Questões de Pedagogia Empresarial (Pedagogia)

Limpar Busca

Um dos elementos do PPP, segundo Ilma Veiga, é a estrutura organizacional. Considerando a estrutura do PPP, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Estrutura Administrativa. 2. Estrutura Pedagógica.
Coluna 2
( ) Determinam a ação das administrativas, "organizam as funções educativas para que a escola atinja de forma eficiente e eficaz as suas finalidades".

( ) Referem-se, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo.

( ) Asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros.

( ) Incluem-se todos os setores necessários ao desenvolvimento do trabalho pedagógico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 2 – 1 – 2 – 2.
  • B 2 – 1 – 1 – 1.
  • C 1 – 2 – 2 – 1.
  • D 2 – 2 – 1 – 2.
  • E 1 – 1 – 2 – 2.
Nesse modelo pedagógico emergente, denominado em muitos lugares como “pedagogia alternativa”, as crianças “são alfabetizadas apenas com sete anos e os professores não usam nenhuma cartilha ou caderno pautado. A escola, claro, ministra aulas português, matemática, geografia e história, disciplinas exigidas pelo MEC, porém, de forma diferente, fazendo o aluno vivenciar as situações na prática e não apenas dentro de um livro. A pedagogia também entende que, antes da criança aprender a ler e escrever, por exemplo, ela precisa ter o domínio do seu próprio corpo. Então, situações simples, como pular corda ou amarrar o próprio sapato, são ensinadas antes das letras e números. Os professores também exercem papel fundamental nesse processo de desenvolvimento da criança e, por isso, ficam responsável pela mesma classe durante alguns anos, tendo a possibilidade de acompanhar de perto a curva de crescimento físico e emocional de cada aluno”

FONTE: https://aprendibrincando.wordpress.com/2017/03/16.


Esse específico modelo de educação, descrito no excerto, está fundamentado nos princípios trazidos: 
  • A Pela Antroposofia
  • B Pela Pedagogia Libertária
  • C Pela Pedagogia Montessoriana
  • D Pela Pedagogia Freireana
Um novo sistema de ensino está em franco crescimento em todo o Brasil. Tendo iniciado suas atividades em uma fábrica de cigarros no ano de 1919, ganhou o mundo por sua proposta de ensino e aprendizado baseada em “Setênios”, declarando assim, a forte ligação que compreende existir entre desenvolvimento do corpo e disponibilidade para o aprender. Estamos falando da:
  • A Pedagogia Positivista
  • B Pedagogia Montessoriana
  • C Pedagogia Waldorf
  • D Pedagogia Freinet

As organizações têm reconhecido que o desenvolvimento organizacional está diretamente relacionado ao treinamento, ao desenvolvimento, à capacitação e à preocupação com as pessoas. As pessoas são fator-chave em todos os níveis da estrutura organizacional. Em um contexto organizacional assim configurado, pode-se entender que o pedagogo empresarial acaba desempenhando a função de consultor interno.
Essa função, assim entendida, pauta-se em uma perspectiva multidisciplinar, ágil e flexível e fica evidente nas seguintes ações:

  • A proposição de projetos de educação continuada; gerenciamento do tempo; foco nos resultados; adoção do planejamento estratégico
  • B adoção de planejamento estratégico; execução de projetos criativos; elevação da autoestima dos colaboradores; valorização dos resultados
  • C elaboração de diagnósticos destinados à gestão de pessoas; proposição de soluções para os problemas organizacionais e pessoais; busca de estratégias inovadoras; apresentação de soluções
  • D execução de projetos criativos; elevação da autoestima dos colaboradores; valorização da experiência e criatividade; gerenciamento dos recursos tecnológicos
  • E disposição para planejar; estímulo ao trabalho em equipe; utilização de recursos tecnológicos; valorização do conhecimento

Quando se trata de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, a ideia de que o desempenho individual ou de equipes promove o aumento da produtividade implica, antes, mudança de postura e de atitudes do que domínio técnico. Para que essas mudanças ocorram, programas de treinamento são realizados, dentro e fora do ambiente de trabalho, utilizando técnicas como canoagem, rapel, trekking e outras.
Nesse contexto, independentemente da modalidade de treinamento utilizado, ao escolher a técnica a ser adotada, o pedagogo empresarial precisa considerar a(s)

  • A diversidade das atividades programadas e os custos
  • B aprendizagem de habilidades técnicas e a aprendizagem significativa
  • C capacidade de inovação e a criatividade individual
  • D oportunidade de sair do ambiente de trabalho e o lazer
  • E necessidades e características organizacionais e os resultados pretendidos