Questões de Gestão de Competências (Gestão de Pessoas)

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A Gestão por competências integra a Gestão de pessoas. As competências podem ser compreendidas e mensuradas utilizando-se referenciais de desempenho, de forma que o profissional possa apropriar-se de uma dada competência por meio da adoção de alguns comportamentos observáveis no ambiente de trabalho.
Três dimensões identificam as competências, são elas:

  • A instrução, aptidões e autorreflexão.
  • B conhecimento, habilidades e atitudes.
  • C treinamento, autoestima e comportamento.
  • D estratégias, avaliação e progressão.
  • E experimentação, autonomia e autoconhecimento.

Na avaliação de desempenho por competências no setor público, é correto afirmar que:

  • A Tem como único objetivo justificar a demissão de servidores ineficazes.
  • B Somente o conhecimento técnico deve ser avaliado, independentemente da conduta profissional devem ser avaliados.
  • C Substitui por completamente os procedimentos de treinamento e desenvolvimento.
  • D É um instrumento que visa alinhar as competências individuais às metas da organização.

No contexto da gestão de pessoas no setor público, a abordagem por competências tem como um de seus principais objetivos:

  • A alinhar competências dos servidores às estratégias da organização para melhorar o desempenho e gerar valor público.
  • B priorizar a avaliação do tempo de serviço e dos títulos acadêmicos dos servidores para fins de progressão funcional.
  • C implementar um sistema de remuneração variável estritamente vinculado ao cumprimento de metas individuais de produtividade.
  • D reduzir a autonomia dos gestores na avaliação de suas equipes, padronizando os critérios de desempenho com base em modelos predefinidos.
  • E focar exclusivamente na identificação e correção das lacunas de desempenho individuais, sem considerar o contexto organizacional e as necessidades coletivas.

Na Gestão de Pessoas, a avaliação de desempenho é um processo sistemático utilizado pelas organizações para mensurar e analisar o comportamento, os resultados e as competências dos colaboradores, com o objetivo de alinhar o desempenho individual às metas organizacionais. A respeito dessa prática no contexto da gestão de pessoas, assinale a alternativa correta.

  • A A avaliação de desempenho deve considerar critérios objetivos e alinhados às competências esperadas para o cargo, podendo ser utilizada para subsidiar decisões de capacitação, progressão e remoção.
  • B A utilização de métodos unilaterais de avaliação, como a avaliação exclusivamente vertical, é considerada a mais eficaz por evitar a complexidade de múltiplas fontes de feedback.
  • C A avaliação de desempenho tem como principal foco o julgamento da personalidade dos servidores públicos, sendo mais eficaz quando baseada em percepções subjetivas da chefia imediata.
  • D Em ambientes públicos, a avaliação de desempenho é dispensável, visto que a estabilidade dos servidores torna irrelevante o acompanhamento contínuo da performance individual.

Tomando por base o prescrito e regulado pela Lei Federal nº 11.091, de 12/01/2005, temos que caberá à Instituição Federal de Ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento, consideradas, entre outras, as seguintes variáveis:

  • A reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão.
  • B garantia de programas de capacitação que contemplem a formação específica e a geral, nesta incluída a educação formal.
  • C vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional das instituições.
  • D dinâmica dos processos de pesquisa, de ensino, de extensão e de administração, e as competências específicas decorrentes.
  • E inovações tecnológicas e modernização dos processos de trabalho no âmbito da Instituição.