Questões de O modelo de excelência da FNQ (Fundação Nacional de Qualidade) (Administração Pública)

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Com base em iniciativas que vinham desde os anos 1990 e em critérios da Fundação Nacional da Qualidade, foi consolidado em 2005 o Modelo de Excelência da Gestão Pública (MPEG). O modelo é formado por oito grupos de critérios, chamados dimensões. A dimensão que compreende as práticas do relacionamento com a sociedade (imagem institucional, conhecimento que a sociedade tem do órgão público e maneira como o órgão público se relaciona com a sociedade e induz sua participação) é chamada de:

  • A interesse público e cidadania.
  • B informação e conhecimento.
  • C público-alvo.
  • D pessoas.

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é conhecida por:

  • A Coordenar programas de redução de impostos
  • B Desenvolver políticas de austeridade fiscal na esfera pública.
  • C Fomentar a centralização das decisões públicas.
  • D Regular o mercado financeiro.
  • E Promover o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) no Brasil.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) tem como um de seus fundamentos:

  • A A centralização das decisões estratégicas.
  • B A priorização de políticas de austeridade fiscal.
  • C A adoção de práticas de gestão orientadas para resultados.
  • D A expansão do setor público.
  • E A redução do quadro de funcionários públicos.

O modelo de excelência apresentado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que objetiva alçar as organizações públicas e privadas a padrões de excelência de nível mundial, apresenta, entre seus fundamentos, o denominado pensamento sistêmico, correspondente ao

  • A conjunto de enunciados que deve ser internalizado na organização para alinhar as práticas de todos os colaboradores, sendo o principal: “qualidade gera qualidade”.
  • B programa de treinamento aplicado aos integrantes da organização para mudança de padrão de comportamento com foco na qualidade total.
  • C método de trabalho proposto aos gestores que conjuga o binômio qualidade do trabalho e qualidade no trabalho, este último focado nas relações interpessoais.
  • D entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
  • E sistema de boas práticas, envolvendo governança, sustentabilidade e responsabilidade social, que assegura a certificação da organização com o selo “qualidade total”.

Quanto à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item.


O modelo da Fundação Nacional da Qualidade é referenciado em oito fundamentos de gestão para excelência, entre os quais se encontram o pensamento sistêmico, o compromisso com partes relacionadas e a orientação por projetos.

  • Certo
  • Errado