Questões de Henri Wallon (Pedagogia)

Limpar Busca

Se considerarmos a Teoria Psicogenética de Henri Wallon, que dimensão humana ocupa o lugar central na construção da pessoa e do conhecimento?

  • A Dimensão social
  • B Dimensão sexual
  • C Dimensão afetiva
  • D Dimensão amorosa
  • E Dimensão intelectual

De acordo com FONSECA, sobre a evolução psicomotora da criança pela perspectiva de Wallon e Piaget, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Piaget. (2) Wallon.
( ) Preocupa-se mais com a continuidade radical da inteligência e com as suas relações biológicas e lógicas. ( ) Entusiasma-se pelas contradições e pela versatilidade mental como as expressões da dialética da personalidade da criança. ( ) Equaciona sua concepção segundo uma perspectiva biopsicossociológica.

  • A 1 - 1 - 2.
  • B 1 - 2 - 2.
  • C 2 - 1 - 2.
  • D 2 - 1 - 1.
  • E 1 - 2 - 1.

Com relação à complexa dinâmica do desenvolvimento infantil e às várias etapas que o compõem, pode-se afirmar corretamente que, para Wallon (1986), a passagem de um a outro estágio de desenvolvimento

  • A continua até que o desenvolvimento da inteligência – e da pessoa como um todo – atinja seu limite terminal, momento em que o organismo terá amadurecido completamente.
  • B é uma reformulação, pois, com frequência, instala-se, nos momentos de passagem, uma crise que pode afetar visivelmente a conduta da criança.
  • C ocorre pela simples adição de sistemas progressivamente mais complexos que resultariam da reorganização de elementos presentes desde o início.
  • D realiza-se em um ritmo contínuo e tranquilo, sem rupturas, retrocessos ou reviravoltas, e cada etapa preserva as formas de atividade do estágio anterior.
  • E segue uma linearidade, na qual um estágio dá lugar a outro mais avançado, de forma contínua e harmônica ao longo de todo o desenvolvimento.

Dentre os teóricos que abordam a questão do desenvolvimento e sua relação com a aprendizagem, consideremos Jean Piaget e Henri Wallon, e, analisando as principais características de cada uma das teorias citadas, relacione a coluna da direita com a da esquerda.


1. Jean Piaget

2. Henri Wallon


( ) A criança é um ser completo em que os três campos funcionais – o motor, o afetivo e o cognitivo – são indissociáveis. O desenvolvimento de um causa impactos qualitativos nos demais.

( ) A afetividade, em maior ou menor grau, está presente em todos os estágios do desenvolvimento.

( ) A assimilação é a incorporação dos dados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito.

( ) O conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.

( ) A criança é essencialmente emocional e gradualmente vai se constituindo um ser sociocognitivo.


A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A 2, 2, 1, 1, 2.
  • B 1, 2, 1, 2, 1.
  • C 2, 1, 1, 2, 2.
  • D 1, 2, 1, 1, 2.
Com base na teoria Psicogenética de Wallon, sendo o processo de desenvolvimento a integração de duas suas ramificações: integração organismo-meio e integração cognitiva, afetiva e motora. Assinale alternativa CORRETA sobre tipos de domínio:
  • A O domínio motor é desenvolvido pelo jogo, onde a criança entra em contato direto com a realidade, buscando respostas para os diversos impasses propostos.
  • B O domínio afetivo deve ser trabalhado através de práticas lúdicas coletivas, para colocar de lado a timidez, os atrasos de comunicação e o sentimento de insegurança que muitos alunos detêm.
  • C O domínio cognitivo também é conhecido como psicomotor. Ele envolve o aprendizado e a combinação de atos motores e cognitivos, assim como a manipulação de objetos e ferramentas.
  • D O domínio cognitivo é concebido como o deslocamento do corpo no tempo e no espaço, com base no equilíbrio corporal. Através da motricidade, os sentimentos e as emoções são expressos.