Questões de Henri Wallon (Pedagogia)

Limpar Busca
Um professor buscou fazer o seu trabalho pedagógico tendo como referência o teórico Wallon, cuja abordagem postula que existem estágios no desenvolvimento cognitivo do aluno. Em relação aos estágios propostos por Wallon, analise as afirmativas a seguir:

I. Estágio operatório – concreto: caracterizado pelo fato do pensamento se tornar livre das limitações da realidade concreta.
II. Estágio impulsivo emocional: caracterizado pela indiferenciação da criança e do outro.
III. Estágio do personalismo: caracterizado pelo retorno ao mundo físico do conhecimento, maior autonomia, domínio do espaço físico.
IV. Estágio sensório – motor: caracterizado pelas percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver os problemas práticos.

Estão corretas, apenas as afirmativas: 
  • A I e II
  • B II e IV
  • C II e III
  • D I e IV

Os conceitos apresentados por Henri Wallon auxiliam na compreensão da construção da base do ensino e aprendizagem da criança, ajudando no entendimento das outras fases do ser humano. É CORRETO afirmar, que há pilares que fundamentam a Teoria do desenvolvimento Infantil de Wallon que são:

  • A Afetividade, Psicomotriccidade, Cognição e Construção.
  • B Afetividade, Motricidade, Cognição e Meio Ambiente.
  • C Afetividade, Motricidade, Cognição e Externalização.
  • D Afetividade, Motricidade, Cognição e Contradição.
  • E Afetividade, Motricidade, Cognição e Cultura.

A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon pode ampliar a compreensão do processo ensino-aprendizagem e favorecer nesse processo, a aprendizagem de novos comportamentos, novas ideias e novos valores. Para tanto, é CORRETO que a teoria wallloniana pode incluir quais eixos no processo de desenvolvimento?

  • A Os eixos principais no processo de desenvolvimento são ciência normativa e arte aplicada.
  • B Os eixos principais no processo de desenvolvimento são o processo ensino e aprendizagem.
  • C Os eixos principais no processo de desenvolvimento são a relação professor e aluno.
  • D Os eixos principais no processo de desenvolvimento são integração organismo-meio e integração dos conjuntos funcionais.
  • E Os eixos principais no processo de desenvolvimento são orientação e cultura geral.
Compreendido como processo dinâmico e multifacetado que se estende desde o nascimento até a adolescência, o desenvolvimento infantil é essencial para promover práticas educacionais e de cuidado que atendam às necessidades individuais das crianças. Durante esse período crucial, as crianças passam por transformações físicas, cognitivas, sociais e emocionais significativas. Isso inclui o aprimoramento das habilidades motoras, a aquisição de linguagem e conhecimento, a formação de relações interpessoais, o infantil; sendo cada criança única, com seu próprio ritmo e trajetória. Isso envolve considerar a importância do brincar, da exploração, da curiosidade e do afeto na promoção de um crescimento saudável. Os teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon trouxeram contribuições significativas para a psicologia do desenvolvimento e a pedagogia. Cada um deles enfatizou aspectos diferentes do desenvolvimento infantil. Um dos aspectos que melhor representa uma contribuição distinta de Henri Wallon para a educação é que ele
  • A destacou a importância das interações sociais na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo das crianças.
  • B enfatizou a influência do meio ambiente físico e das experiências sensoriais na formação da personalidade infantil.
  • C desenvolveu a teoria dos avanços de desenvolvimento cognitivo, identificando inovações específicas de pensamento.
  • D argumentou que o desenvolvimento infantil era predominantemente determinado por fatores genéticos e biológicos.

Importante nome nos estudos sobre o desenvolvimento infantil, Henri Wallon possui uma compreensão bastante própria dos estágios de desenvolvimento do indivíduo, tratando-os como não lineares e imbricados nas dimensões motora, cognitiva e afetiva. Em sua teoria, Wallon propõe

  • A três estágios, sendo o primeiro deles o estágio motor, o segundo o estágio afetivo e o terceiro o estágio racionalcognitivo, este último já no período da adolescência.
  • B seis estágios, sendo eles o estágio oral, o estágio anal, o estágio fálico, o estágio de latência, o estágio da puberdade e, por fim, o estágio adulto.
  • C quatro estágios, sendo eles o estágio sensorial, o estágio pré-operacional, o estágio operacional-cognitivo e o estágio da puberdade.
  • D cinco estágios, sendo eles o impulsivo-emocional, o sensório-motor e projetivo, o personalismo, o estágio categorial e o estágio da adolescência.