Questões de Manual de Elaboração de Textos de outros órgãos públicos (Redação Oficial)

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Com base no Manual de Comunicação e Escrita Oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba, considere as seguintes afirmativas com relação à assinatura de documentos:


1. Não deve constar linha no local da assinatura.

2. Não se deve antepor título ao signatário (por exemplo, Dra. Fulana ou Cel. Sicrano), devendo ser usado apenas o nome do signatário.

3. Quando duas pessoas assinam um documento, a superior assina à esquerda e a responsável pelo documento assina à direita. No caso de assinaturas dispostas verticalmente, a de cargo superior assina antes.


Assinale a alternativa correta.

  • A Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • B Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • E As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Com base no Manual de Comunicação Escrita Oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba, numere a coluna da direita, relacionando os tipos de documento com as respectivas definições.


1. Declaração.

2. Certidão.

3. Despacho.

4. Decreto.

5. Atestado.


( ) Ato administrativo da competência dos chefes do Executivo (presidente da República, governadores, prefeito), utilizado para determinar o cumprimento de uma resolução.

( ) Decisão ou nota de autoridade pública em petições, requerimentos, etc., deferindo ou indeferindo caso submetido à sua apreciação.

( ) Documento que pode ser utilizado por qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, para afirmar a existência ou inexistência de fatos, o conhecimento ou desconhecimento de algo.

( ) Documento pelo qual se afirma a veracidade de um fato ou a existência de uma obrigação. É emitido por pessoa que exerce cargo ou função e que, com sua autoridade, se responsabiliza pelo que está afirmando.

( ) Documento fornecido por autoridade competente a partir de solicitação ou requisição formal do interessado. Destina-se a comprovar a existência ou inexistência de fatos, dados ou atos que se encontram registrados ou arquivados em poder do expedidor.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A 4 – 3 – 1 – 5 – 2.
  • B 3 – 2 – 5 – 1 – 4.
  • C 3 – 1 – 5 – 4 – 2.
  • D 4 – 2 – 3 – 1 – 5.
  • E 2 – 3 – 1 – 5 – 4.

Em um documento oficial o endereçamento é a parte que informa quem receberá o expediente. Segundo a redação oficial, as informações que devem constar no endereçamento são:

  • A nome, idade e cargo do destinatário.
  • B nome, idade, cor, sexo e cargo do destinatário.
  • C cargo do destinatário e o endereço postal.
  • D nome do destinatário com pronome de tratamento, cargo do destinatário e o endereço postal.
  • E nome do destinatário e o endereço postal.

Preencha os parênteses com V (quando a afirmação for verdadeira) ou com F (quando a informação for falsa) e assinale a alternativa correta.


( ) “Não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais.”

( ) “É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática.”

( ) “O jargão burocrático pode ser adotado, pois enriquece a redação, mesmo que dificulte seu entendimento.”

  • A V – V – V.
  • B F – V – V.
  • C V – V – F.
  • D F – F – V.

“No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes.” (BRASIL, 2018, p. 27) Este trecho foi retirado de uma publicação emitida pela Casa Civil da Presidência da República, a qual estipula as regras de todas os escritos oficiais do país.


Essa publicação se trata da:

  • A Manual de Redação Oficial da Presidência da República
  • B Guia de Redação Oficial
  • C Lei de Diretrizes da Redação Oficial da Presidência
  • D Parâmetros de Redação Oficial do Brasil
  • E Gramática de Produção de Textos Oficial do Brasil