Questões de Tipos de Documentos (Redação Oficial)

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Carlos, servidor público ocupante do cargo de analista administrativo, está redigindo um e-mail de resposta a uma solicitação realizada por João, auxiliar de gestão de pessoas do mesmo órgão em que Carlos trabalha.


Com base nessa situação hipotética e no disposto no Manual de Redação Oficial da Presidência da República, assinale a alternativa que apresenta o fecho que Carlos deverá utilizar no e-mail profissional que está redigindo.

  • A Att.
  • B Abraços
  • C Saudações
  • D Atenciosamente
  • E Até a próxima

O correio eletrônico tem sido amplamente utilizado nos ambientes corporativos e, enquanto gênero textual, o e-mail pode ser considerado como uma comunicação oficial. De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, assinale a alternativa correta a respeito dos e-mails profissionais.

  • A Em razão de seu caráter informal, os e-mails dispensam a etapa de revisão, que é exigida para outros documentos oficiais.
  • B O uso de caixa alta, para destaque de palavras ou trechos do texto, deve ser evitado na redação de e-mails profissionais.
  • C O emprego de abreviações e de neologismos está de acordo com a formalidade exigida na redação de e-mails profissionais.
  • D O reencaminhamento de anexos em mensagens de resposta é recomendável quando se tratar de e-mail profissional.
  • E A inserção de ícones e de emoticons é aceitável na redação de correios eletrônicos, em razão do caráter informal desse tipo de comunicação.
Em se tratando de documentos oficiais, assinale a alternativa que apresenta características de uma exposição de motivos.
  • A Documento dirigido ao Presidente da República ou a seu Vice, que objetiva i) propor alguma medida; ii) submeter projeto de ato normativo à sua consideração; ou iii) informá-lo de determinado assunto.
  • B Texto de caráter empresarial ou institucional que serve para estabelecer comunicados e avisos entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
  • C Instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, cujo intuito geral é fazer comunicações do que seja de interesse de tais Poderes e da Nação.
  • D Carta formal destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo.
  • E Documento oficial expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia a fim de i) propor alguma medida ou ii) fazer alguma solicitação.

Em relação à mensagem, pode-se dizer que

  • A seu conteúdo é prolixo, pois apresentam-se informações detalhadas desnecessárias para a interação pretendida.
  • B não precisa ser escrita na modalidade culta da língua escrita, pois o que importa é seu conteúdo, não sua forma.
  • C apresenta informações entre parênteses que orientam o produtor do texto no preenchimento do próprio documento e sobre dados que precisam constar nos anexos exigidos.
  • D sua redação deve primar por objetividade, o que significa que o produtor não pode empregar a primeira pessoa do singular.

Sobre o uso do e-mail nas comunicações oficiais, assinale a alternativa correta:

  • A Devem-se utilizar imagens oficiais no corpo do e-mail, como o brasão da República Federativa do Brasil, já que o e-mail tem o mesmo padrão dos ofícios.
  • B Em qualquer caso, para enfatizar bem a mensagem, é possível o uso de emoticons.
  • C É aceito o uso de abreviaturas cotidianas, como “vc”, “eh” e “pq”.
  • D Recomenda-se que o e-mail seja redigido em fonte na cor preta.