Questões de Luz (Áudio e Vídeo)

Limpar Busca
A iluminação da fotografia estática, além da iluminação da fotografia de cinema (em movimento), trabalha com uma referência: o sol. Isso quer dizer que, apesar de inúmeras variáveis, os climas criados com a luz artificial em ambientes internos, de forma direta ou indireta, terão o sol como a maior fonte de luz, na qual nos baseamos para a criação da estética de todas as outras luzes. Com base no exposto, assinale a alternativa correta
  • A Quando a luz do sol atinge um assunto diretamente, podemos dizer que essa é uma luz "dura", ou seja, uma luz direta.
  • B Uma luz é refletida quando atinge diretamente o objeto sem alteração na sua qualidade.
  • C Se o sol atinge um assunto diretamente podemos dizer que é uma luz "suave", ou seja, difusa.
  • D A luz direta do sol sempre vai ser alterada em seu percurso, promovendo uma modificação de qualidade no recebimento dessa luz, geralmente conhecida como difusão.
  • E Iluminação indireta ocorre quando a fonte é apontada para o assunto sem nenhuma intervenção que modifique suas características originais.
Sobre a mesa de iluminação digital, é correto afirmar que
  • A trabalha da mesma forma que a analógica, mas aqui ela assume um papel mais importante, pois é controlada através de um sistema computacional no qual se podem gravar as cenas antecipadamente, programar o tempo de acionamento delas e controlar com perfeição os moving heads.
  • B nela é possível alterar também o som do espetáculo, sem interferência de um técnico de som.
  • C é constituída por potenciômetro deslizante conectado a um dimmer no rack, no qual o sistema interpreta e acende o refletor correspondente.
  • D pode conter apenas 12 canais, sendo divididas em 2 grupos de 8 canais de faders.
  • E não possibilita a visão em 3D do projeto de luz e do mapa de luz digital.

No monitor Waveform é possível identificar e analisar o chamado “pedestal” da imagem, que se refere

  • A ao nível de luminância da imagem.
  • B à quantidade de branco da imagem.
  • C ao suporte de sincronismo vertical e horizontal da imagem.
  • D à amplitude do sinal de cor.
  • E à quantidade de preto na imagem.

Em situações onde o cinegrafista é obrigado a gravar com iluminação insuficiente, as câmeras profissionais permitem compensar essa deficiência eletronicamente na gravação por meio do

  • A Controle do Ganho.
  • B White Balance.
  • C Acionamento do Back Light.
  • D Uso do Filtro ND.
  • E Aumento no Brilho do ViewFinder.

A intensidade do sistema de iluminação de um projetor digital é especificada em ANSI Lumens. Como regra geral, para aplicações de eventos como reuniões e palestras, considera-se que, para cada metro quadrado de área na imagem projetada, a intensidade luminosa suficiente seja de, pelo menos,

  • A 5 ANSI lumens.
  • B 50 ANSI lumens.
  • C 500 ANSI lumens
  • D 5000 ANSI lumens.
  • E 50000 ANSI lumens.