Questões de Lei nº 13.696 de 2018 - Política Nacional de Leitura e Escrita (Pedagogia)

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As atividades de leitura e escrita podem ser efetivamente integradas no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental através da realização de projetos interdisciplinares envolvendo:

I. Contar histórias. II. Escrever textos criativos. III. Ler uma variedade de gêneros.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A I, II e III.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I.

Qual das seguintes práticas NÃO é recomendada para desenvolver habilidades de leitura e escrita nos anos iniciais?

  • A Incentivar a leitura de diversos gêneros literários e textos informativos.
  • B Focar exclusivamente na correção gramatical, ignorando o conteúdo criativo dos textos dos alunos.
  • C Promover atividades que integrem leitura e escrita com artes, música e outras disciplinas.
  • D Utilizar estratégias que envolvam os alunos em discussões e interpretações de textos.

Para desenvolver habilidades de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, recomenda-se:


I.   Promover atividades de leitura em grupo, seguidas de discussões e exercícios de escrita criativa baseados nas histórias lidas.
II. Integrar o ensino avançado de gramática e ortografia com a leitura de literatura adulta, equilibrando a técnica e o prazer pela leitura.
III. Priorizar atividades de escrita que incluem estritamente cópias de textos.


Das assertivas, pode-se afirmar que:

  • A I, II e III estão incorretas.
  • B Apenas III está incorreta.
  • C Apenas II e III estão corretas.
  • D Apenas I está correta.

Você já pode ter ouvido falar no letramento infantil e se perguntado se esse é um sinônimo da alfabetização. A resposta é não! Enquanto esse segundo se refere aos processos de formação de sílabas, palavras e frases, o primeiro diz respeito à função social da leitura e da escrita. Muitas pessoas que são alfabetizadas não conseguem fazer um uso efetivo e crítico da linguagem escrita, o que significa que não são letradas. O letramento tem a ver com a capacidade de interpretar e produzir conhecimento escrito, de compreender textos e de expressar sentidos por meio deles. Pode ser considerada, então, uma etapa posterior à da alfabetização. Sobre os conceitos de alfabetização e de letramento, marque a única alternativa correta:

  • A os conceitos de alfabetização e letramento estão corretos.
  • B só o conceito de letramento está correto.
  • C o conceito de alfabetização e letramento estão errados.
  • D só o conceito de alfabetização está correto.

Um dos processos de integração da criança na escola se dá através da aquisição da leitura e da escrita. Entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição esta fundamental a integração na vida social, oferece oportunidades de compreensão e respeito do universo da relação que influencia na construção da existência da criança e é nesse momento que o desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento do significado do mundo. É preciso entender e colocar em prática este processo, levando aos nossos alunos, leituras interessantes que produzam uma identificação com a vivência diária de cada um. Sobre a leitura e a escrita:

  • A pode ser vista unicamente limitada à transmissão de conteúdos em sala de aula, mas também visa formar o hábito como aquisição de conhecimentos constantes para a vida.
  • B É interessante que a leitura seja aplicada com encantamento. Sendo assim a criança vai buscar aprender e compreender mais e mais.
  • C A mediação do professor é muito importante, pois, favorecerá a compreensão das crianças. E para que esta compreensão aconteça, ele precisa oferecer tarefas com linguagens bem mais difícil para sua faixa etária.
  • D O professor por sua vez, não deverá atuar como mediador, para não atrapalhar o raciocínio do aluno. Não ler para os alunos, saber ouvir calado as leituras dos textos que eles próprios produzem e escolhem para ler.