Questões de Educação Corporativa (Gestão de Pessoas)

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Em relação aos processos de recrutamento e seleção de pessoas, análise de cargos e educação corporativa, julgue o próximo item.


A educação corporativa possibilita o desenvolvimento de competências críticas da organização e evidencia as necessidades de aprimoração essenciais ao cumprimento das estratégias organizacionais.

  • Certo
  • Errado

Após a implementação de um programa de educação corporativa, a administração de uma instituição pública percebeu que muitos servidores não estavam se inscrevendo nos cursos oferecidos, resultando em baixo índice de participação e aproveitamento. Essa situação gerou preocupações sobre a eficácia do programa e a real necessidade de desenvolvimento profissional dos servidores, comprometendo, assim, a capacitação contínua e a melhoria dos serviços prestados. Para aumentar a participação dos servidores no programa de educação corporativa, a administração deverá:

  • A Tornar a participação nos cursos obrigatória, penalizando aqueles que não se inscreverem.
  • B Limitar a oferta de cursos a temas técnicos, acreditando que isso garantirá a participação dos servidores.
  • C Promover os cursos apenas por meio de e-mails, pois isso garante que todos os servidores tenham acesso à informação.
  • D Esperar que os servidores se inscrevam espontaneamente, sem intervenções, pois a educação deve ser uma escolha pessoal.
  • E Realizar uma pesquisa para identificar os interesses e as necessidades de desenvolvimento dos servidores, ajustando a oferta de cursos de acordo com o feedback obtido.

Um funcionário percebe que um colega está mais introspectivo e menos produtivo após uma perda familiar. Ele se aproxima discretamente e diz: “Percebi que você está passando por um momento difícil. Sinto muito pela sua perda. Se precisar conversar ou de ajuda com o trabalho, estou aqui para apoiar você.” Ele também sugere ao gestor que ofereça mais flexibilidade ao colega temporariamente. O que essa conduta caracteriza?

  • A Sabotagem.
  • B Empatia.
  • C Intriga.
  • D Desídia.

Na área de gestão de pessoas, é comum o uso do termo capacitação ou treinamento no que se refere à proposição de ações educativas para profissionais no desempenho de suas atividades. Em relação à prática educativa, Aguiar et al. (2013) afirmam que:

  • A é burocrática, rígida e sem flexibilidade em nenhuma de suas etapas
  • B tem a experimentação como umas das seis etapas do processo, a fim de formar profissionais tecnicistas
  • C tem o processo para desenvolvê-la realizado seguindo seis etapas, das quais o diagnóstico é o passo inicial
  • D ajusta o indivíduo e sua técnica, padronizando o que o funcionário é capaz de realizar, independentemente de habilidades e competências

A andragogia valoriza a autonomia, a experiência, a orientação para problemas, a relevância, a aprendizagem colaborativa, a motivação intrínseca, o ensino personalizado e o aprendizado ao longo da vida. Existem diferentes categorizações dos princípios da andragogia. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo. 



I. Autonomia: Os adultos têm um alto grau de autoconceito e escolha em sua vida pessoal e profissional, e a aprendizagem deve ser relevante para suas necessidades e objetivos.


II. Experiência: As experiências anteriores dos adultos são uma fonte importante de aprendizagem e devem ser reconhecidas e utilizadas no processo educacional.


III. Aplicação: Os adultos são motivados por saber como o que estão aprendendo se aplica imediatamente à sua vida e trabalho.


IV. Orientação para o problema: Os adultos preferem aprender conceitos e teorias através de problemas e situações reais que enfrentam na vida e no trabalho.


V. Aprendizagem colaborativa: Os adultos aprendem melhor quando têm a oportunidade de discutir e compartilhar ideias com outros adultos, em um ambiente de aprendizado interativo e cooperativo. 



Estão corretas as afirmativas:

  • A I, II e III apenas
  • B I, II, III e V apenas
  • C I e II apenas
  • D I, II, III, IV e V
  • E I, III e V apenas