Questões de O processo de socialização (Sociologia) Página 3

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Júlia cresceu em uma pequena cidade onde, desde a infância, aprendeu normas e valores com sua família e a escola local. Ao mudar para uma grande cidade para trabalhar em uma empresa multinacional, ela percebeu que precisava aprender novas formas de se comportar e de se relacionar, para se adaptar ao ambiente profissional e à vida urbana. Com base nas teorias sobre socialização primária e socialização secundária, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A A socialização primária é o processo pelo qual Júlia, desde a infância, aprendeu normas e valores fundamentais com sua família e outras instituições próximas, formando sua identidade inicial.
  • B A socialização secundária refere-se ao processo de adaptação de Júlia ao novo ambiente de trabalho e à vida urbana, exigindo que ela aprenda novos comportamentos e valores para interagir no novo contexto.
  • C A socialização secundária pode incluir o aprendizado de normas e valores que diferem daqueles da socialização primária, permitindo que Júlia se adapte a diferentes expectativas e ambientes ao longo de sua vida.
  • D A socialização primária transmite valores e comportamentos fundamentais e duradouros; a socialização secundária não exerce impacto significativo sobre o comportamento e as crenças de Júlia, uma vez que sua identidade já foi plenamente formada pela socialização primária.

Em seu estudo sobre poder e sociedade, Michel Foucault examina como as instituições exercem controle sobre os indivíduos não apenas por meio de coerção direta, mas também por mecanismos sutis de vigilância e disciplina, que moldam comportamentos e produzem subjetividades. Foucault argumenta que, em vez de um poder centralizado e evidente, o poder moderno é disseminado e se manifesta em práticas cotidianas, como as normas e os procedimentos aplicados em instituições como escolas, prisões, hospitais e fábricas. Com base no pensamento de Foucault, analise a situação hipotética a seguir:

Em uma escola moderna, câmeras de segurança monitoram todos os corredores, e os alunos sabem que estão constantemente sendo observados. Além disso, a instituição adota um sistema de pontuação que premia o comportamento adequado e registra as infrações, afetando a avaliação dos alunos ao longo do ano. Essa prática tem como objetivo incentivar a disciplina e o bom comportamento. Os alunos, cientes das regras e da vigilância constante, passam a regular suas próprias ações para se ajustarem às expectativas da escola, mesmo quando não estão sendo observados diretamente.

Diante do exposto e de acordo com o pensamento de Foucault sobre poder e vigilância, assinale a afirmativa correta.

  • A Para Foucault, esse sistema de vigilância é um exemplo do poder soberano, pois é imposto pela instituição e limita a liberdade dos alunos diretamente.
  • B Segundo Foucault, a vigilância na escola é uma forma de poder repressivo que se assemelha ao poder de coerção usado nas sociedades antigas, onde a autoridade era exercida pela força.
  • C Foucault consideraria que o poder exercido pela escola é temporário e superficial, pois os alunos apenas modificam seu comportamento na presença de autoridades, sem internalizar as normas.
  • D Foucault argumentaria que a vigilância constante e o sistema de pontuação geram um efeito de autodisciplina nos alunos, que passam a internalizar as normas da escola e a regular seu próprio comportamento, ilustrando o conceito de poder disciplinar.

Leia o texto a seguir:

Chamo ação comunicativa aquela forma de interação social em que os planos de ação dos diversos atores ficam coordenados pelo intercâmbio de atos comunicativos, fazendo, para isso, uma utilização da linguagem (ou das correspondentes manifestações extraverbais) orientada ao entendimento. À medida que a comunicação serve ao entendimento (e não só ao exercício das influências recíprocas) pode adotar para as interações o papel de um mecanismo de coordenação da ação e com isso fazer possível a ação comunicativa.

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid: Cátedra, 1997, p. 418.

Segundo as ideias desenvolvidas pelo autor, a compreensão das relações sociais é possível pela

Observe a tirinha a seguir:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Mafalda sugere que seu aprendizado no mundo social é resultado de processos de socialização, evidenciando um conceito sociológico bastante relevante para compreender esses processos.


Segundo a abordagem funcionalista, este conceito operacionaliza a vida social e se caracteriza por

  • A apresentar uma mobilização das agências individuais e dos grupos.
  • B existir fora das consciências individuais e dotado de coercitividade.
  • C valorizar o comportamento individual em detrimento do coletivismo.
  • D atribuir um significado público e subjetivo das ações irracionais.
  • E criticar qualquer ideia contrária a ação da sociedade sobre o agente.

Leia o texto a seguir:

Os conceitos de socialização e identidade são termos pronunciados na linguagem corrente e mesmo dentro das Ciências Sociais, com significados e conotações diversas. Muitas vezes, esses significados são ultrapassados. É o caso do conceito de socialização que quase sempre se refere ao processo de inculcação de normas, imposição de valores. Por um lado, este conceito está passando por novas concepções, que visam sobretudo suprimir a dimensão passiva que classicamente a socialização assinalava aos indivíduos. Por outro, a sociologia incorporou recentemente, em seu debate teórico, o conceito de identidade. Este conceito veio influenciar e redefinir a dimensão subordinada do indivíduo frente aos problemas da socialização vista como aculturação.
MEDEIRO, M. S. F. A construção teórica dos conceitos de socialização e identidade. Revista de Ciências Sociais, v. 33, n.1, p. 80, 2002.

Segundo o tema sociológico apresentado, o que vai prevalecer na relação entre os conceitos é a

  • A interação repetitiva de padrões de comportamento encontrados regularmente na vida social.
  • B elaboração de um self coletivo como processo de interiorização e subjetivação do grupo e das gerações mais idosa.
  • C articulação entre o individual e o social sem separar as estruturas internas e externas da subjetividade.
  • D maneira de reproduzir a estrutura social e as regras de desconstrução do comportamento de grupos específicos.
  • E aptidão para ativar as estruturas psicológicas articuladoras das posições sociais e de grupo.