioneiro em oferecer para o ouvinte módulos jornalísticos em que o internauta escolhia o que ia ouvir, quando e em que ordem, além de poder repetir o conteúdo, caso o desejasse.
Esse formato muito se assemelha ao, atualmente, tão conhecido

  • A delay
  • B podcast
  • C playlist
  • D streaming
  • E upload

As assessorias de comunicação estão fazendo largo uso do podcast para difundir conteúdo de interesse das organizações. Esse formato é essencialmente

  • A audiovisual.
  • B imagético.
  • C sonoro.
  • D mimético.
Podcasts sobre os mais diversos temas ganharam espaço nos últimos anos. Sobre esse tipo de mídia, assinale a alternativa correta.
  • A Podcasts precisam estar vinculados a uma emissora de rádio (broadcasting) para serem considerados jornalísticos.
  • B Podcasts jornalísticos podem ser encontrados em serviços de streaming digital como o Spotify.
  • C Informações jornalísticas não podem ser apresentadas em podcasts.
  • D Podcasts jornalísticos são produzidos apenas a partir de programas de rádio ao vivo e lançados em formato MP3 na internet.
  • E Podcasts são uma modalidade sonora sincrônica, com emissão e recepção compartilhadas por emissor e receptor.
Sobre a produção de conteúdo na internet, assinale a alternativa correta.
  • A Podcast é um formato de conteúdo em áudio divulgado pela internet.
  • B A redação de materiais audiovisuais para a internet deve ser simples, prolixa e isenta.
  • C O redator não precisa se preocupar com a navegabilidade ao produzir conteúdos para a internet.
  • D Em relação à estruturação do texto para mídias digitais, recomenda-se sempre usar a pirâmide deitada.
  • E O uso da voz passiva contribui para a fluidez do texto na internet.