Questões de Socialização secundária: educação (Sociologia)

Limpar Busca
Quando se aborda, de forma generalizada, os processos de socialização a que os indivíduos estão sujeitos, percebe-se que, invariavelmente, estão divididos em dois momentos mais ou menos definidos: a socialização primária, que ocorre no interior da unidade familiar ou grupal reduzida e a socialização secundária, no contexto da vida social, particularmente nos processos educativos ou formadores, institucionalmente estabelecidos. Pierre Bourdieu desenvolve, em meados do século XX (Escritos da Educação, 2007), um profundo estudo sobre os reflexos da origem social nos resultados desta socialização, principalmente no ambiente escolar. Assinale a alternativa que melhor defina a relação entre classe social de origem e oportunidades de ascensão social, segundo os parâmetros definidos por Bourdieu.
  • A É correto afirmar que a busca por ascensão social das famílias com renda mais baixa impulsiona, proporcionalmente à renda, um maior investimento educativo na formação dos filhos
  • B Com vistas à manutenção dos privilégios de classe, a burguesia investe, proporcionalmente às suas rendas, na formação institucional de seus filhos, mais do que as demais classes sociais
  • C Para as classes médias, a ascensão social está vinculada a uma compreensão moral da sua realização, além da garantia da manutenção de seus padrões de consumo. Assim, proporcionalmente à renda total, é o estrato social que mais investe recursos na educação institucional de seus filhos
  • D A preocupação com o “devenir” e com a sustentação econômica e social dos filhos é comum a todos as classes sociais e faz com que, de modo geral, todos empenhem uma parcela significativa de recursos próprios na formação educacional da prole. O que se evita, neste aspecto, é que o Estado assuma um papel preponderante neste processo
Leia atentamente a citação a seguir.
“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - a ele ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire, 2004).
Assinale a alternativa que não representa ideias expressas no texto.
  • A O processo de educação deve ser participativo; a experiência do aprendizado é uma oportunidade de libertação social
  • B O desenvolvimento científico é um constructo social e deve ser instigado na escola pelo professor porque rompe com uma consciência individual ingênua
  • C Ensinar é mais do que um simples processo de transferência de conhecimento de quem ensina para quem é ensinado
  • D A pesquisa é ferramenta fundamental do processo de ensino: inexiste ensino sem pesquisa e vice-versa
  • E O professor, como ser social, deve estar adequado aos preceitos de uma ciência racional, fragmentada e reducionista

Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue o item.

O norte-americano John Dewey contrapôs-se àquilo que alegou ser uma passividade no ensino tradicional, defendendo que a ação precede o conhecimento e o pensamento e que o ser humano é um ser que age antes de existir como ser pensante, o que deveria levar o indivíduo a ter um ensino intimamente conectado com a ação, com a vida, com a prática e com a experiência. 

  • Certo
  • Errado

Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue o item.

Jean-Jacques Rousseau defendia que as pessoas, que nascem boas, são corrompidas pela sociedade; o objetivo de um empreendimento educacional, por conseguinte, seria o de formar os jovens a fim de que consigam conviver em um meio corrupto. 

  • Certo
  • Errado

Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue o item.

Florestan Fernandes, patrono da sociologia brasileira, defendeu que o Ensino Secundário, o atual Ensino Médio, é formativo por excelência e deve visar a uma acumulação enciclopédica de conhecimentos. O conteúdo da transmissão seria mais importante do que o modo por meio do qual os conhecimentos são transmitidos. 

  • Certo
  • Errado