Questões de Henri Wallon (Pedagogia)

Limpar Busca

As contribuições de Piaget, Vigotski e Wallon são fundamentais para a compreensão do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. Sobre as teorias desses autores, assinale a alternativa correta.

  • A Para Vigotski, o aprendizado ocorre exclusivamente após o desenvolvimento das estruturas cognitivas necessárias.
  • B Wallon afirma que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma linear e sem relação com as emoções e a motricidade.
  • C Vigotski enfatiza a importância da interação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como o pensamento e a linguagem.
  • D Piaget considera o meio social como o único determinante no desenvolvimento cognitivo, ignorando aspectos biológicos.

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1- Piaget
2- Vygotsky
3- Wallon

( ) Considerava o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva cultural e afetiva.
( ) O desenvolvimento é mais importante do que a aprendizagem, portanto ele deixa em segundo plano o papel da interação social.
( ) Acredita que aprendizagem vem antes do desenvolvimento, porém andam juntos e se influenciam de forma mútua. 

A sequência CORRETA é:

  • A 1. 3. 2.
  • B 1. 2. 3.
  • C 3. 1. 2.
  • D 3. 2. 1.

Wallon analisando as origens do conhecimento na criança, apresenta duas particularidades do pensamento infantil. Ele contribuiu com a psicologia ao estudo do desenvolvimento do pensamento infantil, aponta que, ao longo das primeiras etapas, a criança carece de "pensamento reflexivo". Como esse conceito é melhor compreendido?

  • A A capacidade de questionar o pensamento dos outros.
  • B A capacidade de pensar de forma lógica e objetiva.
  • C A capacidade de analisar e refletir sobre o próprio pensamento.
  • D A capacidade de expressar emoções através da linguagem verbal.

As teorias de Vygotsky e Wallon destacam a relevância da afetividade no desenvolvimento cognitivo e na formação de relações interpessoais no ambiente escolar. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:


I. A relação entre professor e aluno, mediada pela afetividade, potencializa o processo de ensino-aprendizagem.


II. A afetividade pode ser separada da cognição para facilitar o foco exclusivo no conteúdo escolar.


III. A construção do conhecimento depende de interações sociais que integram aspectos emocionais e cognitivos.



Está correto o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D I e III, apenas.

Henri Wallon propôs uma psicologia que supera visões idealistas e mecanicistas, considerando o desenvolvimento humano como resultado de uma interação complexa entre fatores biológicos, sociais e individuais, que são interdependentes. Sua teoria psicogenética enfatiza a relação entre a criança e o ambiente social, as mudanças nas fases de desenvolvimento e o papel do ambiente em atender às necessidades específicas da criança.
Wallon objetiva compreender a gênese dos processos psíquicos do ser humano, apresentando uma concepção de desenvolvimento que inclui, de forma integrada:

  • A a integração entre fatores inatos e estímulos do meio físico, onde o desenvolvimento ocorre por meio de adaptações que o organismo realiza em resposta a estímulos externos.
  • B as dimensões intelectual, afetiva e motora, propondo que o desenvolvimento ocorre a partir da interação entre as capacidades emocionais, cognitivas e físicas, em uma dinâmica de interdependência.
  • C os aspectos cognitivos e racionais do sujeito, entendendo o desenvolvimento humano como uma progressão linear de habilidades mentais que se consolidam com a maturidade biológica.
  • D a predominância das características individuais sobre os aspectos sociais, considerando que o desenvolvimento humano é regido essencialmente por disposições biológicas e capacidades internas.