Questões de Gestão de Competências (Gestão de Pessoas)

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No contexto da gestão de pessoas no setor público, a abordagem por competências tem como um de seus principais objetivos:

  • A alinhar competências dos servidores às estratégias da organização para melhorar o desempenho e gerar valor público.
  • B priorizar a avaliação do tempo de serviço e dos títulos acadêmicos dos servidores para fins de progressão funcional.
  • C implementar um sistema de remuneração variável estritamente vinculado ao cumprimento de metas individuais de produtividade.
  • D reduzir a autonomia dos gestores na avaliação de suas equipes, padronizando os critérios de desempenho com base em modelos predefinidos.
  • E focar exclusivamente na identificação e correção das lacunas de desempenho individuais, sem considerar o contexto organizacional e as necessidades coletivas.

Na Gestão de Pessoas, a avaliação de desempenho é um processo sistemático utilizado pelas organizações para mensurar e analisar o comportamento, os resultados e as competências dos colaboradores, com o objetivo de alinhar o desempenho individual às metas organizacionais. A respeito dessa prática no contexto da gestão de pessoas, assinale a alternativa correta.

  • A A avaliação de desempenho deve considerar critérios objetivos e alinhados às competências esperadas para o cargo, podendo ser utilizada para subsidiar decisões de capacitação, progressão e remoção.
  • B A utilização de métodos unilaterais de avaliação, como a avaliação exclusivamente vertical, é considerada a mais eficaz por evitar a complexidade de múltiplas fontes de feedback.
  • C A avaliação de desempenho tem como principal foco o julgamento da personalidade dos servidores públicos, sendo mais eficaz quando baseada em percepções subjetivas da chefia imediata.
  • D Em ambientes públicos, a avaliação de desempenho é dispensável, visto que a estabilidade dos servidores torna irrelevante o acompanhamento contínuo da performance individual.

Tomando por base o prescrito e regulado pela Lei Federal nº 11.091, de 12/01/2005, temos que caberá à Instituição Federal de Ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento, consideradas, entre outras, as seguintes variáveis:

  • A reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão.
  • B garantia de programas de capacitação que contemplem a formação específica e a geral, nesta incluída a educação formal.
  • C vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional das instituições.
  • D dinâmica dos processos de pesquisa, de ensino, de extensão e de administração, e as competências específicas decorrentes.
  • E inovações tecnológicas e modernização dos processos de trabalho no âmbito da Instituição.

No contexto da gestão de pessoas orientada para resultados, o modelo de gestão por competências se destaca por sua abordagem específica na identificação e desenvolvimento de talentos. Acerca das características fundamentais do modelo de gestão por competências, assinale a alternativa correta:

  • A Prioriza a avaliação do desempenho individual com base em metas quantitativas e indicadores de produtividade, focando na mensuração de resultados tangíveis e na meritocracia estrita.
  • B Enfatiza a padronização de processos e a hierarquia funcional, buscando a eficiência operacional através da especialização e do controle centralizado das atividades.
  • C Baseia-se na identificação de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) essenciais para o desempenho superior, visando alinhar as competências individuais às estratégias organizacionais.
  • D Adota uma perspectiva generalista, valorizando a versatilidade e a adaptabilidade dos colaboradores em diferentes funções, sem a necessidade de mapeamento detalhado de competências específicas.

Em uma Diretoria de Ensino da capital paulista, o Diretor Regional colocou em discussão, na reunião semanal com os supervisores, “o que a gestão das escolas e a ação dos supervisores têm a ver com a apresentação de resultados pelas escolas”, por considerar que os resultados obtidos pelas escolas nos diferentes tipos de avaliação são relevantes para a melhoria da qualidade da educação em cada unidade escolar. Durante as discussões, os participantes se reportaram à obra de Chiavenatto (2009), que entende ser preciso, para tornar a organização bem-sucedida, fazer uma apreciação crítica ampla e abrangente dos profissionais envolvidos nesse processo, no que concerne aos conhecimentos, habilidades e competências. Consideram, igualmente, a obra de Silva Junior (2004), na qual ele afirma ser relevante, para que o Supervisor de Ensino oriente adequadamente uma escola quanto a sua administração, o

  • A acesso ao planejamento estratégico das Secretarias de Educação.
  • B desenvolvimento da inteligência emocional.
  • C processo de formação dos supervisores.
  • D domínio das tecnologias de informação e comunicação.
  • E dinamismo dos supervisores.