Questões de Partes do documento no Padrão Ofício (Redação Oficial) Página 10

Limpar Busca

Quanto à grafia de local e data do documento no Padrão Ofício, é CORRETO afirmar que:

  • A É utilizada a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade.
  • B É utilizado zero à esquerda do número que indica o dia do mês.
  • C O nome do mês deve ser escrito com inicial maiúscula.
  • D O texto da data deve ser alinhado à margem direita da página.

Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A respeito da grafia do local e data do documento no Padrão Ofício, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Na composição do campo local e data do documento, deve existir obrigatoriamente apenas o local, sendo a data opcional para o redator.
(_) O nome da cidade deve ser acompanhado pela sigla da unidade da federação em que ela está localizada.
(_) Com relação à pontuação do campo, sempre se deve colocar o ponto final após a data.

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C.

Em relação à correspondência oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item.


Todos os expedientes anteriormente denominados aviso, memorando e ofício passam, a partir de agora, a ser chamados unicamente de ofício pelo MRPR.

  • Certo
  • Errado
O documento oficial denominado Ofício é o meio utilizado para que uma Autoridade Pública apresente alguma informação ou questionamento perante o público externo. Assinale a alternativa que apresenta uma característica que não deve constar em um Ofício emitido por autoridade pública:
  • A Destinatário do documento.
  • B Número do documento.
  • C Assunto a ser abordado.
  • D Linguagem informal.