Questões de Tipos de Documentos (Redação Oficial)

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A ata a seguir foi elaborada pelos colaboradores de uma determinada empresa de televisão que promoveu um concurso de documentários. Veja como foi elaborada:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/401192/1/RedacaoOficia l-3ed-web-atualizado.pdf

Segundo as normas de elaboração de documentos oficiais, a ata acima:

  • A está completa e redigida corretamente.
  • B deve ser reescrita em um único parágrafo, acrescidos o cabeçalho e a legalidade de sua ocorrência.
  • C precisa de um desenvolvimento, o que não está contido nela.
  • D necessita ser refeita totalmente, pois não contempla nenhum item dos elementos oficiais.
  • E carece de abertura, apenas.

No âmbito de um Consórcio Público Interfederativo de Saúde, a comunicação oficial escrita exige conhecimento sobre as regras de elaboração das correspondências oficiais. Com relação a esse tema, analise as afirmativas apresentadas a seguir:

I.O vocativo utilizado em comunicações dirigidas ao Presidente da República deve ser "Excelentíssimo Senhor Presidente da República", enquanto para Ministros de Estado utiliza-se "Senhor Ministro".

II.O padrão ofício é utilizado tanto para o ofício propriamente dito quanto para o memorando e o aviso, diferenciando-se apenas quanto a alguns aspectos formais como destinatário e finalidade.

III.O e-mail institucional, por ser uma forma de comunicação ágil e informal, está dispensado de seguir os princípios da impessoalidade e formalidade que regem a redação oficial.

IV.O fecho das comunicações oficiais possui duas possibilidades: "Respeitosamente", para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, e "Atenciosamente", para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

É correto o que se afirma em

  • A I, II, III e IV.
  • B II e IV, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.
  • E III, apenas.

Os profissionais que atuam em um Consórcio Público Interfederativo de Saúde devem dominar os princípios e técnicas da redação oficial para a produção de documentos institucionais. Sobre as características e tipos de redação oficial, analise as proposições apresentadas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A clareza, característica fundamental da redação oficial, consiste na objetividade e na precisão do texto, de modo que a mensagem seja inteligível para qualquer destinatário, evitando ambiguidades e termos excessivamente técnicos.

(__)O memorando é uma modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de um mesmo órgão, sendo caracterizado pela agilidade e simplificação dos procedimentos burocráticos.

(__)A formalidade na redação oficial exige o uso de linguagem respeitosa e impessoal, mas não impõe expressões padronizadas como "Tenho a honra de" ou "Venho por meio desta", que podem ser utilizadas apenas quando compatíveis com o contexto.

(__)O ofício é um instrumento de comunicação oficial amplamente utilizado na Administração Pública, podendo ser empregado tanto em comunicações entre Chefes dos Poderes Públicos quanto para tratativas administrativas ou jurídicas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  • A V − V − F − F.
  • B V − F − V − F.
  • C F − F − F − V.
  • D F − F − V − F.
  • E V − V − V − V.

A ata não pode ser rasurada, e, dessa forma, quando um erro ocorrer, deve-se utilizar o termo __________ seguido da informação correta. Porém, caso a ata já tenha sido concluída, deve-se utilizar a expressão _________ seguida da correção ao final.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

  • A modifico / menciono também
  • B altero / insiro
  • C leia-se / incluo
  • D corrijo / acrescento
  • E digo / em tempo

Sobre as técnicas de redação oficial e legislativa e de elaboração de correspondências institucionais, analise os itens a seguir:

I.A exposição de motivos é ato externo expedido exclusivamente pelo titular da Pasta ao Chefe do Poder Executivo para sugerir, justificar ou expressar a necessidade de se tomar alguma providência ou, ainda, submeter à sua consideração projeto de ato normativo, relatório ou parecer.
II.Portaria é a comunicação cujo único objeto é a abertura de processos administrativos em geral, inclusive sindicâncias.
III.A exposição de motivos deve apontar o assunto ou o problema, as circunstâncias que cerceiam o assunto ou o motivo que gerou a medida proposta e a medida que deve ser tomada, ou o ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema.

É correto o que se afirma em:

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.