Questões de Iluminação (Áudio e Vídeo)

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A iluminação da fotografia estática, além da iluminação da fotografia de cinema (em movimento), trabalha com uma referência: o sol. Isso quer dizer que, apesar de inúmeras variáveis, os climas criados com a luz artificial em ambientes internos, de forma direta ou indireta, terão o sol como a maior fonte de luz, na qual nos baseamos para a criação da estética de todas as outras luzes. Com base no exposto, assinale a alternativa correta
  • A Quando a luz do sol atinge um assunto diretamente, podemos dizer que essa é uma luz "dura", ou seja, uma luz direta.
  • B Uma luz é refletida quando atinge diretamente o objeto sem alteração na sua qualidade.
  • C Se o sol atinge um assunto diretamente podemos dizer que é uma luz "suave", ou seja, difusa.
  • D A luz direta do sol sempre vai ser alterada em seu percurso, promovendo uma modificação de qualidade no recebimento dessa luz, geralmente conhecida como difusão.
  • E Iluminação indireta ocorre quando a fonte é apontada para o assunto sem nenhuma intervenção que modifique suas características originais.
Sobre a mesa de iluminação digital, é correto afirmar que
  • A trabalha da mesma forma que a analógica, mas aqui ela assume um papel mais importante, pois é controlada através de um sistema computacional no qual se podem gravar as cenas antecipadamente, programar o tempo de acionamento delas e controlar com perfeição os moving heads.
  • B nela é possível alterar também o som do espetáculo, sem interferência de um técnico de som.
  • C é constituída por potenciômetro deslizante conectado a um dimmer no rack, no qual o sistema interpreta e acende o refletor correspondente.
  • D pode conter apenas 12 canais, sendo divididas em 2 grupos de 8 canais de faders.
  • E não possibilita a visão em 3D do projeto de luz e do mapa de luz digital.
O conceito de temperatura de cor foi definido pela primeira vez por William Thomson, também conhecido como Lord Kelvin (1824-1907). Ele escreveu mais de 600 documentos sobre as leis do movimento e a dissipação de energia. A temperatura de cor é baseada na cor aparente de um corpo preto (que absorve todas as emissões), referindo-se a diferentes comprimentos de onda de luz. Considerando as informações mencionadas, assinale a alternativa correta.
  • A Teoricamente, um corpo negro começa a irradiar luz à medida que sua temperatura aumenta. Esse corpo brilhará em vermelho a 60.000 K e em branco a 5.000K.
  • B No teatro, na produção de filmes e televisão, existem algumas temperaturas de cores de referência e métodos-padrão para a conversão entre elas. Os dois principais são: a luz do dia fotográfica (conhecida como 500 K) e a luz de tungstênio (3.200 K).
  • C A luz do dia real pode variar de 1000 K, em um dia nublado, a 12.000 K, ao nascer do sol.
  • D Como a escala Kelvin é baseada inteiramente em fenômenos naturais, é considerada uma escala "absoluta" e as temperaturas nela são simplesmente identificadas como "Kelvin" ou "K." Portanto, a maneira correta de se referir à temperatura de uma luz de quartzo é simplesmente “3200 K.”
  • E A escala Kelvin começa no zero absoluto, ou seja, -273,16º C, temperatura na qual todo movimento molecular não cessaria teoricamente. Em seguida, descreve-se uma variedade de fenômenos naturais como temperatura nessa escala.

No monitor Waveform é possível identificar e analisar o chamado “pedestal” da imagem, que se refere

  • A ao nível de luminância da imagem.
  • B à quantidade de branco da imagem.
  • C ao suporte de sincronismo vertical e horizontal da imagem.
  • D à amplitude do sinal de cor.
  • E à quantidade de preto na imagem.

Em situações onde o cinegrafista é obrigado a gravar com iluminação insuficiente, as câmeras profissionais permitem compensar essa deficiência eletronicamente na gravação por meio do

  • A Controle do Ganho.
  • B White Balance.
  • C Acionamento do Back Light.
  • D Uso do Filtro ND.
  • E Aumento no Brilho do ViewFinder.