Questões de Luz (Áudio e Vídeo)

Limpar Busca

Suponha que você esteja fotografando ao ar livre, às 11h de um dia ensolarado, com white-balance de sua DSLR ajustado manualmente para 5500K.
Durante o seu ensaio fotográfico, muitas nuvens foram surgindo e o céu ficou completamente encoberto. Caso, você não faça o ajuste correto para a nova temperatura de cor, sua foto ficará

  • A com uma tonalidade mais quente, próxima de laranja, pois a temperatura de cor do céu nublado é inferior a 5500k.
  • B super-exposta, pois a temperatura de cor do céu nublado é superior a 5500k.
  • C com uma tonalidade mais fria, próxima de azul, pois a temperatura de cor do céu nublado é superior a 5500k.
  • D sub-exposta, pois a temperatura de cor do céu nublado é inferior a 5500k.
  • E com uma tonalidade mais fria, próxima de azul, pois a temperatura de cor do céu nublado é inferior a 5500k.

Observe a figura a seguir.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Ao cobrir uma partida de futebol, um fotojornalista partiu de uma primeira medição correta com as seguintes marcações: ISO – 400, F:22 e 1/15.

De acordo com o Princípio da Reciprocidade, e com base na figura acima, sem qualquer alteração da luz ambiente, da objetiva, nem do ISO, a nova medição mais adequada para produzir o efeito de congelado no movimento dos jogadores seria

  • A F: 1,4 e 1/500.
  • B F: 16 e 1/250.
  • C F: 8 e 1/1000.
  • D F: 4 e 1/500.
  • E F: 2.8 e 1/250.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



A luz é um elemento importante para a formação de uma boa imagem. Na figura acima, extraída da Internet, as exposições são classificadas, respectivamente, como 

  • A exposição normal, superexposição e subexposição.
  • B exposição normal, subexposição e superexposição.
  • C subexposição, exposição normal e superexposição.
  • D subexposição, superexposição e exposição normal.

Em cima do palanque, o cinegrafista resolve gravar uma sonora com o engenheiro da construção tão sonhada da praça pública de Canguaretama, posicionando a sua câmera voltada para a plateia, pois queria uma imagem bonita composta pela multidão que se fazia presente. Ocorre que o sol está justamente direcionado para o palco, criando, assim, uma forte contraluz na imagem. Nessa situação, a qualidade das imagens será garantida

  • A utilizando uma sombrinha e um rebatedor.
  • B abrindo o íris para melhorar a luz no entrevistado.
  • C fazendo o balanço do branco para equilibrar a cor da imagem.
  • D ligando uma luz de ataque ou utilizando um rebatendo direcionando a luz do sol.

Um cinegrafista, em uma situação convencional, após fazer uso da câmera em ambiente de estúdio, com temperatura de 3.500k, tem de, imediatamente, fazer uso desse mesmo equipamento, em tomada externa, com luz natural a pino. Nessa situação, o primeiro procedimento que o cinegrafista deve realizar para garantir a qualidade da imagem é

  • A o ajuste do ISO.
  • B o aumento da saturação de cores.
  • C a configuração de balanço de branco
  • D a adição de efeitos de zoom dinâmicos.