Questões de Iluminação (Áudio e Vídeo)

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Em câmeras digitais, o ajuste do balanço do branco (white balance) funciona a partir

  • A da captação do referencial de branco neutro, salvo em um arquivo XML que é processado na exibição da imagem.
  • B do ajuste da sensibilidade da câmera conforme a intensidade da luz sobre a cena.
  • C da imagem de referência fornecida pelo fabricante, da qual se utiliza uma referência de branco, conforme previsto no espaço de cor escolhido.
  • D do ajuste da sensibilidade da câmera à distribuição, ao longo do espectro visível, da energia luminosa que chega sobre a cena.
  • E do ajuste de saturação das cores, possível somente na captação em espaço cromático Rec.709.

Observe a figura a seguir:



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


(Arquivo pessoal; imagem utilizada com autorização)



A imagem mostra um refletor chamado:

  • A Elipsoidal.
  • B Parnel.
  • C KinoFlo.
  • D Fresnel.
  • E Ring Light.

Em uma mesa de controle de luz operando com o protocolo DMX 512, o comando que determina a execução sequencial de uma série de cenas programadas denomina-se

  • A chase.
  • B cue.
  • C patch.
  • D routing.
  • E scan.

Para obter correta exposição para determinada cena, uma câmera fotográfica é ajustada com ISO 400, tempo de exposição de 1/500” e abertura de diafragma de f/2.8.
Para obter maior profundidade de campo, mantendo a mesma exposição, sem variar o valor ISO, a câmera pode ser ajustada com tempo de exposição de

  • A 1/60” e abertura de diafragma de f/8.
  • B 1/60” e abertura de diafragma de f/11.
  • C 1/250” e abertura de diafragma de f/8.
  • D 1/125” e abertura de diafragma de f/4.
  • E 1/60” e abertura de diafragma de f/5.6.

Imagem não encontrada


(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)


Na produção de eventos em ambientes externos, equipamentos de som e iluminação são montados usando estruturas, como as da imagem, conhecidas como Box Truss.


Nessas instalações, um dos aspectos importantes consiste em

  • A evitar o contato externo dos cabos com a estrutura metálica.
  • B instalar e verificar aterramento eficiente da estrutura. 
  • C montar equipamentos de áudio e iluminação em estruturas separadas.
  • D montar os iluminadores usando apenas fixadores isolados eletricamente da estrutura.
  • E usar apenas caixas de som sem fio alimentadas por corrente contínua.