Questões de Lei nº 13.696 de 2018 - Política Nacional de Leitura e Escrita (Pedagogia)

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A respeito de aspectos marcantes da história de Sergipe e de questões ligadas ao ensino da história estadual no ensino fundamental, julgue o item seguinte.


O ensino da história sergipana no ensino fundamental deve estar concentrado no estudo dos grandes personagens e das datas mais significativas do passado do estado, consoante as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

  • Certo
  • Errado

A leitura é considerada um processo complexo que vai além da simples decodificação de palavras, pois envolve uma série de fatores que impactam o entendimento e a interpretação do texto. Assim, pode-se afirmar que a leitura inclui aspectos:

  • A Exclusivamente econômicos e políticos, já que o acesso à leitura depende das condições financeiras e das políticas públicas de educação.
  • B Apenas naturais, visto que a leitura é um processo espontâneo que não necessita de estímulos externos ou prática.
  • C Somente neurológicos e naturais, pois o processo de leitura depende da maturação cerebral e do aprendizado linguístico.
  • D Neurológicos, naturais, econômicos e políticos, uma vez que o ato de ler é influenciado por fatores biológicos, condições sociais e contextos históricos que moldam o acesso e o significado da leitura.

Sobre o processo de leitura e escrita como atividades inteligentes e criativas, assinale a alternativa que melhor representa essa ideia:

  • A A leitura é apenas uma reprodução mecânica das palavras, sem interpretação ativa.
  • B A leitura é uma atividade que ocorre somente em função do estímulo visual, sem processamento intelectual.
  • C A leitura e a escrita permitem ao leitor encontrar ordem e estrutura no mundo, aprendendo com suas experiências.
  • D A leitura e a escrita são processos passivos que não demandam estratégias.

Entre as práticas recomendadas para desenvolver a compreensão leitora nas abordagens contemporâneas, destaca-se:

  • A A leitura exclusivamente solitária, sem acompanhamento ou atividades de discussão.
  • B A prática de apenas ouvir histórias sem participar, sem fazer perguntas ou reflexões sobre o conteúdo.
  • C A prática de leitura mecânica repetida, onde o aluno apenas foca em repetir palavras sem buscar o entendimento do texto.
  • D A leitura compartilhada e orientada, na qual o professor auxilia o aluno a analisar e interpretar o texto, promovendo o diálogo e a troca de ideias sobre o conteúdo.

As atividades de leitura e escrita podem ser efetivamente integradas no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental através da realização de projetos interdisciplinares envolvendo:

I. Contar histórias. II. Escrever textos criativos. III. Ler uma variedade de gêneros.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A I, II e III.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I.