Questões de Socialização secundária: educação (Sociologia)

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Para o sociólogo francês Pierre Bourdieu, a escola é uma instituição que opera com as desigualdades sociais. Com base na concepção de Bourdieu a respeito da escola, é correto afirmar que

  • A a escola serve, antes de tudo, à crítica da ordem social vigente.
  • B a escola é um espaço de reprodução da visão de mundo e do conhecimento dos pobres.
  • C as desigualdades sociais são bloqueadas a partir do momento em que o estudante adentra o espaço escolar.
  • D os hábitos dos pais, como ler e ir a museus, podem servir de barreiras ao desempenho escolar de estudantes das classes dominantes.
  • E os capitais econômicos e culturais incorporados anteriormente ao ingresso na escola são fatores que influenciam o desempenho do estudante, portanto sua condição de origem importa para seu sucesso escolar.
A perspectiva de um bom futuro para o país passa por discussões educacionais. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  • A Segundo os sociólogos Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron, a escola é um dos espaços de reprodução das desigualdes sociais, culturais e econômicas.
  • B É na educação que reside a esperança de uma sociedade mais igualitária e justa. Desde o final do século XVIII, a escola tem o papel social de ensinar todas as classes sociais com o objetivo de combater as desigualdades.
  • C Émile Durkheim, em Educação e sociologia, realiza uma extensa pesquisa histórica sobre a função social da escola. Segundo ele, historicamente, a educação expressa os valores absolutos da sociedade, sendo pouco permeada pelo desenvolvimento científico, político e econômico.
  • D A escola, nas sociedades ocidentais, não pode ser considerada um fato social de acordo com a teoria de Durkheim, pois não atende ao requisito de exterioridade ao indivíduo.
  • E Zygmunt Bauman, em Modernidade e ambivalência, apresenta que a instituição escola, na modernidade, mantém os mesmos valores tradicionais criados em épocas anteriores, devido ao comprometimento no que tange à segurança, à confiança e à estabilidade social.

A socialização é um dos espaços de efetivação do controle social. O processo de socialização começa com o trabalho realizado pelo segundo grupo social ao qual o ser humano tem acesso: a escola.

  • Certo
  • Errado

Sobre as idades dos alunos, na História Social da criança e da família, considere:


I - A repugnância pela precocidade marcou a diferenciação através do colégio de uma primeira camada: a da primeira infância, prolongada até cerca de 10 anos.

II - A mistura arcaica das idades persistiu nos séculos XVII e XVIII entre o resto da população escolar, em que crianças de 10 a 14 anos, adolescentes de 15 a 18 e rapazes de 19 a 25 frequentavam as mesmas classes.

III - Até fim do século XIX, não se teve a ideia de separá-los.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III, apenas.

Após a Revolução Russa de outubro de 1917, a proposta educacional socialista encontrou campo fértil para se concretizar, tendo como um de seus expoentes o educador Pistrak, que defendia categoricamente que a educação tinha que ser construída e reconstruída nas bases marxistas. São características desse tipo de educação

  • A a relação entre empregabilidade e polivalência, a relação com a realidade atual e o atendimento às demandas do mercado.
  • B o foco no aluno como centro da formação e a preparação para o trabalho, para a atividade prática e para a competição.
  • C o tecnicismo, o foco no aluno como centro da formação e o trabalho coletivo.
  • D a relação entre educação e trabalho, a relação com a realidade atual, o trabalho cooperativo e a militância social e ativa.
  • E o foco na ciência como centro da formação, a relação com a realidade atual, o trabalho competitivo e a responsabilidade social.